segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Trump e Ben Carson lideram disputa republicana à Presidência dos EUA


Donald Trump e Ben Carson lideram a disputa pela candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos em 2016, com mais da metade do apoio dos potenciais eleitores do partido em conjunto, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa encomendada pelo jornal The Washington Post e a emissora ABC também mostra que Hillary Clinton, afetada pelo seu e-mail privado para temas oficiais quando era secretária de Estado, segue perdendo apoio.

Donald Trump, o magnata dos imóveis, aparece com 33% das intenções no campo republicano, um aumento de 9 pontos percentuais desde meados de julho e um salto de 29 pontos desde o fim de maio, antes do anúncio de sua candidatura. O midiático pré-candidato - politicamente incorreto, que já fez declarações contra os imigrantes e não poupa apelidos àqueles que o desafiam - registra, de acordo com a pesquisa, a maior parcela de seu apoio entre as pessoas sem nível universitário e com renda inferior a 50.000 dólares por ano. 

Em segundo lugar entre os republicanos aparece o adventista do sétimo dia Ben Carson - um neurocirurgião negro que teve sua vida interpretada por Cuba Gooding no filme "Gifted Hands: The Ben Carson Story" -, com 20% de apoio, 14 pontos a mais que o registrado em julho.

Outras pesquisas também apontaram o aumento do apoio a Carson após o primeiro debate republicano, realizado em agosto. Os candidatos republicanos devem participar de um novo debate na quarta-feira à noite na Biblioteca Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia. O ex-governador da Flórida Jeb Bush aparece com apenas 8% de apoio, o menor nível em uma pesquisa.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton aparece com 42% de apoio entre os democratas, uma queda de 21 pontos desde julho. O senador Bernie Sanders aparece em segundo lugar, com 24%, um aumento de 10 pontos percentuais. 

A pesquisa, realizada por telefone com 1.003 adultos de todo o país, entre os dias 7 e 10 de setembro, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Com informações da Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário