terça-feira, 14 de novembro de 2017

Como ser feio(a), segundo Salomão

Que Deus ama a beleza, isto é fato. A Bíblia é cheia de conselhos de como termos uma boa imagem. Gosto de ver como o conceito de Deus sobre a beleza é mais profundo e verdadeiro que o nosso. Mas hoje vamos descobrir como ser feio(a), e não bonito(a). Que proposta estranha, não é?

Sejam escandalosos
“Como joia de ouro no focinho de uma porca é a mulher formosa sem discrição” (Pv 11:22). 
Adoro esse verso, e acho até graça nele. Quando eu era adolescente e morava numa cidade bem pequena e pacata, nossa diversão do sábado à noite com os amigos era sentar num banquinho da praça pra bater papo (era muito bom). Lembro-me que quando a gente estava saindo de casa pra esse programinha, meu pai falava o seguinte pra mim e pra minha irmã:

— Meninas, não fiquem dando risada escandalosa lá, ?

Pode parecer estranho pra você, mas a gente entendia o que ele queria dizer. Meu pai gostava que a gente tivesse postura de princesa. Imaginar que as filhas estavam na praça rindo alto, chamando a atenção de todo mundo, o deixava incomodado. Sim, vale ser elegante e discreta até mesmo no jeito de falar e gargalhar. Isto vale para os homens também.

Mantenham a cara fechada
“O coração alegre aformoseia o rosto” (Pv 15:13). 
Então, podemos concluir que o coração amargurado “enfeiura” o rosto. Já vi tanta gente longe dos padrões modernos da beleza, mas muito bem resolvida no amor, tendo muitos amigos e sendo admirada por onde passa. Esse provérbio é bem literal, além de poético. Pessoas sorridentes e de bem com a vida transmitem autoconfiança e beleza da forma mais natural possível.

Meninas, nada como ser bonita até em acampamento de igreja, acordando com a camiseta do Quebrando o Silêncio, sem chapinha nem nada. O melhor adorno de todos é um sorriso sincero e contagiante, mesmo que seja com prótese dentária ou aparelho ortodôntico. Não importa! Quem fica de mau humor e de cara fechada carrega na testa uma placa que diz: “Eu escolhi espantar”.

Sejam entediantes e sem vontade de viver
“A beleza dos jovens está na sua força” (Pv 20:29). 
Sabe aquele tipo de pessoa desanimada, sem força de vontade, sem garra nem determinação pra nada? Ela leva tédio e baixo astral por onde passa. É como se tivesse se “pintado de cinza” pra ser o mais sem graça possível. Quem convive com uma pessoa assim foge dela em cada oportunidade. Aposte na força que Deus lhe dá. Com Ele, você pode tudo! Grande parte da sua beleza está na sua força, disse Salomão.

Valorize e priorize sua “carcaça”, pois ela é tudo!
“A beleza é enganosa e a formosura é passageira, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada” (Pv 31:30). 
Já vimos que a felicidade está intimamente ligada à beleza, e a melhor forma de garantir a felicidade plena é sendo um com Cristo. Não importa quanta grana ou força de vontade você tenha. De qualquer forma, você vai enrugar, ficar com o cabelo sem viço e com o corpo menos esguio. Baseie sua autoestima e beleza em algo que o tempo não pode estragar nem tirar de você — assim será daqueles vovozinhos fofos que dá até vontade de guardar num potinho (com um furinho pra respirar, claro). Gracinhas à parte, que o tesouro da sua beleza esteja no Céu, guardado no coração de Deus, pois lá nada pode ser destruído.

Você conhece mais conselhos bíblicos sobre beleza? Deixe nos comentários.

Emanuelle Sales (via Imagem & Semelhança)
"A beleza natural consiste da simetria ou da harmoniosa proporção das partes, de uma para com outra; mas a beleza espiritual consiste na harmonia ou semelhança de nossa alma com Jesus. Isso tornará seu possuidor mais precioso que o ouro fino, mesmo o ouro de Ofir. A graça de Cristo é, de fato, adorno de incalculável preço. Eleva e enobrece seu possuidor, reflete raios de glória sobre outros, atraindo-os também para a fonte de luz e bênçãos." (Ellen G. White - Orientação da Criança, pp. 423 e 424)

Um comentário: