segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Agenda e principais temas da visita do papa Francisco aos Estados Unidos


Faltam poucos dias para a chegada do Papa Francisco nos Estados Unidos. É oficial, que no dia 22 de setembro, quando Francisco, retornando de Santiago de Cuba, chegar à Base Andrews (às 16h, hora local), será recebido pelo presidente Barack Obama e por sua esposa Michelle. Uma recepção calorosa será então dada a Francisco pela população dos Estados Unidos que há semanas lançou nas redes sociais trends virais para celebrar a viagem do papa.

A seguir, vejamos uma avaliação do padre Thomas Reese, jesuíta e integrante da ala progressista da Igreja Católica dos EUA, sobre quais seriam os principais temas da primeira visita do papa aos EUA: 

"Há uma série de tópicos que o papa levantará em sua visita aos EUA e eles são consistentes com coisas sobre as quais fala desde o início de seu papado. Ele tem um grande amor e preocupação em relação aos pobres e também é muito preocupado com o meio ambiente. Esses são dois tópicos que abordará quando falar com o país mais rico e poderoso do mundo. Vai dizer “vocês foram abençoados e têm uma responsabilidade de cuidar dos pobres e do meio ambiente”. A crise dos refugiados certamente será tratada no discurso na ONU. A preocupação com refugiados e imigrantes que vêm aos EUA será algo que ele levantará... Aguardo com expectativa o discurso do papa na sessão conjunta do Congresso. O que eles farão, especialmente os republicanos? Se o papa falar “vocês devem receber bem os imigrantes, se preocupar com os pobres, proteger o meio ambiente”? Os democratas irão à loucura, aplaudirão, gritarão. O que os republicanos farão? Sentar em cima das mãos? Ao mesmo tempo, se ele falar que toda a criança merece um pai e uma mãe e a vida deve ser protegida (condenação do aborto), os republicanos darão pulos e os democratas não saberão o que fazer. Será uma peça extraordinária de teatro político."

Agenda do papa Francisco nos EUA

Terça-feira, 22 de setembro de 2015
16.00 Chegada à Andrews Air Force Base em Washington, D.C.

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015
9.15 Cerimônia de boas-vindas na Casa Branca e visita de Cortesia ao Presidente dos EUA
11.30 Encontro com os Bispos dos Estados Unidos
16.15 Santa Missa e Canonização

Quinta-feira, 24 de setembro de 2015
9.20 Visita ao Congresso dos Estados Unidos
11.15 Visita ao Centro Caritativo da Paróquia de São Patrício e encontro com os sem-teto
16.00 Partida de avião para Nova Iorque 
17.00 Chegada ao Aeroporto JFK em Nova Iorque 
18.45 Vésperas com o Clero, Religiosos e Religiosas

Sexta-feira, 25 de setembro de 2015
8.30 Visita à Sede da Organização das Nações Unidas
11.30 Encontro Inter-religioso no Memorial Ground Zero em Nova Iorque
16.00 Visita às famílias de imigrantes em Nova Iorque (Harlem) 
18.00 Santa Missa no Madison Square Garden em Nova Iorque

Sábado, 26 de setembro de 2015
9.30 Chegada ao Aeroporto Internacional da Filadélfia 
10.30 Santa Missa com os Bispos, Clero, Religiosos e Religiosas
16.45 Encontro pela Liberdade Religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes
19.30 Festa das Famílias e vigília de oração

Domingo, 27 de setembro de 2015
9.15 Encontro com os Bispos participantes do Encontro Mundial das Famílias
11.00 Visita aos presidiários do Instituto Curran-Fromhold
16.00 Santa Missa conclusiva do VIII Encontro Mundial das Famílias
19.45 Cerimônia de Despedida 
20.00 Partida do aeroporto da Filadélfia para Roma/Ciampino 

Segunda-feira, 28 de setembro de 2015
10.00 Chegada ao Aeroporto de Roma Ciampino


Nota: Sobre o discurso do papa na sessão conjunta do Congresso, para o Senado e a Câmara dos Deputados, grande oportunidade será essa do papa falar aos dirigentes da mais poderosa nação do mundo, que tem um papel profético bastante destacado. Sobre o discurso do papa na Assembleia Geral da ONU, oportunidade ainda maior será essa, de falar a todos os chefes de Estado do mundo, numa reunião sobre sustentabilidade. Sabe-se que uma das propostas do Vaticano para uma vida mais sustentável e para a proteção do meio ambiente consiste em reservar um dia na semana para que a Terra descanse e as famílias possam estar unidas, e esse dia é o domingo. Neste ano, o papa publicou sua encíclica sobre meio ambiente. Significativo também é o fato de que o papa poderá, em seguida, participar de uma reunião envolvendo várias religiões. O Marco Zero, local do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, é outra parada prevista no itinerário do papa, ocasião em que ele poderá, de novo, criticar os “fundamentalistas”, apontando-os como um grande perigo para a humanidade. Essa visita promete...

Nenhum comentário:

Postar um comentário