quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O que aconteceu com as pessoas que ressuscitaram quando Jesus morreu?

Mateus 27:51-53 nos diz que, por ocasião da morte de Jesus, “o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram”. Alguns mortos, como o filho da sunamita (2Rs 4:18-37), a filha de Jairo (Mt 9:23-26), o filho da viúva de Naim (Lc 7:11-17) e Lázaro (Jo 11:146), já haviam sido ressuscitados antes da morte e ressurreição de Jesus. Estes, porém, não foram glorificados e nem receberam o dom da imortalidade ao serem ressuscitados.

Cristo mesmo havia declarado ser Ele “a ressurreição e a vida” (Jo 11:25; 10:17 e 18) e ter poder para conceder a “vida eterna” a todos quantos nEle cressem (Jo 3:14-16; 5:24-29; 17:2). O poder de Cristo sobre a morte evidenciou-se não apenas em Sua própria ressurreição, como “as primícias dos que dormem” (1Co 15:20 e 23), mas também na ressurreição de um grupo de “santos” que ressuscitou com Ele (Mt 27:51-53). Os líderes judeus haviam subornado os guardas para negarem a ressurreição de Jesus (Mt 28:11-15), mas esses santos ressuscitados “entraram” em Jerusalém “e apareceram a muitos” (Mt 27:53) como testemunhas autênticas da ressurreição de Cristo e do Seu poder sobre a morte (ver Ap 1:18).

O texto bíblico não entra em detalhes a respeito do futuro daqueles que ressuscitaram com Jesus. Mas, se considerados como os “primeiros frutos” (ver Êx 23:16; 34:22 e 26; Lv 23:9-14) da grande messe de salvos que ressuscitarão incorruptíveis por ocasião da segunda vinda de Cristo (1Co 15:51-55), então eles só podem ter sido ressuscitados também incorruptíveis para receber o galardão da vida eterna. Em seu comentário sobre Mateus 27:53, Jamieson, Fausset e Brown declaram que “esta foi uma ressurreição uma vez por todas, para a vida eterna; e, desta forma, não existe lugar para dúvidas de que eles foram para a glória com o seu Senhor, como esplêndidos troféus da Sua vitória sobre a morte” (Commentary on the Whole Bible, Grand Rapids, MI: Zondervan, 1961, p. 948). 

Alberto R. Timm (via Centro White) (Ilustração: Litografia de Currier & Ives -1849)

Nota: A respeito deste evento, Ellen G. White escreveu:
“Quando Jesus, suspenso na cruz, clamou: ‘Está consumado’ (João 19:30), as pedras se partiram, a terra tremeu e algumas das sepulturas se abriram. Quando Ele surgiu, vitorioso sobre a morte e o túmulo, enquanto a terra vacilava e a glória do Céu resplandecia em redor do local sagrado, muitos dos justos mortos, obedientes à Sua chamada, saíram como testemunhas de que Ele ressurgira. Aqueles favorecidos santos ressurgidos saíram glorificados. Eram escolhidos e santos de todos os tempos, desde a criação até os dias de Cristo. Assim, enquanto os líderes judeus procuravam esconder o fato da ressurreição de Cristo, Deus preferiu suscitar do túmulo, um grupo a fim de testificar que Jesus ressuscitara e declarar Sua glória. […] Aqueles que saíram após a ressurreição de Jesus, apareceram a muitos, contando-lhes que o sacrifício pelo homem estava completo, e que Jesus, a quem os judeus crucificaram, ressuscitara dos mortos; e, em prova de suas palavras, declaravam: ‘Ressuscitamos com Ele.’ Davam testemunho de que fora pelo Seu grande poder que tinham sido chamados de suas sepulturas. Apesar dos boatos mentirosos que circularam, a ressurreição de Cristo não pôde ser escondida por Satanás, seus anjos, ou pelos principais dos sacerdotes; pois aquele grupo santo, retirado de seus túmulos, espalhou a maravilhosa e alegre nova; Jesus também Se mostrou aos discípulos tristes e com coração despedaçado, afugentando-lhes os temores e dando-lhes satisfação e alegria. […] Depois que Jesus abençoou os discípulos [na ascensão], separou-Se deles e foi recebido em cima. E, ao subir, a multidão de cativos que ressuscitara por ocasião de Sua ressurreição, seguiu-O. Uma multidão do exército celestial estava no cortejo, enquanto no Céu uma inumerável multidão de anjos aguardava a Sua chegada." (Primeiros Escritos, p. 184, 185 e 190)

17 comentários:

  1. Será verdade que tudo isso aconteceu, ou é mais um propagandismo da igreja católica pra ganhar o poder mundial? Sei nao heimmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A igreja católica n tem nada haver com isso.. as escrituras bíblicas são muito mais antigas que a igreja católica.. tanto que a versão Católica da Bíblia teve que alterar vários textos para se adequar com as vontades da mesma.. a bíblia original condena muitos das práticas católicas.

      Excluir
    2. Amigo, é algo bíblico. Pode conferir todas as passagens descritas no artigo. E ele não é um escritor católico. Ele é adventista do sétimo dia. No final cita uma grande escritora defensora da fé cristã. A Ellen G. White.

      Excluir
    3. Esta página não é uma página católica nem muito menos apoia adoração de santos-humanos. Os acontecimentos que aí estão relatados são da Bíblia e está lá pra qualquer que quiser ver. Está apenas testificando sobre a ressurreição de alguns que serviram apenas para que saíssem e dissessem que só o sacrifício de Jesus foi suficiente.

      Excluir
  2. Ellen White nada tinha com a igreja católica e em suas revelações vindas de Deus, sem influências de seres humanos ou instituições religiosas afirmou que esses "santos" acompanharam Jesus em sua ascensão ao céu e estão com ele nesse momento. Eu creio.

    ResponderExcluir
  3. Não compreendi ao certo seu comentário meu amável irmão. Mas o post não está relacionados aos nossos irmãos da igreja católica.

    ResponderExcluir
  4. Nando Silva...vc nao gostaria de estar com este grupo caso isto fosse verdade? Acreditamos em tanto coisa que nao faz sentidoo nesta vida, por que não acreditar nisto?

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post parabéns, eu estava com dúvida a respeito destes que ressuscitaram com Jesus, agora está bem claro
    Abraço Sandalo Maia

    ResponderExcluir
  6. Então esses que resuscistaram com Jesus , foram para o Céu com ele ?

    ResponderExcluir
  7. Não entendi nada desse comentário do "propagandismo". Só sei que quanto mais perto de Cristo a mente fica mais saudável e sabe discernir melhor.

    ResponderExcluir
  8. A ressurreição destes que estavam mortos se deu apenas no momento da ressurreição de Cristo e não antes. Ao sair Ele dos grilhões da morte trouxe consigo estes santos que dormiram o sono da morte nEle!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Parabéns, me esclareceu essa dúvida!!!um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Com certeza foram para o céu, na terra que não ficariam...lugar de pecado.Outra coisa estas almas ressuscitada para provar aos que receberam o evangelho e não creram, será a mesma coisa com nos...estamos pregando quando Jesus voltar para levar os seus...a bíblia nos diz "todos olhos viram"...isso quer dizer, provar para todos que não creram no evangelho...

    ResponderExcluir
  11. A maior prova de que os santos que foram ressurretos foram capazes de ser restaurados pela graça e poder de Deus. Isso quer dizer que qualquer um de nós podemos tb alcançar e ser salvos.

    ResponderExcluir
  12. Esses fazem parte dia 24 anciões de apocalipse é vc as primícias o molho

    ResponderExcluir