terça-feira, 1 de agosto de 2017

5 razões pelas quais adolescentes precisam de Teologia

O mundo pode ser muito confuso para os adolescentes. Estamos crescendo em um contexto de mudança moral, em que os desafios mais urgentes e os críticos culturais em destaque estão sempre mudando e em conflito. Nós vemos escândalos, terrorismo, Trump, nova ética sexual e intensas tenções raciais. Então, pensamos: o que devo pensar sobre tudo isso?

A sociedade secular dá suas respostas, que nunca são compatíveis com cosmovisão cristã.

Eu vejo uma melhor ferramenta para encontrar respostas para as perguntas dos cristãos adolescentes, como eu: teologia.

Por que teologia para adolescentes?
Tenho certeza que você sabe o que teologia é. Mas, às vezes, as pessoas têm visões obscurecidas de algumas palavras por causa de experiências passadas. Quero que saiba que estou falando da mais simples definição de teologia: o estudo sobre Deus.

Como seguidora de Jesus, eu acredito que estudar o caráter de Deus é o que os adolescentes precisam para encararmos nosso terrível e complicado mundo. Isso é o que nos dará esperança para lidarmos com nosso futuro, tendo um firme comprometimento com a verdade de Deus.

Deixe-me explicar como a teologia responde nossas grandes questões e vai ao encontro de nossas maiores necessidades. Claro, isso será apenas um breve começo, mas já é o primeiro passo.

1. Estudar a justiça de Deus nos equipa para fazermos o que é certo
Na Palavra de Deus, nós descobrimos que Deus odeia o mal (Zacarias 8:16-17) e ama a verdade. Ele se importa com os oprimidos e desamparados. Ele valoriza todas as vidas.

Saber do caráter de Deus dá aos adolescentes a direção de como fazer justiça também. Faz com que nós lutemos pelos oprimidos e sem voz, e falemos contra a injustiça que vemos. Mostra a importância de nos colocarmos sob as autoridades levantadas por Deus – nossos pais, pastores, professores e governantes. E isso alimenta nossa obediência à palavra de Deus, como padrão último de justiça.

2. Estudar o amor de Deus nos dá a base para nossos relacionamentos
Deus ama seu povo incondicionalmente (Neemias 1:5; João 16:27). Ele não demonstra favoritismo, e Seu amor nunca é egoísta. Nem pode ser parado e não se esgota, pois ele é imerecido.

Conhecer o caráter de Deus compele os adolescentes a amarem ao próximo, por causa do amor de Deus por nós. Ele nos compele a amarmos aqueles que são difíceis de serem amados – desde o Estado Islâmico aos que fazem bullying na escola -, mesmo que odiando o pecado. Ele nos compele a lutar contra o racismo, sexismo e outros “ismos” que minam o valor inerente de todos os seres humanos. Ele nos compele a termos compaixão e misericórdia.

3. Estudar a santidade de Deus revela quem nós somos e qual é o nosso propósito
Uma vez que Ele é supremamente perfeito (2 Samuel 22:31), Deus odeia o pecado (Amós 6:8). Agarrar a beleza de Sua santidade, ajuda os adolescentes entenderem o nosso próprio pecado e a necessidade de estarmos constantemente lutando contra ele. Dá-nos uma perspectiva mais bíblica e realista do mundo. Ela nos leva a nos arrependermos de nossos pecados e a procurarmos prestar conta aos mais velhos e mais sábios. Ela também demonstra para nós como buscar ativamente a santidade – nas mídias sociais, na escola, no trabalho, com os pais e amigos e em todas as esferas da vida.

4. Estudar a soberania de Deus nos dá a resposta em meio à confusão cultural
Deus não é caótico, caprichoso e imprevisível; Ele está no perfeito controle do universo (Atos 2:23). Saber dos atributos de Deus, faz com quem os adolescentes não cresçam desanimados com o mundo. Quando a política parece sem esperança, quando os terroristas atacam ou quando tiramos uma nota injusta, nós adolescentes podemos nos contentar nessas circunstâncias, pois Deus reina. Quando perguntamos “Por que isso está acontecendo comigo?” ou “Será que Deus se importa com minha vida?”, Sua soberania é a nossa resposta. C.S. Lewis explicou bem isso:
“Agora eu sei, Senhor, porque não me respondes. És a própria resposta. Perante tua face, as dúvidas desaparecem. Haveria outra resposta que satisfizesse?”
5. Estudar a bondade de Deus nos conforta quando sofremos
Deus não é mal. Ele não é um estraga prazeres, brincando com nossas vidas, como em um cruel jogo de tabuleiro (Marcos 10:18). Ele é completamente bom, totalmente amável, e, sempre, faz o que é certo e o que é melhor para nós.

Conhecer o caráter de Deus dá aos adolescentes uma rocha firme para a fé, durante o sofrimento. Adolescentes podem ter paz sobre o futuro incerto. Podemos ter certeza da nossa salvação e combater as pressões que as dúvidas trazem. Podemos confiar em Deus em nossas confusões, problemas e falhas com uma segurança inabalável de sua bondade.

Ensina-nos o que precisamos
Eu tenho 18 anos. Estudei e fui ensinada sobre teologia durante toda a minha vida. Isso me forneceu algumas coisas: um rico relacionamento com Deus; um relacionamento mais forte e submisso com meus pais; um discernimento maior nos relacionamentos com meus amigos; uma abordagem mais edificante às mídias sociais; um desejo zeloso em fazer meu melhor na escola; uma cosmovisão bíblica; uma maior visão sobre o meu futuro; uma maior paixão por seguir a Deus, custe o que custar.

Eu quero essa vida para todos os adolescentes, e eu acredito que você também. Então, pais, pastores, líderes de mocidade, membros da igreja, por favor, ensinem teologia para nós. Mais do que qualquer coisa, nós precisamos conhecer a Deus. Ele é a resposta para as nossas dúvidas, a solução para nossos problemas, o único que merece nossa adoração e confiança.

Nós precisamos dEle, o que significa que precisamos ser ensinados sobre Ele.

O que significa que precisamos de teologia.

Jaquelle Crowe | Traduzido por Victor Bimbato | Reforma21.org | Original aqui

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo muito grato, estava procurando está informação para palestrar hoje no curso de Teologia, muito grato pelo conteúdo Angelo Repetto - https://cursoselivrosdeteologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai ser útil pra você, Davidson. Boa palestra!

      Excluir