quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Casal adventista usa arte como ferramenta para o evangelismo

Leah pertence a uma terceira geração de adventistas do sétimo dia, nascida na África do Sul. Quando tinha cinco anos, mudou-se para Portugal com os pais. É enfermeira formada e trabalha como coordenadora da Clínica Adventist Help, na Grécia, em um campo de refugiados. É também uma artista e tem usado seus talentos para levar avante a Grande Comissão dada por Jesus.

Hildebrando não nasceu em um lar adventista, mas conheceu a igreja através do Clube de Desbravadores que frequentava. Quando tinha oito anos, época em que seu pai faleceu, começou a participar de algumas das atividades dos Desbravadores e, com o tempo, sentiu o desejo de conhecer melhor a Jesus. Hilde viveu em um complexo de habitação social com sua mãe e seis irmãos mais novos. Ele é o único adventista na família, mas espera que algum dia seus queridos entreguem a vida a Cristo e se juntem a ele. Hilde estudou arquitetura e um dia sentiu o chamado para se tornar um missionário de tempo integral. Atualmente, é o coordenador para a Adventist Help na Grécia. Artista por profissão, Hilde acredita que deve usar seus talentos para proclamar a mensagem de Jesus usando todos os meios necessários para alcançar o maior número possível de pessoas.

Hilde e Leah se casaram em 2011. Ambos têm grandes talentos artísticos. Enquanto fazem o seu trabalho profissional, envolvidos no ministério da Adventist Help, também trabalham juntos utilizando seus talentos como artistas. Para eles, a arte pode ser uma poderosa ferramenta para o evangelismo.

Leah e Hilde estão profundamente envolvidos, tanto em nível regional como nacional, no ministério aos jovens, participando em diferentes atividades. No verão passado, por exemplo, ajudaram na realização do Camporee Nacional, que reuniu aproximadamente 900 jovens, durante uma semana. Mais recentemente, o casal esteve envolvido num projeto de intervenção urbana e de interação social, pintando um mural em Lisboa, Portugal, no maior complexo habitacional social de toda a Península Ibérica. Eles tiveram a oportunidade de criar uma grande pintura em uma parede de 16 metros de altura. Essa pintura de parede inclui a frase: “Se você conhecer a Verdade, ela o libertará!” Durante a pintura do mural, eles dedicaram tempo para compartilhar Jesus e o que Ele significa para eles. “Essa forma de testemunho”, Leah e Hilde estão convencidos, “ajuda a compartilhar a mensagem com muitas pessoas que de outra forma jamais ouviriam falar de Jesus.”

Como surgiu a ideia de usar a arte no evangelismo?
 
Iniciativa Evangelística para as 
Grandes Cidades, 2014, em Portugal
Sempre estivemos ligados às artes, explorando vários materiais e testando as mais diversas técnicas de criatividade e experimentação. Com o tempo, começamos a pensar em como usar nossos talentos para servir a Deus e à Sua igreja. Aos poucos, começamos a explorar algumas de nossas técnicas artísticas, tentando incorporar outras atividades, principalmente em eventos juvenis. E então, um dia, ao ler O Grande Conflito, de Ellen G. White, encontramos o seguinte texto: “Por esse tempo, chegaram a Praga dois estrangeiros da Inglaterra […]. Sendo artistas, bem como pregadores, prosseguiam pondo em prática a sua habilidade. Em local franqueado ao público, pintaram dois quadros. Um representava a entrada de Cristo em Jerusalém, “manso, e assentado sobre uma jumenta” (Mateus 21:5), e seguido de Seus discípulos, descalços e com trajes gastos pelas viagens. O outro estampava uma procissão pontifical: o papa adornado com ricas vestes e tríplice coroa, montando cavalo magnificamente adornado, precedido de trombeteiros e seguido pelos cardeais e prelados em deslumbrante pompa.

Iniciativa Evangelística para as 
Grandes Cidades, 2014, em Portugal
Ali estava um sermão que prendeu a atenção de todas as classes. Multidões vieram contemplar os desenhos. Ninguém deixara de compreender a moral, e muitos ficaram profundamente impressionados pelo contraste entre a mansidão e humildade de Cristo, o Mestre, e o orgulho e arrogância do papa, Seu servo professo. Houve grande comoção em Praga, e os estrangeiros, depois de algum tempo, acharam necessário partir, para sua própria segurança. Mas a lição que haviam ensinado não ficou esquecida.” (O Grande Conflito, pp. 99 e 100)

Esse texto mudou nossa perspectiva sobre como usar nossos dons artísticos para Deus e usar a arte como um meio de espalhar a Palavra.

Vocês começaram a trabalhar em algum projeto específico?

Sim, o texto que acabamos de compartilhar, de O Grande Conflito, nos inspirou a desenvolver um projeto que chamamos de “GO!” ou “Gospel Option!” (A Opção do Evangelho!). E isso é basicamente o que estamos fazendo e explorando hoje no campo do evangelismo criativo e urbano.

O que é “GO”! ou “Gospel Option!”?

"Você na Missão", Congreso patrocinado 
pela Associação Sul da Alemanha, 2015
Em essência, significa usar os talentos que nos foram dados por Deus de forma criativa, com o objetivo de compartilhar a mensagem de esperança com todos aqueles que não O conhecem. Tentamos traduzir o evangelho em uma linguagem que pode ser entendida por nossa cultura contemporânea, aqui e agora, sem comprometer a mensagem. Jesus fez uso criativo das parábolas, e devemos seguir Seu exemplo para que as pessoas possam entender a mensagem que queremos compartilhar com elas.

Testemunhar por meio da arte nos permite mostrar, explorar, desenvolver e criar oportunidades para chegar a lugares que de outra forma nunca poderíamos alcançar. As pessoas precisam ter a oportunidade de conhecer o evangelho para que venham a adotá-lo e torná-lo parte de sua vida, vivendo-o todos os dias. “GO!” implica usar os talentos que emprestamos do Senhor, para a glória e honra dAquele que nos outorgou todos esses talentos, em primeiro lugar

O que vocês pretendem alcançar com o “Gospel Option”?

"Você na Missão", Congreso patrocinado 
pela Associação Sul da Alemanha, 2015
Nosso principal objetivo é compartilhar o evangelho por meio da arte. Esse tipo de evangelismo é criativo, urbano e pessoal. Nesse evangelismo, usamos imagens: vídeo, fotografia, pinturas, etc., como um meio poderoso, eficiente e eficaz para compartilhar o evangelho onde quer que estejamos. Queremos usar todos os recursos a nossa disposição para alcançar aqueles que ainda não conhecem a Deus ou que têm conceitos errôneos sobre Seu plano redentor. Em breve, esperamos ter uma plataforma online para alcançar um público mais amplo.

Que tipo de feedback vocês receberam até agora?

Embora sempre haja alguém um tanto desconfiado, as reações em geral têm sido positivas. Geralmente, os jovens são mais curiosos e positivos. Eles querem saber como teve início a nossa missão através da arte, o que fazemos, como fazemos e como podem nos ajudar e participar. A última reação é talvez a mais orientada para os resultados, pois indica o desejo de se envolver na missão.

Contem-nos sobre suas iniciativas evangelísticas.

"Você na Missão", Congreso patrocinado 
pela Associação Sul da Alemanha, 2015
Antes de assumirmos a nossa missão atual na Grécia, fomos coordenadores de evangelismo para o Amazing Facts Centre of Evangelism-Europe (AFCOE-Europa). Foi uma grande bênção. Estivemos envolvidos com todos os tipos de atividades juvenis, especialmente com os Desbravadores, e apoiamos a igreja em várias atividades e programas, tais como:

A Iniciativa Evangelística às Grandes Cidades, na Cidade do Porto, Portugal, em 2014. O nosso envolvimento começou já antes da campanha, anunciando os encontros, com a pintura em uma lona de 9x12 metros na autoestrada. Assim que as reuniões começaram e durante os preparativos antes das reuniões, colocávamos pinturas de lona diariamente à entrada da igreja, relacionadas ao tema do dia. No último dia, uma grande pintura foi colocada para ilustrar a Segunda Vinda de Cristo.

O Congresso “Juventude em Missão”, patrocinado pela Associação Sul da Alemanha, em 2015, contou com um quebra-cabeça gigante, pintado pelos jovens presentes ao evento, e mais tarde foi usado para publicidade.

E sobre suas atividades atuais?

Pintura em mural, criada 
pelo projeto "Nossa [p]ARTE"
Como parte do nosso trabalho com a AFCOE-Europa, tivemos que usar a nossa criatividade para desenvolver programas de interação com a comunidade, que envolvessem os jovens, motivando-os a pensar livremente, a deixar sua zona de conforto e a utilizar os seus vários talentos. Em nosso trabalho atual com os refugiados, temos que ser criativos e sensíveis na maneira como os abordamos. Participamos também de várias iniciativas públicas de criação artística. Preparamos algumas exposições e trabalhamos como artistas plásticos freelancers. Também criamos um projeto chamado "Nossa [p]ARTE", que foi desenvolvido para interagir com as comunidades que estamos tentando alcançar. Oferecemos workshops, ensinamos o básico em artes e então criamos uma pintura mural com a participação dos jovens dessas comunidades. Uma das organizações com as quais trabalhamos é a ADRA Portugal. Preparamos 45 pinturas, utilizando imagens de projetos desenvolvidos e apoiados pela entidade. O lucro obtido com essas pinturas vai ajudar a ADRA Portugal em suas atividades.

Estamos envolvidos também em um projeto denominado “What’s the Difference?”, que envolve jovens artistas, com a utilização de várias técnicas para retratar a diferença entre uma vida com Deus e uma vida sem Ele. Exploramos diferentes tópicos e publicamos diferentes ilustrações em um blog e em uma página do Facebook.

Grandes e variadas oportunidades nos atraem, e somos desafiados repetidamente a usar os talentos que temos para encorajar os jovens a fazerem o mesmo sob a perspectiva da missão. Como Ellen White nos diz, “o Senhor tem um lugar para cada um em Seu grande plano. Talentos não necessários não são concedidos. A cada homem Deus dá talentos que devem ser desenvolvidos de acordo com as diferentes habilidades por Ele concedidas. Caso o talento seja pequeno, Deus tem um lugar para ele; e esse talento, se usado, fará precisamente a obra para que Deus o destinou”. (Beneficência Social, pp. 101 e 102)

Com base na experiência que têm, como vocês definiriam o evangelismo?

Fazemos uso das diversas abordagens nas artes para levar o evangelho a cada pessoa, cada raça, cada nação e a cada uma das classes sociais, dentro do que somos capazes de fazer. O evangelismo envolve tudo e a todos. O evangelismo significa sabermos nos identificar com cada pessoa, dentro de nosso próprio estado existencial. Ele leva em conta o exemplo de Jesus, que viveu entre nós, andou em nossas cidades, desceu por nossas estradas, experimentou nossas alegrias, sentiu nossa dor e compreendeu o nosso mundo. Significa construir pontes, bem como novos contatos entre nós e todos aqueles que ainda não conhecemos – aqueles que ainda não conhecem a verdade como é encontrada em Jesus!

O evangelismo não é uma opção. Não é um hobby ou algo que fazemos quando não há mais nada para fazer. Não é um meio para aliviar a nossa consciência. É um jeito de ser, uma maneira de viver neste mundo. Em síntese, é um estilo de vida! É a nossa forma de testemunhar, é a nossa missão!

Tiago Mendes Alves (via Diálogo Universitário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário