segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

20 motivos de estresse na sociedade moderna + Dicas de Ellen G. White


1 - Excesso de conectividade O tempo todo, não desgrudamos dos aparelhos eletrônicos e da internet. Comprovadamente, o abuso de conectividade aumenta a ansiedade e o estresse.

"Perseguindo uma única série de pensamentos, com frequência se torna o espírito propenso apenas para um lado. Cada faculdade, porém, pode ser exercida com segurança, se as capacidades mentais e físicas forem aplicadas igualmente, e o assunto dos pensamentos for variado." (Educação, p. 209)

2 - Isolamento social - Também sintoma do excesso de conectividade, o isolamento social tem se tornado um problema. As pessoas, em geral, têm visto menos os amigos nos momentos de lazer. Os próprios momentos de relaxamento têm ficado mais escassos. A correria vem tomando conta das vidas de todos nós e estamos nos individualizando. 

“Os que se encerram em si mesmos, que são avessos a se desdobrarem para beneficiar os outros mediante amigável convívio, perdem muitas bênçãos. Os que vivem para agradar-se e satisfazer-se a si mesmos estão desonrando ao Senhor." (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 87)

3 - Trânsito e mau serviço dos transportes públicos - O ônibus demora, não para no ponto. O trem não chega nunca a estação e, quando o nunca chega, está lotado. O metrô vive dando problema. Só de falar em transporte público e trânsito, o estresse já pode ser sentido por nós. 

"Em lugar da cidade apinhada, buscai algum ambiente afastado..." (Vida no Campo, p. 11)

4 - Insônia - A insônia é uma doença grave e que acomete muitas, mas muitas pessoas. Pesquisas já têm feito ligações entre ela e o uso excessivo de tecnologia. Os sintomas da insônia são muito sérios: hipertensão, derrame e até infarto, por exemplo. 

"Essa questão de transformar a noite em dia é um hábito deplorável e destruidor da saúde, e as muitas leituras por obreiros de atividade mental, para além da hora de dormir, são prejudiciais à saúde. Levam o sangue ao cérebro e então resulta em agitação e insônia, e o precioso sono que deveria descansar o corpo não vem quando é desejável. É necessário cuidar do corpo e estudar suas necessidades, preservado-o de uma exposição desnecessária." (Filhas de Deus, p. 141)

5 - Depender da carreira para ser feliz - Na sociedade atual, quase todos nós temos ligado o crescimento profissional à felicidade. O problema é que, às vezes, colocamos expectativas demais em nós mesmos e acabamos frustrados. 

"Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos" (Eclesiastes 5:10). "Nossa felicidade será proporcional a nosso trabalho altruísta movido pelo amor divino." (Beneficência Social, p. 302)

6 - Excesso de trabalho - Estamos trabalhando muito durante muitas horas, e esse é outro sintoma do mundo superconectado. Levar trabalho para casa ou ficar muito tempo no escritório certamente influencia na qualidade de vida. 

"Deus quer que nos lembremos de que somos mortais. Não devemos abarcar demasiado em nosso trabalho. É preciso não nos mantermos sob tal tensão que nossas faculdades mentais e físicas fiquem exaustas." (Mente, Caráter e Personalidade 2, p. 444)

7 - Violência nas grandes cidades - Grande problema das metrópoles e cidades médias principalmente, a violência deixa as pessoas amedrontadas e sem sossego pleno. 

"Cada dia traz seu doloroso registro de violência e ilegalidade, de indiferença aos sofrimentos do próximo, de brutal e diabólica destruição de vidas humanas. Cada dia testifica do aumento da loucura, do assassínio, do suicídio. Quem pode duvidar que instrumentos satânicos se achem em operação entre os homens, numa atividade crescente, para perturbar e corromper a mente, contaminar e destruir o corpo?" (A Ciência do Bom Viver, p. 142)

8 - Desigualdade social - Ver o outro sem ter o que comer, normalmente, nos deixa mal. A desigualdade tem muitas consequências, inclusive na violência urbana. 

"É porque os ricos negligenciam fazer pelos pobres a obra que Deus lhes indicou, que eles se tornam orgulhosos, mais auto-suficientes, mais indulgentes consigo mesmos e de coração endurecido. Afastam de si os pobres simplesmente porque são pobres, e isto dá a estes ocasião de se tornarem invejosos e ciumentos. Muitos se tornam amargos, impregnados de ódio para com os que têm tudo enquanto eles nada têm." (Beneficência Social, p. 19)

9 - Pressões sociais - Todo o tempo somos julgados por aparência e atitudes. A sociedade nos impõe pressões desde o momento em que nascemos, ou até antes. Isso, realmente, aumenta o estresse e tira a sensação de liberdade que poderíamos ter. 

"Os homens finitos não podem julgar se não pelas aparências. Unicamente Àquele que conhece as ocultas fontes da ação, e que trata terna e compassivamente, pertence decidir o caso de cada alma." (O Maior Discurso de Cristo, p. 124)

10 - Falta de exercícios físicos - É comprovado cientificamente que praticar exercícios físicos faz com que hormônios trabalhem melhor no nosso organismo. Além disso, a atividade física serve como válvula de escape para muitas coisas que acabamos somatizando no dia a dia. 

"Umas poucas horas de trabalho físico diariamente, tenderiam a renovar o vigor físico e dar repouso e alívio à mente." (Testimonies, vol. 4, p. 264)

11 - Falta de tempo - Para ver os amigos, para relaxar, para fazer exercícios, para estudar, para qualquer coisa. Falta tempo e isso nos estressa.

“Nosso tempo pertence a Deus. Cada momento é Seu, e estamos sob a mais solene obrigação de aproveitá-lo para Sua glória. De nenhum talento que nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que de nosso tempo”. (Parábolas de Jesus, p. 342)

12 - Problemas financeiros - Preocupações financeiras também são uma das causas de estresse.

"Nunca permitais que Satanás vos desanime. O Senhor sempre nos está adestrando por meio de dificuldades. Sede perseverantes na oração. Entregai tudo a Deus em oração — vossas preocupações financeiras, vossas decepções, vossas alegrias, vossos temores." (Este dia com Deus, p. 16)

13 - Estar com alguém "por obrigação" - A necessidade de demonstrar felicidade ou de se agarrar em outra pessoa para não se ver sozinho faz com que algumas pessoas fiquem juntas apenas por obrigação. Com o tempo, relações desgastadas prejudicam muito a vida de quem delas se alimenta. 

"Qualquer compromisso matrimonial deve ser cuidadosamente considerado, pois o casamento é um passo que se dá por toda a vida. Tanto o homem como a mulher devem considerar cuidadosamente se podem viver um ao lado do outro através de todas as dificuldades da vida, enquanto ambos viverem." (Fundamentos do Lar Cristão, p. 48)

14 - Colocar expectativas no outro - Quer ir à praia? Vá. E a qualquer outro lugar. Colocar expectativas e depender do outro para tudo somente traz uma coisa: frustração.

"Homens que se satisfazem em deixar outros planejarem e raciocinarem em seu lugar, não se acham plenamente amadurecidos. São necessários homens independentes, fervorosamente esforçados, não homens maleáveis como argila." (Testimonies, vol. 3, p. 496)

15 - Altos preços por todos os lados - A incompatibilidade entre salários e preços faz com que fiquemos estressados, sobretudo nas horas de dificuldades para pagar as contas. É complicado! 

"Muitos, muitíssimos, não se têm educado o bastante para manter suas despesas nos limites de seus rendimentos. Não aprendem a ajustar-se a circunstâncias, e tomam e tornam a tomar empréstimos, sobrecarregando-se de débitos, e em consequência ficam desencorajados." (O Lar Adventista, p. 374)

16 - Pessoas estressadas ao redor - O estresse contamina. Cuidado!

"Dando a pessoa uma vez lugar ao espírito irado, fica tão intoxicada como aquele que lhe levou o copo à boca." (Mente Caráter e Personalidade 1, p. 520)

17 - Fofocas - Fofocas acabam atingindo nossa autoestima e o meio em que vivemos. 

"Não faleis mal de homem algum. Não ouçais mal de nenhum homem. Se não houver ouvintes não haverá faladores de mal. Se alguém falar mal em vossa presença, atalhai-o. Recusai-vos a ouví-lo." (Testemonies, vol. 2, p. 5)

18 - Chefes incompreensivos - Se não podemos fazer nada no ambiente de trabalho que nos traga alguma felicidade, não existe compreensão dos gestores sobre nossas necessidades e vontades e só ouvimos reclamações, logo começamos a sentir os sintomas do estresse. 

"Tão estreitamente está a saúde relacionada com a nossa felicidade, que não podemos ter a última sem a primeira." (Conselhos sobre Saúde, p. 38)

19 - Poucos momentos de lazer - Falta de tempo ou excesso de trabalho são os maiores culpados pelos poucos momentos de lazer, quando podemos, finalmente, relaxar. 

“A recreação, na verdadeira acepção do termo – recriação – tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupações usuais, proporciona descanso ao espírito e ao corpo, e assim nos habilita a voltar com novo vigor ao sério trabalho da vida.” (Educação, p. 207)

20 - Barulhos por todo lado - O mundo está barulhento. A poluição sonora é um dos pontos negativos das grandes cidades e, às vezes, parece que vamos surtar. 

"Há um maravilhoso poder no silêncio." (Mente, Caráter e Personalidade vol. 2, p. 522)

2 comentários:

  1. As vezes não sentimos esses sintomas do stress, esse artigo nos ajuda muito a perceber quando precisamos parar para nós cuidar melhor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Grandes verdades a serem estudadas pelos que querem ser sábios

    ResponderExcluir