quarta-feira, 25 de abril de 2018

Como dialogar sobre suas crenças

É possível discordar de ideias sem desrespeitar pessoas

Em tempos de polarização, aprender a dialogar sobre sua própria fé numa cultura relativista e muitas vezes cética é um desafio para boa parte dos cristãos. Como você lida, por exemplo, com perguntas sobre tópicos delicados como descrença em Deus, a existência do mal, a criação em seis dias literais ou a posição bíblica sobre homossexualidade? As dicas abaixo podem ajudá-lo a evitar confrontos e a transformar essas situações em oportunidades de testemunho e crescimento pessoal.

1. NÃO SE DEFENDA 
Quando alguém discorda de você ou ridiculariza um ponto de sua fé, a tentação inicial é responder defensivamente, valendo-se muitas vezes de respostas prontas ou acusatórias. O problema é que essa atitude não convence os céticos bem informados, além de estimular o sarcasmo e dificultar o diálogo. Não defenda a si mesmo; existem vitórias mais importantes para ganhar. 

2. FAÇA PERGUNTAS 
As pessoas estão mais interessadas em falar sobre o que acham do que em ouvir o que os outros pensam. Perguntas educadas e sinceras podem ajudar você a entender por que a outra pessoa crê daquela maneira. Questione quais são os dados, especialistas ou experiências nos quais ela se fundamenta. Dessa maneira, caberá a ela se defender e argumentar sobre o próprio ponto de vista. Lembre-se de que a verdade é clara e simples, enquanto o erro é sinuoso e demanda muitas explicações. Não se desespere se for confrontado com informações que não domina. Reconheça suas limitações e pesquise posteriormente sobre isso. Não tente “converter” com uma conversa apenas. Sua função é colocar “pedras no sapato” do interlocutor. 

3. OUÇA 
Preste atenção nas respostas dele, no dito e no não dito. Muitas pessoas que parecem apresentar argumentos racionais para descrer, na verdade estão sendo movidas por questões emocionais, como o trauma de uma perda, ou pela decepção com a hipocrisia da igreja. Entender as entrelinhas dessa descrença vai ajudá-lo no próximo passo. 

4. COLOQUE UMA “PEDRA NO SAPATO” 
Uma “pedra no sapato“ é uma informação ou pergunta que você levanta que não pode ser ignorada por seu interlocutor, seja porque desafia a visão de mundo dele ou porque ele ainda não tem uma resposta satisfatória para a questão. Esse “desconforto” talvez o leve a refletir até a conversa seguinte e a se abrir para ouvir seus argumentos. 

5. DISCORDE SEM DESRESPEITAR 
Como adventistas, cremos numa verdade objetiva e absoluta, conforme revelada na Bíblia, mas acreditamos também que cada pessoa tem valor incalculável para Deus; portanto, merece nosso respeito. Isso não significa concordar com o erro. Contrariando a cultura atual, devemos deixar claro que as pessoas são iguais em termos de valor, mas que existem ideias melhores do que outras: algumas são verdadeiras, enquanto outras são equivocadas e até destrutivas. Demonstre em sua linguagem corporal e atitudes que valoriza o outro. Desse modo, ainda que continue discordando, poderá estabelecer ou fortalecer uma amizade. Reflita sobre o que pode aprender com essa pessoa e seu ponto de vista, e continue orando para colaborar com a ação do Espírito Santo na vida dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário