quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Papa Francisco fala da volta de Jesus para os fiéis

O papa Francisco deu uma pausa nos trabalhos sinodais para se encontrar nesta quarta-feira, 15 de outubro, com cerca de 30 mil fiéis para a Audiência Geral. Antes de tomar a palavra, como sempre, o pontífice percorreu toda a Praça S. Pedro a bordo do seu papamóvel para receber e retribuir o carinho dos peregrinos. Ao se dirigir a eles, Francisco discorreu sobre “A noiva à espera do seu noivo”, prosseguindo seu ciclo de catequeses sobre o tema da “Igreja”. A Igreja, explicou o papa, é o povo de Deus que segue o Senhor Jesus e que se vai preparando dia após dia para o encontro com Ele, como uma noiva para o seu noivo. 

E não se trata de simples retórica, mas são verdadeiras núpcias, porque Cristo, fazendo-Se homem como nós e fazendo de todos nós um só com Ele, com a Sua morte e ressurreição, desposou verdadeiramente a nossa humanidade e fez de nós a sua esposa.

“‘E assim estaremos sempre com o Senhor’: essas palavras de São Paulo estão entre as mais belas do Novo Testamento”, disse o papa. “Palavras simples, mas com uma densidade de esperança muito grande”, prosseguiu Francisco, pedindo que a multidão repetisse três vezes essa frase.

Já o livro do Apocalipse apresenta a Igreja como uma noiva preparada para o seu noivo: a noiva, porém, é apresentada não como simples indivíduo, mas como uma cidade, “a nova Jerusalém”.

“Queridos irmãos e irmãs, eis então o que esperamos: a volta de Jesus!”, disse o papa, perguntando, porém, se nossas comunidades vivem essa espera numa atitude calorosa, ou de maneira cansada e resignada.

“Estejamos atentos”, exortou o Pontífice, dirigindo-se a Maria, para que Ela nos mantenha sempre numa atitude de escuta e espera, para participar um dia da alegria sem fim, na plena comunhão com Deus. “E assim estaremos sempre com o Senhor”, finalizou o papa, pedindo novamente que os fiéis repetissem mais três vezes essa frase. [...] (Rádio Vaticana)

Nota de Michelson Borges: [...] interessantes as palavras de exortação do papa para que seu rebanho se prepare para a volta de Jesus, uma mensagem tipicamente adventista (de advento = vinda). Oremos para que essa mensagem papal faça com que muitos católicos despertem para a realidade da volta de Jesus e desejem se preparar para esse grande evento. Mas há um detalhe na fala do papa que destoa da Palavra de Deus e, infelizmente, leva as pessoas para uma direção equivocada: rogar a Maria que mantenha o povo “numa atitude de escuta e espera”. Em nenhum lugar na Bíblia lemos algo dessa natureza. O único para quem devemos orar é Deus, em nome de Jesus (João 14:13). Somente Ele, por meio de Seu Santo Espírito, pode nos manter vigilantes com respeito à volta de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário