terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Como transformar um pensamento negativo em positivo?

O mundo pode ser dividido em dois: o daqueles que têm um pensamento cujo padrão geral os conduz a focar o que é positivo; e o dos que têm seu foco nos acontecimentos negativos. 

O mundo vai cair sobre sua cabeça se continuar com o pensamento “por que tudo vai mal para mim?”, em vez de “como posso mudar isso?”

Muitas pessoas não sabem que podem modificar o padrão negativo de pensar. Creem que aquele seu jeito de pensar é o único que podem ter. A verdade é que podemos desenvolver um modo melhor de pensar, com mais conteúdos saudáveis embutidos em nossos pensamentos. Também é verdade que não é fácil mudar a corrente dos pensamentos, porque habituamo-nos a tê-los num sentido (pessimista ou otimista, negativo ou positivo, sem esperança ou com ela, etc.) ao longo da vida. É importante compreender que muito do que sentimos depende do que pensamos, da nossa maneira de pensar e do que mais pensamos. Em parte nos tornamos aquilo em que mais pensamos.
“Mais precioso do que as barras de ouro de Ofir é o poder do pensamento positivo. Precisamos dar elevado valor ao controle correto de nossos pensamentos, pois tal controle nos prepara para trabalhar pelo Mestre. É necessário para a nossa paz e felicidade nesta vida que nossos pensamentos se centralizem em Cristo. Como o homem imagina em sua alma, assim ele é.” (Refletindo a Cristo, p. 300)
A informação não utilizada tende ao desaparecimento; em contrapartida, a que está mais presente na memória adquire maior força e influência sobre nossa conduta. Insira pensamentos positivos e permanentes em sua mente. Reforce-os com a repetição. Dê as boas-vindas a qualquer pensamento desejado que influencie sua conduta e suspenda todo aquele que lhe reforce o hábito de pensar de maneira negativa. 
"Como nós não pertencemos a nós mesmos, visto como fomos comprados por bom preço, é dever de todo que professa ser cristão, manter seus pensamentos sob o controle da razão e impor-se o dever de ser bem-humorado e feliz. Por amarga que seja a causa de sua tristeza, deve ele cultivar um espírito de repouso e quietude em Deus. O repouso que há em Cristo Jesus, a paz de Cristo, quão preciosa, quão salutar sua influência, quão calmante para o espírito opresso! Por escuras que sejam suas perspectivas, nutra ele um pensamento de boa esperança. Ao passo que coisa alguma se ganha pelo desânimo, muito por ele se perde. Ao passo que o bom ânimo e uma calma resignação e paz tornarão felizes e sadios os outros, ao mesmo tempo serão de maior benefício a si mesmo." (Mente, Caráter e Personalidade 2, p. 662)
Vejamos algumas dicas práticas para mudarmos nossa maneira de pensar:

1) Modifique seus pensamentos a partir de sua linguagem
Quando fala, você atua em duplo cenário: de um lado, transmite seus pensamentos aos demais; de outro, suas palavras se transformam em comunicação para si mesmo. 
“Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São essas coisas que contaminam o homem.” (Mateus 15:18-20)
"Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:20-21)
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.“ (Efésios 5:19)
Nossa percepção determina nossos pensamentos, que determinam nossa linguagem, que determinam nossas opções, que determinam nossa conduta (modo de agir), que determinam nossos resultados, que realimentam nossa percepção!
"A tristeza e o falar em coisas desagradáveis, é o mesmo que animar cenas desagradáveis, trazendo sobre si o efeito ruim. Deus quer que esqueçamos tudo isso - não olhar para baixo mas para cima, para cima!" (Carta 1, 1883)
 2. Circule em um ambiente positivo - Crie um ambiente de fé 
- Transforme-se no anjo das boas notícias. Não divulgue episódios negativos e repita muitas vezes fatos positivos! 
- Fuja do grupo de pessoas cuja principal função é propagar más notícias.
- Selecione amizades que tragam alguma “contribuição” a seus propósitos. Cada um é responsável pelo ambiente e pelas pessoas que o cercam. 
- Cuidado com as notícias que chegam aos seus ouvidos. 
- Não acompanhe pormenores de notícias violentas e desalentadoras. 
- Informe-se, mas sem excesso.
"Devemos fazer todo o possível para nos colocarmos, e a nossos filhos, em posição onde não vejamos a iniquidade que é praticada no mundo. Devemos guardar cuidadosamente nossa habilidade de ver e ouvir, para que essas coisas más não entrem em nossa mente. Quando os jornais chegam em casa, quase desejo escondê-los, para que as coisas ridículas e sensacionalistas não sejam vistas. Parece que o inimigo é responsável por muitas coisas que aparecem nos jornais. Todo mal que pode ser encontrado é descoberto e desnudado perante o mundo. [...] Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás, devem guardar bem as vias de acesso à mente; devem-se esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo possa sugerir. O coração deve ser fielmente guardado, pois de outra maneira os males externos despertarão os internos, e a mente vagará em trevas." (Fundamentos do Lar Cristão, p. 133)
"O que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue, e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas." (Isaías 33:15, 16)
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)
"Precisamos de um constante senso do enobrecedor poder dos pensamentos puros, e da danosa influência dos pensamentos maus. Ponhamos nossos pensamentos em coisas santas. Sejam eles puros e verdadeiros, pois a única segurança para qualquer pessoa é o pensar correto. Devemos usar todos os meios que Deus pôs ao nosso alcance, para o governo e o cultivo de nossos pensamentos. Devemos pôr a mente em harmonia com a mente divina. Sua verdade nos santificará, corpo, alma e espírito." (Carta 123, 1904)
3. Mude o tema da conversa 
- Controle rigorosamente seu modo de se referir ao cotidiano (ex. reclamar do trânsito). Qual é a utilidade desses comentários? Eles auxiliam na resolução de situações, ou antes, exercem uma influência negativa sobre você e os demais ouvintes? 
- Não dirija insultos a si mesmo, nem a outros e nem às instituições.
 - Inicie a mudança por si mesmo e ela se projetará nos demais. 
"As palavras e o caráter de Cristo devem ser muitas vezes o assunto de nossos pensamentos e nossa conversação, e cada dia se deve dedicar algum tempo a uma devota meditação sobre esses temas sagrados." (Review and Herald, 3 de maio de 1881)
"Ninguém senão vós mesmos podereis dominar vossos pensamentos. Na luta para alcançar a mais elevada norma, o êxito ou o fracasso depende muito do caráter, e da maneira por que são disciplinados os pensamentos. Caso estes estejam bem cingidos, como Deus determina que o sejam dia a dia, estarão nos temas que nos ajudarão no sentido de maior devotamento. Se os pensamentos são justos, então, em resultado, as palavras o serão também; as ações serão de natureza a trazerem alegria e conforto e serenidade a outros." (Nossa Alta Vocação, p. 112)
4. Renove sua mente pela Palavra de Deus 
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Transformar-se (mudar) pela renovação da nossa mente. Como? Substituindo a maneira de pensar de dúvida, incredulidade, ansiedade por fé e confiança.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1-2)
"Meditar na Palavra de Deus de dia e de noite. Por quê? Pelo fato de que a Palavra tem os subsídios que você precisa para mudar os seus padrões de pensamento." (Josué 1:8)
"Os misericordiosos alcançarão misericórdia, e os limpos de coração verão a Deus. Todo pensamento impuro contamina o coração, debilita as faculdades morais, e tende a extinguir as impressões do Espírito Santo. Além disso, obscurece a visão espiritual, de modo que os homens não possam contemplar a Deus. O Senhor pode perdoar, e perdoa o pecador arrependido; mas embora perdoado, sua mente fica prejudicada. Toda impureza no falar e no pensar precisa ser evitada por aquele que deseja ter um claro discernimento da verdade espiritual." (Refletindo a Cristo, p. 300)

Nenhum comentário:

Postar um comentário