quinta-feira, 23 de julho de 2015

Morte de Amy Winehouse faz 4 anos - Que pena...


Ainda que a sua vida de excessos fosse uma espécie de crônica de uma morte anunciada, o fim de Amy Winehouse, encontrada morta em sua casa em Londres, em 23 de julho de 2011, hoje, é um desses desperdícios de vida e de talento difíceis de entender e de aceitar. 

Uma voz privilegiada, uma interpretação rara, marcante como a de poucos cantores que já passaram por este mundo, infelizmente se perderam para sempre e ficarão apenas na memória, nessa estranha mania que a humanidade tem de "eternizar" seus ídolos jovens, imolando no altar da fama gente como Marilyn Monroe, James Dean, Kurt Cobain, Janis Joplin, Jimmy Hendrix e tantos outros. 

Se é verdade que Deus colocou no coração do homem este desejo de eternidade (Eclesiastes 3:11), talvez o ritual da fama seja a expressão humana de perpetuar-se na memória coletiva e celebrar - também coletivamente - a nossa imensa dor de sermos simples mortais. Triste demais ver talentos tão gigantescos - e vidas que poderiam ser tão belas - se esvaírem em praça pública, debaixo de nossos olhos, lembrando-nos de nossa finitude, jogando na nossa cara a nossa impotência diante da morte. 

Aqueles de nós cujo pecado ainda não lhes consumiu, não devem ser muito rápidos ao julgar Amy. Para ela, o ritmo do pecado era intenso, e seu fim chegou rapidamente. Mas o pecado na sua e na minha vida atua da mesma forma. Talvez mais lentamente, como um veneno pingando por toda uma vida, mas o pecado que toleramos sempre suja, sempre corrompe, sempre destrói o que Deus fez de bom, e - se não impedido - sempre termina em morte.

O único resgate verdadeiro do vício e todas as outras formas e efeitos do pecado é ser libertado das amarras da escravidão pelo Redentor, perdoado pelo Criador por estragar seu bom trabalho, e ser recriado pelo Espírito para viver uma nova vida. Nenhum super poder definido vagamente criado à minha própria imagem pode fazer isso – isso ocorre apenas por meio de Jesus Cristo.

Naquele triste dia, Amy Winehouse sucumbiu definitivamente aos seus demônios. Que pena, Amy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário