sexta-feira, 17 de março de 2017

Ações solidárias marcam o Dia Mundial do Jovem Adventista

Este sábado, dia 18 de março, é o Dia Mundial do Jovem Adventista, ou GYD (Global Youth Day, em inglês). Mas, ao invés de concentrarem os presentes entre si, estes jovens preferem compartilhar as comemorações com a comunidade. No mundo inteiro eles já estão se organizando em ações sociais.

Neste ano, especificamente, o foco do dia é a doação de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são coletadas anualmente 108 milhões de doações, apesar de ser um grande número, a sua distribuição é desigual, sendo a metade delas em países desenvolvidos, onde estão menos de 20% da população mundial.

A Igreja Adventista enxerga a doação de sangue como tendo grande relevância, já que é uma necessidade vital em acidentes e tratamentos de saúde. O líder de Jovens Adventistas para a América do Sul, pastor Carlos Campitelli, afirma que este é um ato de amor. “A gente tira isso do grande exemplo, que é Jesus Cristo, que deu a Sua vida por nós. Ele deu todo o Seu sangue para a gente poder doar um pouco”, considera.

Apesar de as ações no GYD se concentrarem no tema de doação sanguínea, cada grupo ao redor do mundo é livre para planejar suas próprias maneiras de se envolver, levando em conta as maiores necessidades da comunidade local.

No Brasil, diversos lugares serão impactados pelas ações dos jovens adventistas. Além de milhares de coletas de sangue, muitos voluntários também doarão medula óssea e farão visitas a hospitais, asilos, orfanatos, presídios e outras instituições. Nas ruas de todo o país, semáforos estarão cheios de jovens distribuindo água e panfletos, e carregando faixas de conscientização sobre a importância de doar sangue. Quem passar por praças e locais públicos vai dispor de tendas com palestras e serviços gratuitos de saúde, e voluntários distribuindo abraços, atenção e orações a qualquer um que se interessar. Grupos também estão se organizando para limpar ruas, praças e parques. Pessoas em situação de rua serão atendidas com doações, serviços e jantar de gala. O céu de algumas cidades vai estar colorido com milhares de balões soltos, carregando mensagens de esperança e de conscientização.

No sábado, toda a celebração pelo GYD será registrada num programa Ao Vivo, transmitido do Peru. A programação vai mostrar em tempo real a mobilização ao redor do mundo. Os jovens poderão compartilhar informações, fotos e vídeos sobre suas ações usando, nas redes sociais, as hashtags #GYD17 e #GlobalYouthDay. Poderão acompanhar o programa através do APP Global Youth Day, disponível para IOS e para Android. Materiais para download estão disponíveis no site do evento.

Veja a entrevista com o pastor Campitelli sobre o GYD:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário