quarta-feira, 15 de julho de 2015

Veja como as 5 maiores religiões em prática se espalharam pelo planeta


Como você sabe, o cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo e hinduísmo estão entre as cinco principais religiões praticadas no mundo. Entretanto, você sabe como é que essas crenças se espalharam pelo mundo? Assista à animação produzida pelo Business Insider, e descubra!



Como você viu, o hinduísmo surgiu por volta do ano 3 mil a.C. na região do Vale do Indo, território que serviu como berço de muitas civilizações. Mais tarde, entre os anos 1,8 e 2 mil a.C., aproximadamente, nasce Abraão — o patriarca dos hebreus — em Ur, uma importante cidade-estado da Suméria, que hoje corresponde à cidade de Tell el-Muqayyar, no Iraque.

Depois, perto do ano mil a.C., enquanto o hinduísmo segue se espalhando para o leste, os israelitas conquistam Canaã — que atualmente corresponde ao território onde se encontra o Estado de Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia, assim como porções do Líbano, Síria e Jordânia — e começam a disseminar sua religião pela região.

Então, entre 560 e 480 a.C. nasce Buda — o fundador do budismo — em Lumbini, cidade localizada na região oeste do Nepal e, entre os anos 30 e 33 d.C. Jesus é crucificado no Gólgota (que é o nome em hebraico da colina que os cristãos conhecem como Calvário), dando origem ao cristianismo.

Por volta do ano 70 d.C. os romanos destroem Jerusalém e ocorre a Segunda Diáspora, levando os judeus a eventualmente se espalhar por territórios do sul da Europa, África e pela região da Anatólia (situada na atual Turquia). Em 570 d.C. Maomé nasce em Meca e, logo após a sua morte — em 632 d.C. —, o islamismo começa, em um primeiro momento, a se espalhar rapidamente pelo Oriente Médio, Ásia Central, norte da África e pela Península Ibérica.

Após mostrar o surgimento dessas cinco religiões, a animação prossegue, revelando como elas foram se disseminando pela África, Ásia, Oriente e Europa. A animação também retrata como a Era dos Descobrimentos, que ocorreu entre os séculos 15 e 17, contribuiu para que elas — sobretudo o cristianismo e o judaísmo — chegassem até as Américas e a Oceania.

Depois, entre o final do século 19 e o início do século 20 — mais precisamente, até a Primeira Guerra Mundial — começa a Partilha da África, quando vários países, entre eles o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica e Estados Unidos resolveram reivindicar territórios no continente, levando consigo o cristianismo. Então, em 1948, o Estado de Israel é oficialmente estabelecido.

De acordo com Alex Kuzoiam do portal Business Insider, essas crenças não só tiveram um profundo impacto na história da civilização humana, como ajudaram a moldar o mundo que conhecemos atualmente, motivando conflitos e guerras ao longo da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário