sexta-feira, 7 de julho de 2017

7 desculpas usadas por pessoas que deixam de ir à igreja

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos
 admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)

A julgar pelo próprio índice de frequência à igreja no mundo ocidental, não seria difícil diagnosticar que ela encontra-se hoje, em muitas circunstâncias, em crise. Isso para não mencionar os cultos de oração e reuniões evangelísticas. A seguir, analise comigo algumas escusas que tenho ouvido, as quais são usadas por pessoas que deixam de frequentar a igreja:

1. “Alguém me ofendeu.” Essa desculpa, em geral, inicia a lista. “Alguém ou a igreja ofendeu meus sentimentos, e não desejo mais voltar lá.” Outra frase comum é esta: “A igreja está cheia de hipócritas.” O grande problema da igreja é que ela é feita de pessoas como você e eu. Se tirássemos dela todas as pessoas, os problemas desapareceriam, mas também a igreja deixaria de existir. Lembre-se de que os cristãos não seguem os cristãos. Eles seguem a Cristo.

2. “Não sou suficientemente bom para ir à igreja.” Isso equivale a um enfermo dizer: “Estou muito doente para ir ao hospital.” 

3. “A igreja parece morta. Os cultos são cansativos e não recebo nada lá.” Essa argumentação parece assumir que a principal razão para ir à igreja seria encontrar diversão ou mesmo receber alguma coisa. Em vez disso, vamos à igreja primariamente para oferecer a Deus nosso louvor e gratidão.

4. “Ando muito ocupado ultimamente.” Esse é precisamente o propósito do sábado. Libertar-nos da tirania e escravidão das rotinas da vida. Essa desculpa diz, em outras palavras, que estamos muito ocupados para Deus.

5. “Estou doente.” Em alguns casos, isso é verdade. Contudo, queira Deus que não nos tornemos tão enfermos como às vezes dizemos estar para não ir aos cultos. Então, certamente saberíamos o que significa estar doente.

6. “Estou tão cansado aos sábados.” Curioso é que dificilmente estamos cansados para fazer compras ou assistir aos programas preferidos na TV. As pessoas em geral fazem aquilo que elas querem ou que consideram importante.

7. “A igreja é muito longe de minha casa.” Se Jesus esteve disposto a “viajar” milhões de anos-luz do Céu à Terra para nos visitar e salvar, certamente podemos encontrar uma forma de chegar à igreja para agradecer-Lhe e ter comunhão com Ele.

Que tal estar na igreja no próximo sábado? Não deixe para decidir isso na última hora. Tome a decisão agora mesmo: “Estarei lá!”
"Os que pertencem à família da fé nunca devem negligenciar suas reuniões; pois este é o meio designado por Deus para levar Seus filhos à unidade, a fim de que, em amor cristão e companheirismo possam ajudar-se, fortalecer-se e animar-se uns aos outros. ... Como irmãos de nosso Senhor, somos chamados com uma santa vocação a uma vida santa e feliz. Havendo entrado no caminho estreito da obediência, refrigeremos nossa mente pela comunhão uns com os outros e com Deus. À medida que vemos aproximar-se o dia de Deus, reunamo-nos muitas vezes para estudar a Sua Palavra e exortar-nos uns aos outros e tirarmos todo proveito possível a fim de preparar-nos, na maneira devida, para receber nas assembleias celestes o cumprimento do penhor de nossa herança. Lembrai-vos de que em toda reunião vos encontrais com Cristo, o Senhor das congregações. Estimulai um interesse pessoal uns nos outros; pois não basta simplesmente conhecer os homens. Importa que os conheçamos em Cristo Jesus. É-nos ordenado que consideremos 'uns aos outros'. Esta é a nota predominante do evangelho. A do mundo, é o eu." (Ellen G. White - Carta 98, 1902)

8 comentários:

  1. Na mesma linha de raciocínio do 1º argumento para não ir à igreja eu ainda acrescentaria o fato de que ela se tornou um verdadeiro covil de manipuladores, um instrumento de manipulação de massa nas mãos dos governantes do mundo.
    Muitos dos assuntos de interesse espiritual que são abordados na Bíblia e que deveriam ser discutidos e pregados na igreja para o desenvolvimento pleno da compreensão dos fiéis sobre o caráter de Deus são violentamente censurados apenas porque favoreceriam uma certa corrente político-ideológica. Em contrapartida, todo e qualquer programa de manipulação de massa que é diabolicamente elaborado por grupos poderosos do mundo para escravização das massas recebe o apoio e muitas vezes até a ajuda dos líderes religiosos. A mentira descarada e a manipulação política na igreja é pregada no púlpito como se fosse "palavra de Deus" - e ai de quem ousar questionar! A igreja mente descaradamente quando diz que é apolítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, entendo bem a sua visão, pois ela é bem parecida com a minha só que eu levo algo em consideração, o fato de que as igrejas não são todas iguais sem exceção de nenhuma, por exemplo a minha igreja, ela como em todas as igrejas é cheia de pessoas imperfeitas, pois todos o somos, porém buscamos fazer a vontade de Deus acima de tudo e o foco é a bíblia como nosso guia. Na minha igreja, os membros não têm sua fé explorada tirando dinheiro de nós membros,o assunto do dízimo nos o cumprimos como está na bíblica e ofertamos conforme o coração, mas deixo claro que não é uma obrigação é de cada um com Deus. Voltando ao assunto das igrejas, no meio dessas pessoas mesmo numa igreja onde é visto os ensinos da bíblia distorcidos e com a maioria apoiando, ainda podem haver pessoas sinceras que amam a Deus de todo o coração a ponto de por falta de comhecimento ou por falta de buscar mais e mais a Deus, elas estão em meio à esse grupo de pessoas que estão distorcendo as coisas que eu leio e com a ajuda do Espírito Santo eu compreendo. Lembre-se que no final dos tempos Deus terá um povo que não tem nome de religião nem nada e sim filhos de Deus, e eles estão por ai kk toda pessoa sincera que busca a Deus e busca fazer a sua vontade dentro do que sinceramente acredita, esse grupo de pessoas será chamado povo de Deus. E pra resumir eu gostaria que o senhor ou senhora, é minha forma de demonstrar respeito, buscasse conhecer a minha igreja: Igreja Adventista Do Sétimo Dia. Lembre-se todos somos pessoas imperfeitas, mas eu pude encontrar neles, que agora também sou eu, princípios que só vem da bíblia, irmãos estes onde a busca por Deus é primordial e a fé em Jesus e sua vinda é o que nos da ânimo pra continuar vivendo, pois o mundo ta muito difícil de viver se quiser ter uma vida correta e na presença de Deus. E Jesus só nao voltou ainda porque há pessoas que não conhecem a Deus, não conhece o plano de salvação através de Jesus, e ainda não decidiram inteligentemente aceitar ou não a Deus e meu objetivo aqui não é somente compartilhar minha opinião, mas sim que seja despertado o desejo de conhecer a Deus através de sua palavra, a bíblia somente, e quem sabe dar uma chance de ver se nós adventistas de fato somos um grupo de pessoas que segue o que a bíblia ensina ou busca aprender e se aproximar de Deus a cada dia mais até chegar aquele grande dia onde.. nossa eu vou chorar de tanta alegria quando Jesus voltar pra nos levar para o céu e conhecermos Jesus, os anjos que sempre estiveram com a gente, vai ser INCRÍVEL. Se você ou alguem que ler este comentário quiser conversar mais sobre isso ou quiser ajuda nesse negócio de bíblia e Deus e não entende muito e se interessou em mesmo que apenas conhecer um pouco, me adiciona no face, posso compartilhar minhas experiências com Deus e quem sabe possamos ter uma experiência nova com Deus ao falarmos DEle? Abração irmão ou irmã e nunca se esqueça, Jesus te ama e não é pouco não tá kk

      Excluir
    2. Na igreja(Adventista)que frequento nunca vi fazerem pregações de teor político.Se não se prega a verdade bíblica nos púlpitos de algumas igrejas adventistas,abandonar a fé não resolverá o problema.

      Excluir
    3. Amigo, eu entendo sua visão, pois eu tenho uma parecida com a sua, é verdade sim que há igrejas que distorcem muito senão tudo o que a bíblia ensina, prega e testifica sobre Deus. Me é muito triste ver que existem fiéis sendo enganadas e explorados na área financeira e ver o quão claro a bíblia fala sobre isso, porém não são todas as igrejas que distorcem os ensinos da bíblia e engana o povo de Deus. Há sim muito joio, pessoas que não servem a Deus de coração e não o busca verdadeiramente, mas na minha igreja não é assim, é claro que as igrejas são cheias de pessoas imperfeitas porque todos somos imperfeitos, mas do que eu vi na igreja que hoje eu faço parte, provaria ao senhor ou à senhora que a Igreja Adventista Do Sétimo Dia é diferente da generalização das igrejas que aqui foi posto por ti, eu vi e vejo neles uma vontade de se aproximar de Deus através da bíblia de forma a ser quase impossível ou impossível mesmo de que alguem seja enganado, pois há o estudo da bíblia, e o que se prega na igreja que frequento, está de acordo com a bíblia, pois eu também à estudo. Na minha igreja eu vejo pessoas que estão buscando melhorar enquanto se aproximam de Deus. O assunto do dízimo e oferta é tratado corretamente conforme a bíblia, e não há exploração, pois a final de contas isso vai ser cobrado individualmente por Deus caso cumpramos ou não, e o dinheiro é bem direcionado pelo que vi, em outras palavras o dinheiro é empregado da forma correta. Mas ainda há algo interessante que você falou indiretamente, pois seu enfoque foi a liderança da igreja, essas pessoas que estão nessas igrejas onde não se segue o que está na bíblia, há dentre elas pessoas fiéis de coração onde seguem a Deus sinceramente de acordo com sua consciência, essas pessoas estão por todas as igrejas e fora delas também , acredito eu que se todas elas lessem a bíblia e aprendessem o que realmente é uma igreja baseada na bíblia, aos meus olhos seria praticamente que igual a igreja que frequento. Eu desconheço o que tu possuis de conhecimento a respeito do que é ser adventista, mas vale a pena conhecer os fundamentos de nossa igreja. É muito bom ir à uma igreja onde você sabe que todos querem se aproximar cada vez mais de Deus. Bem eu sempre sou sincero mais em ênfase eu digo que fui sincero em tudo o que eu disse aqui, e hoje eu busco a Deus de coração e sinto paz. Se quiseres conversar mais sobre isso ou se você que leu e continua a ler isso aqui e quiser conversar sobre isso e outras coisas, nós podemos kk é so me adicionar no face ou me passa o seu whats que podemos buscar a Deus juntos, falar sobre nossas experiências e quem sabe um amizade pra eternidade k . Forte abraço! E não se esqueça Jesus te ama e não é pouco! Meu face é Rodrigo Andrade Neves, até o então sou o rapaz ao lado de uma garota que no caso é minha mana. Bye!

      Excluir
  2. E o mundo... Não é exatamente isso também? O lugar onde você se encontra com Deus não deveria ser o melhor? É sério que você baseia sua escolha nos seres humanos???

    Reveja seus conceitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é o melhor, eu baseio minha escolha em minhas experiências com Deus em contraste com o que eu vi nesse mundo tanto por vivência como por ver em pessoas que eu amo,mas estavam longe de Deus, estar perto de Deus é o único lugar onde a paz é plena,e eu digo isso,pois ja me desviei de Deus, e estar com Deus e ter a consciência limpa perante ele de fato traz paz ao coração e a mente. Paz essa eu encontrei em Jesus.

      Excluir
  3. Desistir é mais fácil que lutar. Hoje vivemos numa sociedade de fracos.

    ResponderExcluir
  4. Bom senso sempre. No caso de se estar doente, é importante se ausentar até por uma questão epidemiológica. Um irmão que tenha a gripe, por exemplo, deve se ausentar do culto uma vez que, indo, espalhará patógenos através da tosse e do espirro, possivelmente fazendo com que outros membros contraiam a doença. Outras condições corriqueiras, a meu ver, também contraindicam o congregar. Por exemplo, um irmão ou irmã em crise importante de migrânea não deveria ser obrigado a se expor a ruídos altos e luz forte como num templo, pelo contrário, deve permanecer em casa em uso de medicação correta.

    ResponderExcluir