quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hoje é Dia da Sogra - Bênção ou Maldição?


O Dia da Sogra é comemorado no Brasil no dia 28 de Abril. Na cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado, e muitas vezes, a palavra acaba por adquirir sentido pejorativo. O que não falta é piada de sogra. E aquelas frases escritas nos para-choques de caminhões nas rodovias brasileiras? Algumas delas: “Homem feliz foi Adão, não teve sogra nem caminhão”, “Sequestraram a minha sogra! Não aceito negociações!”. 

O saudoso sambista Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, era muito conhecido por compor músicas falando mal da sogra. Um dos seus sambas diz: “Vou fazer um bingo lá na casa da vovó, o prêmio é minha sogra, sai numa pedra só”. O escritor Andrey do Amaral lançou o sucesso 'Como Enlouquecer Sua Sogra', com diversas reimpressões. Outro livro sobre o assunto é "Como lidar com a sogra" de Gary Chapman. Tem também uma bastante popular página no facebook chamada "Minha sogra" com mais de 280 mil curtidas. Até a TV Novo tempo tratou do assunto no programa Consultório de Família em "Quando a sogra faz mal" (assista aqui).

Mas... por que se fala tanto mal da sogra? 

Uma teoria está na mitologia grega, no famoso complexo de Jocasta, mãe de Édipo, com o qual se casou sem saber que era seu filho. A linha de raciocínio é que para conquistar o filho, mãe e esposa lutam pelo mesmo homem, criando assim uma série de animosidades. 

Já na Bíblia, encontramos bons exemplos de sogras e sogros. Vejamos: Noemi foi uma sogra de que toda nora gostaria ter. O apego de Rute foi tão grande para com sua sogra que disse: “Não insista comigo que te deixes e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares, ficarei! O teu povo será o meu Deus! Onde morreres, morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo vigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!” (Rute 1:16-17). 

Uma outra sogra que todo genro gostaria ter foi a sogra de Pedro. Não sabemos o seu nome, mas podemos deduzir pelo texto de Marcos 1:29-31 que tenha sido uma boa sogra. A Bíblia diz que ela estava com uma febre muito alta e muitos foram até Jesus pedindo para que Ele a curasse. Todos desejavam o pleno restabelecimento de sua saúde. Cremos, à luz desse fato, que era uma mulher querida por todos. Depois de seu restabelecimento, sua primeira atitude foi de servir aqueles que se encontravam na casa. Uma mulher pronta para abençoar as pessoas através do serviço. Pedro não tinha dificuldades com a sogra. Tanto, que o texto diz que ela estava na casa do discípulo de Jesus. 

E sobre os sogros? O sogro que todos nós conhecemos na Bíblia se chamava Jetro, sogro de Moisés (Êxodo 18). Uma leitura atenta desse capítulo irá nos fornecer muitas lições maravilhosas sobre como ser um bom sogro ou até mesmo uma boa sogra. 

Viver em harmonia na família, especialmente com as sogras ou sogros, é uma exercício que requer muita habilidade. Para cada relacionamento familiar, a Bíblia nos dá indicações preciosas de princípios que devem ser colocados em prática. Certamente, se estudarmos com atenção esses exemplos positivos de relacionamentos de sogras-noras e sogros-genros, podemos ser tremendamente beneficiados. 

Hoje é o Dia da Sogra. Em vez de lhe mandar uma vassoura, envie-lhe flores ou um cartão. Você vai ver que o gesto de carinho pode realizar milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...