quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Não há futuro no passado

Se olhar demais para trás, logo estará andando naquela direção. Mike Murdock aconselhou: "Pare de olhar para onde esteve e comece a olhar para onde pode estar." O seu destino e chamado na vida é sempre para frente, nunca para trás. Katherine Mansfield sugeriu: "Tenha como regra de vida jamais se lamentar e nunca olhe para trás. Lamentar-se é um terrível desperdício de energia que nada pode produzir de bom. Só e bom para que nos afundemos ainda mais." 

Ellen G. White, em A Ciência do Bom Viver, p. 515, disse: "Quaisquer que tenham sido os erros ou insucessos do passado, podemos, com o auxílio de Deus, levantar-nos acima deles." Considere as palavras do apóstolo Paulo: "Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14). Existe uma propensão maior para cometermos erros quando agimos com base apenas em experiências passadas. Não podemos ter pensamentos alegres acerca do futuro enquanto alimentamos as tristezas do passado.

Certa vez, um fazendeiro contou que a sua mula tinha sempre um pé atrás quanto a seguir em frente — isso é verdade com relação a muitas pessoas hoje em dia. Você mantém um pé atrás quando precisa avançar? Como mencionou Phillip Raskin: "Aquele que desperdiça o hoje lamentando o ontem desperdiçará o amanhã lamentando o hoje." Deixe os "bons tempos" definitivamente para trás.

O passado sempre será o que já foi um dia. Pare de tentar mudá-lo. O seu futuro contém muito mais felicidade do que qualquer passado de que você possa se lembrar. Creia que o melhor ainda está por vir. 

"Ninguém é tão rico a ponto de poder comprar seu passado de volta", declarou Oscar Wilde. Pense sobre o que comentou W. R. Ing: "Os eventos do passado podem, com certa dificuldade, ser classificados entre os que provavelmente nunca ocorreram, e os que não importam." Quanto mais se olha para trás, menos se avança. Thomas Jefferson estava certo ao proferir: "Gosto mais dos sonhos sobre o futuro do que da História." Muitos que "já se foram" vivem da reputação de sua reputação.

Hubert Humphrey pronunciou: "Acredite-me: os bons tempos nunca foram assim tão bons. Os verdadeiros bons tempos são hoje, e tempos melhores ainda virão amanhã. Ainda não entoamos nossas melhores canções." Em geral, quando estamos deprimidos, estamos vivendo no passado. Quer conhecer um segredo da estagnação em sua vida? Quando vive no passado às custas do futuro você pára de crescer e começa a definhar. Repare no que aconselha Eclesiastes 7:10: "Não diga: 'Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?'. Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta."

Concordo com o conselho de Laura Palmer: "Não desperdice o presente lamentando o passado em vez de construir uma memória para o futuro." David McNally disse: "O seu passado não pode ser modificado, entretanto você pode mudar o seu futuro através de suas atitudes no presente." Nunca permita que o passado ocupe todo o seu presente. Satchel Paige falou uma verdade: "Não olhe para trás; pode ter alguma coisa se aproximando de você." 

"Viver no passado é algo cansativo e solitário; olhar para trás pode dar torcicolo e levá-lo a esbarrar nas pessoas que estão no caminho contrário" (Edna Ferber). A primeira regra da felicidade é: evite pensar demais no passado. Não há nada tão distante quanto uma hora atrás. Charles Kettering acrescenta: "Você não conseguirá ter um futuro melhor se ficar o tempo todo pensando no passado." O seu passado jamais se igualará ao seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário