quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Como saber se uma cura foi efetuada por Deus ou Satanás?


A Palavra de Deus apresenta o dom da cura como sendo uma possibilidade de Deus e de Satanás.

Jesus realizou muitos milagres de cura. Pedro, após ter alcançado a cura do coxo junto à porta chamada Formosa, afirmou claramente que aquele ato foi realizado pelo poder de Cristo Jesus e não pela sua capacidade (Atos 3:12-16). Assim, em toda a Escritura, a possibilidade de cura é alcançada pelo poder de Deus. Os instrumentos usados para tal milagre podem ser profetas, apóstolos ou alguém designado por Deus. A ciência e os médicos também podem ser usados hoje como instrumentos nas mãos de Deus para a operação de curas. As Escrituras não limitam a possibilidade de cura a uma determinada época ou período. Os milagres dão evidência do poder de Deus, mas não nos esqueçamos da contrafação satânica. Vejamos como isso acontece.

O apóstolo Paulo descreve a ação fraudulenta de Satanás em 2 Coríntios 11:13-15. Ele se disfarça em anjo de luz e assim também os seus apóstolos. O livro do Apocalipse apresenta os sinais e maravilhas da besta que representa Satanás e o Anticristo (Apocalipse 13:13 e 14, 16:13 e 14). Em seu sermão profético, Jesus evidencia a ação devastadora dos falsos Cristos e falsos profetas enganando até os escolhidos (Mateus 24:24). Em Mateus 7:22,23 Jesus relata a decepção que muitos supostos cristãos experimentarão, por ocasião da Sua volta. Segundo este relato, alguns expulsaram demônios, outros profetizaram e outros fizeram muitos “milagres”. Mas para o horror deles, Jesus dirá: “Apartai-vos de Mim, não vos conheço”.

Como saber se a cura foi efetuada por Deus ou Satanás? 
O próprio Jesus responde (Mateus 7:21-23). A cura dá evidências da ação de um poder satânico ou divino. Ninguém deve acreditar num pregador ou apóstolo só porque realiza milagres. Se a sua vida e os seus ensinos não estiverem de acordo com a doutrina bíblica de nada servirão tais milagres (Isaías 8:19 e 20). A cura não prova a verdade e sim a verdade (bíblica) é que prova a cura.

Há inúmeras religiões que falam muito de fé, mas se não houver cura, se não houver enriquecimento, não há motivação para seguir a Cristo. Será isto fé ou barganha? Se não houver compensação não há relacionamento? O apóstolo Paulo pediu para Deus curá-lo de sua enfermidade, mas Deus não o curou. Quer dizer então que o apóstolo Paulo não tinha fé? Cristo disse que seria melhor perder um olho, um braço ou a própria vida, do que perder a vida eterna. 

Em Isaias 35:5 e 6 o profeta fala do tempo quando Deus virá restaurar a Terra, então os cegos, coxos, mudos e surdos serão curados pelo poder do Seu amor. Portanto, Deus nunca prometeu curar todos os que acreditam nEle, mas prometeu levá-los para o Seu lar onde não haverá mais morte nem dor (Apocalipse 21:1-4).

Nos primórdios da era cristã, Deus deu à igreja o dom da cura e outros dons, para dar crédito à pregação das boas-novas da salvação provida por um Deus que foi morto por simples mortais. Isto naquela época era loucura para os incrédulos. Os dons dados à Igreja eram para ser evidências do poder de Deus na vida de Seus humildes servos.

Note que a ênfase da pregação do evangelho que revolucionou o mundo não era baseada no dom da cura, mas no amor de Jesus demonstrado na cruz do calvário. Será que não havia doentes naquele tempo? Com certeza muitos! Mas os discípulos jamais usaram a cura como um meio de propagar suas crenças. As pessoas não estavam interessadas na cura, mas na nova vida oferecida por Cristo.

Satanás tem deturpado tudo o que Deus criou para a felicidade eterna do homem: o sexo, a música, a dança, os divertimentos, os alimentos, os dons espirituais, etc… Tanto é que Cristo advertiu-nos a respeito dos falsos cristos, falsos profetas, falsos milagres, etc. Hoje há muita exploração comercial e espiritual em torno das curas, onde se vê charlatanismo, truques baratos, autossugestão, e manifestações demoníacas. Graças a Deus que nossa salvação não depende de curas e milagres, mas sim da pessoa de Jesus. Ele é o único nome para a nossa salvação (Atos 4:12). 

Cremos que Jesus pode e realiza milagres e curas maravilhosas, mas não é por isso que cremos nEle. Cremos nEle porque na cruz Ele demonstrou ser o nosso amorável Salvador!

Cremos que a atitude mais correta é seguir os conselhos da Palavra de Deus, onde com segurança encontramos luz para o nosso caminho durante a jornada neste mundo coberto pelas trevas do egoísmo. A Bíblia diz: “Examinai tudo e retende o que é bom; Nem todo o que diz Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Meu pai”.

[Com informações de Esperança]

13 comentários:

  1. Glorificado seja o Senhor, me esclareceu muito, este assunto me gerava muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular, bíblica e muito providencial abordagem.Este texto precisa ser multiplicado. Vou começar por mim,agora,compartilhando. Parabens,Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela valiosa informação.
    Deus o abençoe sempre...

    ResponderExcluir
  4. Amém! estou entendendo mais claramente apalavra de Deus obrigada pelo ótimo esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  5. por que nos adventistas não fazemos milagres? conhecemos a verdade. por que voce querido professor não faz milagres? me responde por favor. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adventista, Assembleiano, católico, protestante... Nenhum faz milagres... Deus é quem opera... Somos apenas os instrumentos... No momento em que estivermos realmente ligados ao Pai e deixarmos ser usados por Ele, seremos capazes de ver os milagres acontecendo através dá nossa vida!

      Excluir
  6. Gostei da matéria expçicada de maneira sábia ! AMÉM !!!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa á explanação< QUE DEUS SEJA SEMPRE EXALTADO !!!

    ResponderExcluir
  8. Esta matéria é colossal muito bem explicada e o argumento bíblico verdadeiro... Shalom Adonai...

    ResponderExcluir
  9. Exelente, Deus abençoe que aqueles que estão buscando sinceramente a salvação, e que estão precisando ouvir está mensagem possam lê e compreender. Pois muitos falsos profetas se tem levantado pelo mundo.

    ResponderExcluir
  10. Só foram ditas verdades aqui MAS fico muito triste com pessoas que estudam tanto e connhecem tanto e o diabo acaba os enganando e os deixam tão cegos espiritualmente que não conseguem analizar de uma forma isenta os milagres de Cristo , EX : NÃO FOI
    JESUS quem disse? (Parafraseando): " miseraveis; vocês me seguem somente pelo que eu posso oferecer" Jesus curou 10 leprosos,só um voltou pra agradecer!!!
    (((CURAI OS ENFERMOS , RESSUCITAI OS MORTOS , EXPUSAI OS DEMÔNIOS ,de graça recebeis...Etc; QUAL DESSES VCS TEM FEITO??? )))
    (A letra, Lei , mata mas o Espírito , a graça VIVIFICA )
    Os Apóstolos do tempo de Cristo não eram imaculados não , eram HOMENS como OS DE HOJE, vamos deixar a RELIGIOSIDADE..., PEDRO era sanguinário , não perdoava facilmente e não tinha um pingo do FRUTO DO ESPÍRITO SANTO , principalmente no TOCANTE A DOMÍNIO PRÓPRIO, veja que ele desceu a espada na cabeça do cara na frente de Jesus !!! Porém FOI O ÚNICO QUE OUSOU ANDAR E ANDOU SOBRE AS ÁGUAS !!!
    Parafraseando:
    " O homem carnal não compreende as coisas espirituais , logo o reino de Deus se discerne espiritualmente"

    Que nosso caminho seja de fato como a Luz da Aurora !����

    ResponderExcluir
  11. O evangelho e o livro de atos está carregado de curas , não podemos esperar nada diferente hoje sem negar as escrituras . Temos ações dos demônios sim , mas não adianta nada acusarmos que existem ações deles sem apresentar as nossas .

    "
    Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.

    25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

    26 E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?

    27 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.

    28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

    29 Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?

    30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

    31 Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

    32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

    33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

    34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

    ResponderExcluir