terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Comemorando o Ano Novo como cristão!


Estamos chegando ao último dia do ano de 2016! Gostaria de deixar com vocês, alguns textos de Ellen G. White para reflexão sobre esse dia e sobre como nós, cristãos, devemos comemorá-lo.

Testemunho
O cristianismo está fundamentado sobre a lei do Amor! Deus é amor, Jesus veio à esse mundo viver e nos ensinar a viver o amor, e o maior de todos os dons do Espírito Santo é o amor. A regra básica de nossa vida é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". E não podemos esquecer desse fundamento em meio às nossas comemorações! Uma ocasião especial, como a passagem de ano, é uma boa oportunidade para testemunhar de Deus e de Seu amor. Nós podemos tirar alguns momentos do último (ou do primeiro) dia do ano para visitar pessoas que estão em um hospital, orfanato, asilo. Podemos dar alimento e roupas a quem não tem, e proporcionar a essas pessoas um dia especial também!
“As festividades de Natal e Ano Novo podem e devem ser celebradas em favor dos necessitados. Deus é glorificado quando ajudamos os necessitados que têm família grande para sustentar." (O Lar Adventista, p. 482)
"Mas temos o privilégio de afastar-nos dos costumes e práticas desta época degenerada; e em vez de gastar meios meramente na satisfação do apetite, ou com ornamentos desnecessários ou artigos de vestuário, podemos tornar as festividades vindouras uma ocasião para honrar e glorificar a Deus." (Review and Herald, 11 de dezembro de 1879)
Promessas
Quando se fala em Ano Novo, tem gente que faz promessas de que entrará na academia, fará dieta, voltará a estudar, realizará algum projeto; coisas relacionadas à saúde, profissão, relacionamentos... Por que não elaborarmos um projeto social para o próximo ano ou alguma ação que permita às pessoas sentirem um pouquinho do amor de Deus através de nós? Não é tão difícil! 
“Ao entrares em um novo ano, faze-o com nova resolução de seguir direção progressiva e ascendente. Seja tua vida mais elevada do que tem sido até aqui. Faze que o teu objetivo não seja buscar o próprio interesse e prazer, mas promover o avançamento da causa de teu Redentor... Podes ser forte para exercer influência santificadora sobre outros. Podes estar em atitude em que o interesse de tua alma se desperte para fazer bem a outros, para consolar os aflitos, fortalecer os fracos, e dar teu testemunho em favor de Cristo sempre que se ofereça oportunidade. Visa honrar a Deus em tudo, sempre e em toda parte. Põe em tudo tua religião. Sê cabal em tudo quanto empreenderes.” (Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 239)
"Procurai começar este ano com justos desígnios e motivos puros, como seres responsáveis perante Deus." (Nossa Alta Vocação, p. 16)
Superstições e simpatias
Nessa época do ano, somos bombardeados, através dos meios de comunicação, pelas inúmeras superstições e simpatias para o Réveillon. Tem gente que pula sete ondas, alguns não comem animais que cisquem ou andem para trás, acreditam em comidas que podem dar sorte (como a lentilha, romã, nozes, avelã e outras), outros acreditam que passar o Réveillon com o bolso vazio pode dar azar. Enfim… são muitas as crenças e práticas presentes nas festas de final de ano do mundo inteiro. O mundo se engana com inúmeras crenças criadas por homens. Quer conquistar riqueza, paz, amor para um novo ano usando peças de roupas de uma determinada cor, quando deveria simplesmente se ajoelhar e entregar sua vida e o ano que está chegando nas mãos de Deus!

Como adventistas do sétimo dia, devemos estar atentos às influências de falsas crenças e tradições supersticiosas sobre nossa vida. É ingênuo pensar que não podemos ser influenciados, que estamos imunes. Pense, por exemplo, no horário em que você comemora a chegada do Ano Novo. Você costuma comemorar à meia noite ou ao pôr-do-sol? Às vezes, o jovem pode brincar fazendo algumas das simpatias, por pura diversão, mas não devemos brincar com o que não procede de Deus! Como muitos dos que estão no mundo, existem adventistas, hoje, que acreditam e praticam simpatias no Réveillon e em outras ocasiões! Acordemos!! Deus espera que sejamos luz!
“Deus fará dos jovens de hoje escolhidos depositários do Céu, a fim de que apresentem ao povo a verdade, em contraste com o erro e a superstição, se eles se entregarem a Ele.” (Evangelismo, p. 24)
Quando se é cristão, é preciso agir como cristão até mesmo na comemoração de Ano Novo. Que possamos em 2017 entregar nossas vidas e nossos dias nas mãos do Senhor, e praticar um pouco mais do amor que Ele nos ensinou! Que Deus nos dê um Ano Novo abençoado!
"Entremos no novo ano com o coração purificado da contaminação do egoísmo e do orgulho. Afastemos de nós toda condescendência pecaminosa, e busquemos tornar-nos fiéis, diligentes discípulos na escola de Cristo. Um novo ano descerra suas alvas páginas aos nossos olhos. Que escreveremos nós aí?" (Nossa Alta Vocação, p. 16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário