quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Testemunho: Michael Phelps conta como Deus o fez desistir de suicídio


Nos dias atuais, o nadador Michael Phelps é citado como o atleta olímpico mais condecorado de todos os tempos, com 25 medalhas conquistadas, sendo 21 de ouro, em cinco Olimpíadas [por enquanto]. Mas em setembro 2014, ele chegou a pensar em suicídio, segundo revelou a Revista norte-americana 'ESPN', em sua edição de 18 de julho. "Eu era um trem desgovernado", disse Phelps à ESPN. "Eu era como uma bomba-relógio, esperando para explodir. Eu não tinha auto-estima. Houve momentos em que eu não queria estar aqui. Aquilo não era bom. Eu me sentia perdido".

Foi nessa mesma época que os jornais e sites publicaram uma foto sua consumindo drogas. Ele também havia sido preso duas vezes em 10 anos por dirigir alcoolizado - a última, em 30 de setembro de 2014, quando sua vida "chegou ao fundo do poço". 

Os dias que se seguiram foram vividos por Phelps, principalmente em seu quarto, em sua casa de Baltimore (EUA), pensando em suicídio. Naquela época, Phelps disse que estava pensando: "Este é o fim da minha vida ... Quantas vezes eu fiz besteiras? Talvez o mundo seria melhor sem mim". Phelps disse que se isolou, não comia, e quase não dormiu durante pelo menos uma semana, enquanto ele continuava mantendo a ideia de se matar.

Mas então seu amigo cristão, de longa data, o astro da Liga de Futebol Americano Ray Lewis, o ajudou sair daquela situação depressiva. Lewis chamou seu amigo Phelps e lhe disse: "Este é o momento em que lutamos. É o momento em que nosso verdadeiro caráter se mostra. Não desista. Se você desistir, todos nós perdemos". Lewis convenceu Phelps a procurar ajuda no 'Meadows', uma clínica de reabilitação comportamental, próximo de Phoenix.

Phelps atendeu o conselho de seu amigo e deu entrada na clínica de reabilitação, carregando um livro que ganhou de Lewis, "Uma Vida com Propósitos", escrito pelo pastor Rick Warren. O livro o ajudou a acreditar que há um Deus no céu, e que há um propósito para ele na terra. A leitura ainda o encorajou a se reconciliar com seu pai, Fred, que se divorciou da mãe do nadador quando ele tinha apenas 9 anos de idade. Três meses depois, Phelps pediu sua namorada Nicole Johnson em casamento. No ano passado se tornou pai. E agora, Phelps está fazendo história na Rio 2016...

Assista a excelente matéria da ESPN para conhecer um pouco mais da história de Michael Phelps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário