A inflamação crônica tem sido associada ao desenvolvimento de aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças autoimunes. Em contrapartida, as dietas à base de plantas são naturalmente anti-inflamatórias. Ricas em fibras, antioxidantes e outros nutrientes, elas têm menos chances de desencadear a gordura saturada e endotoxinas (toxinas liberadas a partir de bactérias comumente encontradas em alimentos de origem animal).
2. O nível de colesterol despenca
A gordura saturada, encontrada principalmente em carnes, aves, queijo e outros produtos de origem animal, é uma das principais causas do elevado índice de colesterol no sangue. E isso implica em maior risco para doenças cardíacas e derrames. Além disso, as dietas à base de vegetais são ricas em fibras, o que reduz ainda mais os níveis de colesterol no sangue. Também foi comprovado que a soja, um dos substitutos da carne, desempenha um papel na redução do colesterol.
Os trilhões de micro-organismos que vivem em nosso corpo são chamados de microbioma. Cada vez mais, estes micro-organismos são reconhecidos como cruciais para a nossa saúde em geral: não só ajudam a digerir os alimentos, mas também produzem nutrientes necessários, treinam nosso sistema imunológico, mantêm o intestino saudável e nos protegem do câncer. Estudos também mostraram que eles desempenham um papel importante no controle de obesidade, diabetes, inflamação do intestino, doenças autoimunes e do fígado.
4. Afasta você do diabetes tipo 2
A proteína animal, especialmente as provenientes de carne vermelha e processadas, tem sido apontada em estudos como um fator que aumenta o risco de diabetes tipo 2. Por que a carne causaria a doença? Várias razões: gordura animal, ferro de origem animal e conservantes de nitrato em carne foram comprovados como danificadores das células pancreáticas, além de piorar a inflamação e causar ganho de peso. Além disso, uma dieta baseada em vegetais pode melhorar ou até mesmo reverter o diabetes, se você já tiver sido diagnosticada.
5. Vai melhorar a quantidade e a qualidade da proteína
Os onívoros dos Estados Unidos consomem, em média, mais do que 1,5 vezes a quantidade ideal de proteínas. Ao contrário do que a maioria pensa, esse excesso de proteína não faz você mais forte ou mais magro, é armazenado como gordura ou transformado em resíduos. Por outro lado, a proteína que se encontra nos alimentos vegetais protege você de muitas doenças crônicas. Então você não precisa se preocupar com o excesso. Vai precisar, é claro, consultar um nutricionista para descobrir a quantidade mínima que você precisa para não deixar o seu organismo debilitado. (Boa Forma)
"Quando se deixa o uso da carne, há muitas vezes uma sensação de fraqueza, uma falta de vigor. Muitos alegam isso como prova de que a carne é essencial; mas é devido a ser o alimento desta espécie estimulante, a deixar o sangue febril e os nervos estimulados, que assim se lhes sente a falta. Alguns acham tão difícil deixar de comer carne como é ao bêbado o abandonar a bebida; mas se sentirão muito melhor com a mudança.
Quando se abandona a carne, deve-se substituí-la com uma variedade de cereais, nozes, verduras e frutas, os quais serão a um tempo nutritivos e apetitosos.
O lugar da carne deve ser preenchido com alimento são e pouco dispendioso. A esse respeito, muito depende da cozinheira. Com cuidado e habilidade se podem preparar pratos que sejam ao mesmo tempo nutritivos e saborosos, substituindo, em grande parte, o alimento cárneo. Em todos os casos, educai a consciência, aliciai a vontade, supri alimento bom, saudável, e a mudança se efetuará rapidamente, desaparecendo em breve a necessidade de carne.
Não é o tempo de todos dispensarem a carne da alimentação? Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos a fim de poderem fruir a companhia dos anjos celestes continuar a usar como alimento qualquer coisa que exerça tão nocivo efeito na alma e no corpo? Como podem tirar a vida às criaturas de Deus a fim de consumirem a carne como uma iguaria? Volvam antes à saudável e deliciosa alimentação dada ao homem no princípio, e a praticarem e ensinarem a seus filhos a misericórdia para com as mudas criaturas que Deus fez e colocou sob nosso domínio."
Aqui em casa eu sou o único A.S.D e quando falo sobre a alimentação, meu pai, que é de uma denominação evangélica protestante, me diz: "Mas Jesus disse para não tornar impuro, aquilo que Ele purificou."
ResponderExcluirEu, estou completamente ciente dos danos causados ao templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo, e não podemos colocar para dentro de nós, alimentos como a carne.
Nunca vi ninguém morrer por "excesso de proteínas" mas vejo o tempo todo, pessoas morrendo por câncer, que é uma das causas da ingestão da carne em grande quantidade.
Em GN 9.3, Deus diz que os animais nos servirão de alimento.. Por toda a biblia, vemos os povos se alimentarem de carne, e inclusive, ha varios relatos de Jesus se alimentando com peixe... Na passagem do filho prodigo, vemos que o Pai, que tipificave Deus, mandava matar um bezerro para comemorarem a volta do filho... Além disso, sabemos que doenças como cancer, diabetes, e mortes do coraçao, tiveram seus primeiros registros no começo do século passado, ou seja, a carne animal nao é o causador dessas doenças... Sem contar que vários estudos apontam para a importancia da alimentaçao com a proteina animal... E para completar, essa colocaçao da escritora de que matar animais para a alimentaçao seria um ato sem misericordia, ao meu ver, é totalmente incoerente... pois se fosse assim, Jesus, nosso maior exemplo, teria sido vegano...
ExcluirOs Testemunhos (Espírito de Profecia) é claro sobre a verdade presente para nosso tempo.
ExcluirJose Ramos, muitos estudos apontam a carne como redutor de vida e prejudicial a saúde também!
ExcluirE a carne de hoje não chega perto da qualidade que tinha beem antigamente, principalmente hoje!
Vc não sabe ler não? Volta pra escola e aprenda a aplicar vírgulas e pontos onde pede.
ExcluirAmigos,
ExcluirPrecisamos entender o contexto das épocas passadas para a nossa hoje.
A ciência já comprovou que a carne é prejudicial a saúde e causa câncer.
https://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/carne-vermelha-pode-aumentar-o-risco-de-cancer-diz-estudo,bfaf8c49e9119310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
O que EGW escreveu inspirada por Deus é que em nosso tempo, tempo dos fim... existe muitos malefícios em relação a carne, mal trato dos animais, animais criados com anabolizantes e hormônios, veja também que hoje temos uma grande variedade de alimentos que substituem a carne, nos tempos antigos a variedade de alimentos era muito pequena.
Meu ponto de vista é que se formos tomar a decisão de não comer mais carne que não seja uma decisão para externalizar que somos mais santos ou melhores, e sim que seja uma decisão consciente buscando substituir da maneira certa e acima de tudo uma decisão onde se busque através dela ter no íntimo o desejo de a cada dia agradar a Deus.
Não sou vegetariano, estou lutando para tomar essa decisão, todos sabem uma decisão dessas não é simples, envolve a parte social, física porem tomei a decisão de aos poucos evitar a carne vermelha, diminuir o consumo da branca apenas em alguma situação especial. E orando a Deus para que me de forças de ir lutando para a cada dia cuidando mais da saúde. E lembre-se que não é evitar o consumo da carne que nos trará saúde física, mental e espiritual.
Devemos praticar os 8 remédios naturais revelados por Deus para EGW.
Desejo a você tudo de bom e que Deus lhe abençoe muito na caminhada e preparação para logo logo estarmos no céu!
Abraço!
Isso é só questão de saúde no âmbito geral, não quer dizer em termos bíblicos é condenável comer a carne.
ResponderExcluirPor outro, como é que fica no caso das gestantes umas das vezes são recomendadas pelos médicos que devem comer carnes, como conciliar esses dois contrastes?
Sou nascido de uma mãe que é a quarta geração de vegetarianos, eu sou a quinta, nunca tive problema algum de saúde relacionado a falta de carne, muito pelo contrário!
ExcluirEder, procure algum vídeo no Leandro Quadros falando sobre esse texto. Abraço.
ResponderExcluirVerdade...
ResponderExcluirImportante lembrar também que Ellen White questiona a saúde desses animais nos dias de hoje...
ResponderExcluirO mais impressionante é o que sentimos ao deixar de comer carne: mente mais clara e limpa para compreender o que precisamos especialmente nos últimos dias!!!
A quem te dúvida e questiona, experimente... Quem tem algum problema de saúde, especialmente algum dos apontados no artigo, experimente!!!
Importante lembrar também que Ellen White questiona a saúde desses animais nos dias de hoje...
ResponderExcluirO mais impressionante é o que sentimos ao deixar de comer carne: mente mais clara e limpa para compreender o que precisamos especialmente nos últimos dias!!!
A quem te dúvida e questiona, experimente... Quem tem algum problema de saúde, especialmente algum dos apontados no artigo, experimente!!!
É a carne é ácida , demora dois a treis dias a sua digestão e não é digerido 100% , para ter uma carne saudável deveria cada pessoa criar a sua carne ou seja galinha ,vaca , e depois mataria para consumo ,tente fazer isso , ou continuará comendo carne com hormônio ,toxinas doenças é muito mais ,de uma pesquisada ,abrçs.
ResponderExcluirMinha meta para 2017 ser vegetariana, estou começando pelo açúcar refinado deixando de consumo e em tb em preparações, mas já tem dias q não como carne. E tenho me sentido incrívelmente bem e mais dispostas para tudo tanto intelectual quanto físico. A vontade de comer carne tem diminuído drasticamente. E minha comunhão com o Criador tem sido mais profunda e transformadora. Meus filhos tem despertado o interesse e já ficam sem comer carne. E tem gostado muito. Peço a Deus q eu e minha família nos transforme por completo, pois somos seres holísticos, Deus sempre faz a parte dele, mas precisamos fazer a nossa termos saúde em abundância como Sua Palavra promete. Graça e Paz a todos os irmãos!
ResponderExcluirGostei desse texto de EGW. Tal mostra a dificuldade que é para muitos abandonarem a carne e se nutrir corretamentr com uma variedade de alimentos. Sou vegetatiano há quaae 14anos. Mas isso me mostra que para outras a história bem der bem difetente... mais um motivo para ter paciencia e não julgar quem come carne.
ResponderExcluirEu não entendo o porque o ser humano questiona tanto a palavra de Deus, O senhor nos fez para sermos vegetarianos,isso é Claro em Gênesis. Então porque questionar?o senhor sempre quis o melhor para nós e para suas criaturas, basta obedecer e colher os bons resultados.
ResponderExcluirUma correção... Não é "microbioma" é microbiota! ( Palavra errada no início do texto)
ResponderExcluirAdorei o texto! Me tornei vegetariana e aos poucos caminho rumo ao veganismo e meu primeiro incentivo foi o amor que tenho pelas criaturas de Deus. Nunca imaginei me tornar vegetariana, foi presente de Deus essa força e perseverança que tenho pois nunca senti falta.
ResponderExcluirTexto mto esclarecedor; sem dúvida, a qualidade de vida de quem não costuma consumir a carne vermelha, principalmente; é inquestionável.
ResponderExcluirAté a nossa pele agradece.Imagine as nossas artérias !!!!