sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O que fazer quando explode um escândalo no meio cristão?

No meio cristão volta e meia somos surpreendidos por um escândalo. Como nossa fé prega a santidade e o apego inegociável aos valores éticos, ficamos profundamente chocados quando tomamos conhecimento de falhas morais ou atitudes reprováveis de algum irmão ou irmã – seja de nosso círculo próximo de relacionamentos, seja alguém com mais notoriedade. É compreensível. O pecado nos choca, confronta, entristece, abate, revolta. Nessas horas, nosso senso de justiça nos leva a querer sangue, exigir punição dos pecadores, hereges e canalhas. A minha pergunta é: como exatamente devemos proceder quando explode um escândalo no meio cristão?

Pastores que falharam em sua santidade, irmãos que pecaram na sexualidade, líderes que desonraram pai e mãe, cristãos famosos que disseram ou fizeram algo estranho em público, bons pregadores que passaram a pregar heresias… a lista das causas de um escândalo entre nós é interminável. No centro de todas, uma única causa: pecado. Deus é santo e não tem parte com o pecado, é certo. Mas Deus também é gracioso e sua misericórdia dura para sempre. Diante dessa realidade, eis minha sugestão sobre como devemos nos posicionar diante de um escândalo:

1. Não tenha prazer no escândalo
Quedas morais, pecados e heresias são tragédias. São desastres. Não são motivo de piada. Devemos tratá-los como o horror que representam: com lamento, choro e profunda tristeza. O pecado jamais deve se tornar motivo para tricotadas, fofocadas, “você soube da última?” ou disse-me-disse. Não faça piada com o horror. Não se deleite na tragédia. Isso é papel do diabo.

2. Fale com Deus
Converse sobre o escândalo com as demais pessoas apenas o estritamente necessário. A pessoa com quem você deve conversar intensamente e longamente sobre o escândalo é o Senhor. O nome disso é oração. Portanto, ore a Deus, peça misericórdia sobre a vida dos envolvidos, clame por arrependimento e restauração. Ficar de tititi com as pessoas, pessoalmente ou nas redes sociais, não adianta absolutamente nada; orar adianta tudo.

3. Não conclua antes de saber de todos os fatos
Cansei de ver escândalos em que as pessoas criam mil conjecturas acerca do que houve sem saber direito as informações. “Ouviram falar” e, por causa disso, tomam comentários colhidos ao vento como verdades absolutas. Para emitir uma opinião, assumir uma postura, tomar lados, se posicionar, antes é preciso ter total conhecimento da situação. Nesse sentido, uma das virtudes do fruto do Espírito é essencial: a paciência. Espere. Não corra para emitir uma opinião. Deixe a verdade ser exposta totalmente e, só então, se posicione.

4. Olhe para os culpados com firmeza, mas com misericórdia
A ética de Cristo não é a da punição, é a da restauração. Como filhos de Deus, o desejo do nosso coração deve ser sempre ver os que erraram arrependidos e restaurados espiritualmente. Não queira mandar os hereges e os pecadores para o inferno, queira vê-los de lágrimas no pó e coração sinceramente compungido. Como embaixadores do reino daquele que veio para os doentes, devemos ser médicos da graça e não carrascos da desgraça. Uma vez que se comprove a culpa, seja movido por compaixão pela vida dos culpados, para que sejam resgatados do poço de trevas em que se enfiaram e que, se tiverem de arcar com as consequências humanas de seu pecado, que pelo menos sua alma seja salva.

5. Entenda que a disciplina dos culpados é necessária
Determinados tipos de escândalos vão gerar consequências no plano humano. Um pastor que adultera precisa ser afastado do cargo até que sua vida esteja restaurada. Um pregador que diz uma heresia precisa se retratar em público. Um líder que desonra pai e mãe tem de ser tratado fora dos púlpitos e cargos antes de continuar liderando. Uma pessoa qualquer que comete um crime deve ser punida de acordo com o que prevê o código penal, mesmo que esteja arrependida e tenha sido perdoada por Deus: há consequências no plano humano para nossos atos, e devemos enfrentá-las.

6. Olhe para as vítimas com compaixão
Esposas traídas, pessoas enganadas, ovelhas feridas… muitas pessoas ficam machucadas quando explode um escândalo. As vítimas devem ser abraçadas, devemos chorar com elas, conduzi-las a perdoar quem as machucou, amparar seu coração em frangalhos. Nunca se aproxime dos feridos para obter mais detalhes sobre o escândalo ou algo assim. O nosso papel é amar, sofrer com quem sofre e auxiliar na sua restauração física, emocional e espiritual.

7. Lembre-se dos seus próprios pecados
Jesus presenciou um escândalo. Mais do que isso: ele foi instigado a emitir um parecer sobre o escândalo. Afinal, uma mulher fora flagrada em adultério. Adúltera! Pecadora! Escandalosa! Opróbrio! Digna de apedrejamento aos olhos da Lei! Mas a resposta de Jesus aos que queriam apedrejá-la foi que cada um olhasse para si. Afinal, em maior ou menor intensidade, todos temos telhado de vidro. E isso Ele nos diz, hoje: olhe para si. Quando ocorre um escândalo, devemos agir com humildade, sem nos considerarmos megassantos, pessoas acima do bem e do mal. Mais do que jogar pedras, precisamos usar o escândalo alheio para ver como nós mesmos somos frágeis e passíveis de errar. Se há algo de positivo no escândalo é o alerta que ele lança sobre nós, para que, estando de pé, não caiamos. Vigie sempre.

8. Seja parte da solução e não do problema
Que tudo o que você pensar, falar ou fizer em relação ao escândalo seja para edificação das pessoas e para a glória de Deus. Fora disso, o melhor é não fazer nada, manter-se calado e ficar quieto.

Meu irmão, minha irmã, infelizmente sempre haverá escândalos entre nós, pois vivemos debaixo do pecado. Devemos saber como falar e agir no momento que isso acontecer, sempre com amor, graça e palavras temperadas, chorando com quem chora e pacificando. Nosso papel não é chutar quem está caído. Muito menos execrar vítimas. Exerça misericórdia. Busque a justiça, sim, mas que seja em amor e não com ira, vingança, ódio, destempero. Fale e faça aos outros como gostaria que falassem e fizessem a você se a queda fosse sua. E, acima de tudo, ore a Deus. Pois Ele é quem tudo sabe, quem exerce a perfeita justiça e quem governa a nossa vida como Justo juiz e Príncipe da paz. Como ordena a Palavra do Senhor: 
“Amados, nunca se vinguem; deixem que a ira de Deus se encarregue disso, pois assim dizem as Escrituras: ‘A vingança cabe a mim, eu lhes darei o troco, diz o Senhor’. Pelo contrário: ‘Se seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer; se estiver com sede, dê-lhe de beber. Ao fazer isso, amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele’. Não deixem que o mal os vença, mas vençam o mal praticando o bem.” (Romanos 12:19-21)
Paz a todos vocês que estão em Cristo,

Maurício Zágari (via Apenas)

Nota do blog: Deixo aqui mais dois singelos conselhos inspirados:
"Ao procurarmos corrigir os erros de um irmão, o Espírito de Cristo nos levará a resguardá-lo tanto quanto possível até das críticas dos próprios irmãos, quanto mais de censura do mundo incrédulo. Nós mesmos somos falíveis, e necessitamos da piedade e do perdão de Cristo, e da mesma maneira que desejamos que Ele nos trate, pede-nos que nos tratemos uns aos outros." (O Desejado de Todas as Nações, p. 312)
"Que revelações viriam aos homens se a cortina fosse aberta e vocês pudessem ver o resultado de seu trabalho ao lidar com os que erram e que necessitam do mais adequado tratamento para não serem desviados do caminho!" (Liderança Cristã, p. 62)

63 comentários:

  1. Respostas
    1. O texto popode ser bom, mas o momento é inoportuno.

      Excluir
    2. Nada a declarar! A conclusão final não será minha, o perdão ou condenação de atos humanos,não pertence a mim.Então o que dizer mediante a este episódio. Chico Anisio diria o seguinte : caladoooo.e é só isto que temos a fazer preservar a integridade de nossa imagem,����nossa igreja é composta de muitos membros e comportamentos,e precisamos continuar ganhando a confiança dos sedentos da verdade,então com amor.mudemos de assunto e continuemos nossa jornada de levar o evangelio e não a destruição. Fiquem com DEUS.

      Excluir
  2. Perfeito. Sábias palavras. Quem nunca errou, ainda bem que temos um Deus justo que nos ama incondicionalmente. É triste ver como as pessoas gostam de ver e compartilhar a desgraça alheia mas não vê o quanto isso prejudica a mensagem do evangelho ser pregada para que nosso Deus volte logo.

    ResponderExcluir
  3. Maior que o nosso pecado é a graça de Deus e desta devemos falar o tempo todo ...e nós sabemos que onde há arrependimto tem perdão ...Deus perdoa ..falemos disso.

    ResponderExcluir
  4. A misericórdia de Deus ultrapassa todos os limites do pecado e resgata e restaura o pecador.

    ResponderExcluir
  5. Quanta verdade! Deus sempre usou e sempre vai continuar usando os pecadores para pregar a Sua volta!! "Querido Deus,eu pesso nesta oração, cuida de nós ; para que não venhamos a see júizes de ninguém!! Pois porque esta papel pertence somente ao Teu Filho que morreu por todos os pecadores que O aceitar!! E é em nome de Jesus Cristo que eu peço. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Deus tenha misericórdia, cuidemos de tudo que falamos contra nossos irmãos que caem em pecado, que o senhor possa restaura los! Ótimo texto pra reflexão

    ResponderExcluir
  7. Deus nos ama e nos perdoa tem que se arrepender. .

    ResponderExcluir
  8. Como e confortante pensar nas misericórdia e na graça de nosso DEUS.
    Já errei também recebi pedras sem dó. Mas sobrevive. Me arrenpendi,recebi o perdão e a graça do Senhor me alçam sou.

    ResponderExcluir
  9. Jesus ja disse... Quem nunca pecou que atire a primeira pedra ..
    Oque temos que fazer como cristãos que somos é orar e ter pedir para Deus misericórdia pois pode acontecer com qlquer um de nós .. Vamos orar pela família do mundo todo...

    ResponderExcluir
  10. Excelente. Deus nos ajude a considerar esta exortação.

    ResponderExcluir
  11. Quem somos nós pra condenar alguém?somos passíveis dos mesmos erros,somos humanos.

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns pela maturidade crista que o texto diz. Divulgar baixaria e pecados dos outros não é sensato em nossas atitudes. Eu não gostaria ssae ouvir que todos estão comentando o meu pecado se fosse eu no lugar, então é bíblico não faça aos outros o que você não gostaria que fizesse a você. Basta orar, eis nossa função.

    ResponderExcluir
  13. A perfeição é um processo, só vamos concluir esse crescimento quando Jesus voltar!!todos, sem exceção,somos imperfeitos, ainda!

    ResponderExcluir
  14. Texto perfeito. O erro acontece quando a administração da igreja encobre os erros dos pastores. Ele é propenso de erro comi qualquer outra pessoa.

    ResponderExcluir
  15. O Eterno é misericordioso e se somos assim também que sejamos para glória do Eterno Pai.Diz a Palavra que quem não tem pecado que atire a primeira pedra...

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente muitos cristãos se aproveitam do momento e espalham o espírito da fofoca,triste realidade 😔

    ResponderExcluir
  17. Boa mensagem
    Temos que orar mais e buscar o Espirito santo , todo o momento

    ResponderExcluir
  18. Boa mensagem
    Temos que orar mais e buscar o Espirito santo , todo o momento

    ResponderExcluir
  19. Sempre ouvir toda a historia. Nunca pre-julgar por suposicao ou por ouvir outras pessoas falarem senao seremos nos a cometer o pecado.

    ResponderExcluir
  20. Deus é Deus e no céu teremos supresas do tamanho da misericórdia de Deus,deixe que a misericórdia de Deus te alcance neste momento

    ResponderExcluir
  21. Sempre importante entender e conhecet toda a historia. Nunca pre-julgar por suposicao, preconceito oupor ouvir as pessoas falarem. Senao seremos nos a cometer o pecado

    ResponderExcluir
  22. Deus é Deus e no céu teremos supresas do tamanho da misericórdia de Deus,deixe que a misericórdia de Deus te alcance neste momento

    ResponderExcluir
  23. Muito bom esse comentário.
    Devemos nos colocar na pele da pessoa que vai.
    E agir como Jesus sempre agiu...

    ResponderExcluir
  24. Nao existe neste mundo alguem q nao tenha pecado .jesus deu a maior licao de perdao qdo encontrou a mulher adultera e a perdoou .apenas disse vai nao peque mais para q nao aconteca coisa pior .o pecado e cruel deixa marcas e consequencias profundas sobre o pecador.mas Deus em sua misericordia nos perdoa e esquece e nao lembra mais dos nossos pecados.louvado seja Deus p seu perdao

    ResponderExcluir
  25. Acho isso tudo muito correto,devemos agir com o espírito cristão, só discordo quando usamos dois peso e duas medidas,e isso que ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  26. Texto muito maravilhoso e edificante.
    Deus seja louvado!
    Ele veio no momento certo.

    ResponderExcluir
  27. Comentário muito sábio. É assim que deve ser e ponto. Nada mais a se comentar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Todos somos trapos de imundícia e não nos cabe julgar, pois nosso juiz é Deus. Todos necessitamos da graça de Deus em nossa vida.
    Se arrepender sinceramente e buscar o Senhor Jesus é essencial para a nossa vida. Deixemos Deus ser Deus e nos consagremos todos os dias a Ele e Ele conduzirá nossa vida.

    ResponderExcluir
  29. Todos somos trapos de imundícia e não nos cabe julgar, pois nosso juiz é Deus. Todos necessitamos da graça de Deus em nossa vida.
    Se arrepender sinceramente e buscar o Senhor Jesus é essencial para a nossa vida. Deixemos Deus ser Deus e nos consagremos todos os dias a Ele e Ele conduzirá nossa vida.

    ResponderExcluir
  30. Quem nunca pegou que atire a primeira pedra.o que mim conforta é que o senhor não nos olha como o ser humano olha.Ele é missericordioso ,abundante em amor.

    ResponderExcluir
  31. Sábias orientações, nos ajuda a lidar com situações que possam fugir do controle.
    Vê a cada cada caso com mais cautela.

    ResponderExcluir
  32. Sábias orientações, nos ajuda a lidar com situações que possam fugir do controle.
    Vê a cada cada caso com mais cautela.

    ResponderExcluir
  33. Diante tais fatos, impossível não sentir tristeza e profundo pesar! Mas se nós irmaos,humanos, pecadores e mortais nos sentimos assim...quanto mais o Nosso Pai, Criador, Perdoador e Redentor! Realmente só temos a orar e pedir misericórdia para nós e nosso próximo!

    ResponderExcluir
  34. Gostei do texto,mas se o próprio pecador espalhou o erro por contra própria? A administração deveria tomar providências o quanto antes e não jogar embaixo do tapete como se uma promoção fosse resolver o problema do pecado

    ResponderExcluir
  35. Eu penso que devemos agir com amor, assim como já fui cortado do rol de membros uma vez por conta da nossa organização e manual que não nos deixa dúvidas quanto a disciplina eclesiastica.
    Aceitei a disciplina imposta e hoje estou de volta.
    Não adianta querer tapar o sol com a peneira.
    O pecador tem que aceitar com amor a disciplina que a igreja tem por obrigação impor seja lá com quem for.
    Somente dessa forma todos verão a força de nossa organização e a visão geral de imparcialifade, seja comquem for e em qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  36. Ok com amor Moisés da IASD CENTRAL DE ARUJA

    ResponderExcluir
  37. Novembro 2018...qto maior o brilho, das .estrelas...maior sua luminosidade,...mas, lembramos que todos sem exceção..levarão e carecem da glória gl Deus.

    ResponderExcluir
  38. Todos somos pessiveis de erros, todos temos pecados diferentes uns dos outros mas todos pecados , tenho orando para que O Senhor continue manifestando Sua misericórdia sobre todos.

    ResponderExcluir
  39. Estou de luto, sensação de vazio, sentimento de perda.Não tenho mais minhas mensagens de conforto de todas as manhãs. outro não é a mesma coisa.amo essas mensagens, muitas vezes ouvia chorando. Estou muito triste. Todos nós cometemos erros, não é justo condena-los dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu? Estou lendo os comentários, mas não estou entendendo. Tem a ver com o Ivan Saraiva?

      Excluir
    2. Ainda que nossos irmãos caiam, devemos ama-los e amparar los, esse é o momento de mostrar amor e compaixão como família.

      Excluir
  40. "AS VEZES A OVELHA PERDIDA NÃO VOLTA PRA IGREJA COM MEDO DO OLHAR DE DESPREZO DAS 99"

    ResponderExcluir
  41. Sempre foram minhas mensagens preferidas..Muito triste, Não temos o direito de condena-los,acusá-los dessa forma nas redes sociais, somos todos pecadores e necessitamos da misericórdia de Deus. A tendência do ser humano e levantar o dedo e acusar o outro de um erro que muitas vezes ele mesmo está cometendo,o único juiz aqui é Deus, e para ele não existe pecado e pecadinho, Todos nós somos pecadores. Meu repúdio a essas pessoas que vem no Youtube e nas redes sociais falando mal e acusando.

    ResponderExcluir
  42. Quem não tem pecado, ou nunca pecou que atire a primeira pedra.
    Como Maria Madalena, Davi,
    Devemos orar. Todos somos alvos do inimigo e Satanás fará tudo para escandalizar os filhos de DEUS.
    Oração continua para quem pecou e para quem não pecou, para que não caía também. Deus abençoe nós todos.

    ResponderExcluir
  43. O amor de Deus alcança a todos. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Como Maria Madalena, Davi, ...
    Deus em nós e por nós. Sempre.

    ResponderExcluir
  44. O texto e maravilhoso e oportuno! Louvado seja Deus pela sua Graca e Misericordias!!

    ResponderExcluir
  45. Palavras sábias ditas no tempo certo. Não cabe a nós julgar pois estamos na mesma condição de pecador,mas orar e vigiar isso sim é o nosso dever como cristãos.

    ResponderExcluir
  46. Estamos fazendo o trabalho do inimigo, em propagar os pecados dos outros, quando Davi foi descoberto pelo profeta Natã, Deus deu a Davi três opções, e ele achou por melhor ser corrigido pelo Senhor, Pois o Senhor usa de sua disciplina com misericórdia, que Deus possa corrigir e estabelecer a confiança em Deus e em nossa instituição Adventista, e estejamos preparados pois dias muito difíceis viram, mas como Disse Jesus tende bom Ânimo pois eu eataree contigo!!!

    ResponderExcluir