segunda-feira, 5 de março de 2018

Guerra na Síria: 6 maneiras de ajudar efetivamente as vítimas

A guerra na Síria está envolta em motivações múltiplas, são guerras dentro de uma guerra, tem pautas políticas, outras religiosas, disputas territoriais, influências internacionais... condensa todos os conflitos sombrios que andam rondando o mundo ultimamente, inclusive no Brasil.

Dada essa complexidade, a paz torna-se cada vez mais utópica, embora crianças mutiladas, mulheres estupradas, fome, morte e humilhação de civis apontem sua urgência.

Orar é muito bonito, mas, galera, tem como fazer mais do que só aliviar nossa consciência com uma tag bacana de #PrayForSíria. O site da Revista Claudia reuniu 6 maneiras efetivas de ajudar as vítimas de Alepo. Escolha uma forma de se comprometer ativamente com uma ajuda humanitária proficiente. (Wellington Martins via facebook)

1. Ajude a Capacetes Brancos
Encabeçada pelo líder humanitário Raed Al-Saleh, esta organização é responsável por procurar e salvar vítimas em regiões controladas pelos rebeldes, inclusive em Aleppo. Até o presente momento, 10 mil feridos já foram resgatados durante o conflito. Integrantes também desempenham, além da retirada de pessoas de bombardeios e escombros, as tarefas de arrecadação de dinheiro para próteses e apoio psicológico aos familiares dos mortos. Saiba como doar visitando seu site oficial.

2. Ajude o Médicos Sem Fronteiras
A organização fornece suprimentos médicos para 158 hospitais localizados no leste de Alepo, uma das áreas mais atingidas pela guerra, e tenta manter 6 instalações médicas distribuídas na região norte do país. Pela intensificação dos conflitos, a maioria destas instituições não estão sendo capazes de atender todos os feridos. Por isso, as doações são fundamentais. Saiba como ajudar e leia sobre o trabalho na Síria.

3. Ajude o Comitê Internacional de Resgate
O IRC, como é conhecida, é responsável por assistir pessoas que estão fugindo de guerras ao redor do mundo, inclusive os refugiados sírios. Acesse o site oficial para doar.

4. Ajude a Salve As Crianças
Esta ONG é responsável por auxiliar crianças e seus familiares a fugirem dos conflitos que os afetam – tanto os que se mudam internamente, quanto aqueles que partem para outros países. Saiba mais sobre o trabalho dos voluntários e faça sua doação.

5. Ajude a Agência de Refugiados da ONU, a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope
Ser obrigado a deixar – às vezes sem absolutamente nenhuma perspectiva de mudança – sua casa é uma realidade recorrente para a maioria dos refugiados ao redor do mundo. A Agência de Refugiados da ONU é uma das responsáveis por fornecer educação e recursos essenciais para que esses pequenos retomem suas vidas em outro país. Outras organizações que unem esforços em prol da causa são a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope, a primeira presta assistência a refugiados da Jordânia e a segunda ajuda os refugiados a cruzarem o mar rumo à Europa em segurança.

6. Ajude o Movimento Internacional da Cruz Vermelha
A organização está auxiliando na retirada de civis feridos – entre eles mulheres e crianças – das regiões mais suscetíveis aos bombardeiros aéreos e ataques terrestres, principalmente em Alepo. Para que os resgates continuem, doe pelo site oficial.

Um comentário:

  1. Certo, vou ajudar, mas, gostaria de saber POR QUE apenas os caminhões da crescente puderam entrar durante a trégua ? POR QUE a Cruz Vermelha não pode entrar ? E qual a veracidade das fotos e vídeo publicados em que crianças são maquiadas para parecerem ter sido massacradas ?

    ResponderExcluir