quinta-feira, 14 de abril de 2016

Experimento prova nossa tendência para seguir os outros sem questionar


Você já parou pra pensar como nós temos tendência em repetir alguns comportamentos, mesmo num primeiro momento não concordando com eles? Este tipo de comportamento foi estudado pelo psicólogo polonês Solomon Asch na década de 1950. Solomon nasceu em Varsóvia em 1907, mas ainda adolescente se mudou com sua família para os Estados Unidos, onde concluiu seu doutorado na Universidade de Columbia com apenas 25 anos de idade. Foi pioneiro nos estudos da psicologia social, estudando afundo a influência que as pessoas exercem umas sobre as outras, através de experiências onde procurava avaliar a conformidade do indivíduo ao grupo. Uma de seus principais conclusões foi que o simples desejo de pertencer a um ambiente homogêneo faz com que as pessoas abram mão de suas opiniões, convicções e individualidades.

Na série Brain Games (“Truques da Mente”, no Netflix), um curioso experimento confirma a teoria. Ele reforça o conceito de que agimos em conformidade com as regras porque aceitamos a sua legitimidade e somos incentivados pela aprovação e recompensa obtidas das outras pessoas.

Vale a pena conferir (e refletir!):


A teoria da conformidade social é um pouco preocupante quando você pensa em situações atuais, como crianças que são forçadas a permanecer longos períodos de tempo convivendo em grupos a que eles não escolheram pertencer (uma turma na escola, por exemplo). Ou ainda na área financeira, onde um movimento em que os investidores seguem determinada direção acaba polarizando a tendência do mercado, o famoso efeito manada. Atitudes semelhantes também são observadas em algumas religiões, partidos políticos, no mundo da moda e em diversos outros grupos cujas preferências dos indivíduos mudam com o tempo. Ou seja, todos.

O fato é que, seja de maneira consciente ou não, todos estamos sujeitos às pressões do ambiente. O que precisamos é ficar atentos a essas armadilhas e identificar que tipo de decisões tomamos por nossa própria vontade e quais tomamos apenas para não ir contra a multidão. (Hypeness)

Nota: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele" (Rm 12:2 NTHL). Deus tem um propósito para nossa vida. Não precisamos nos adequar aos padrões de mais ninguém. Um dos maiores elogios que podem nos fazer é: "Você é diferente!" Devemos falar, agir e nos comportar de forma diferente. Devemos distinguir-nos. Destaque-se! Não tenha medo de ser atingido por algumas flechas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário