segunda-feira, 23 de abril de 2018

Um galo e um olhar

"O galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro." (Lucas 22:60-61)

Pedro não foi escolhido por acaso. Sua história de altos e baixos, erros e acertos, simboliza a experiência de muitos outros discípulos do Mestre, em diferentes tempos e lugares. É o retrato de quem possui um coração cheio de paixão, mas carente de sentido. É a minha história e a sua também.

Jesus não poderia permitir que três negações escrevessem um final sombrio para a história do grande discípulo. Mas o que me chama a atenção é a maneira como Cristo alcançou o coração de Pedro, naquela hora estranha. Instrumentos inusitados: um galo e um olhar.

Não foi um anjo, um milagre. Não foi um raio, um trovão. Não foi um grito. Se Jesus chamasse Pedro pelo nome, naquele dia haveria uma cruz a mais. Mas se nenhum contato fosse estabelecido entre os dois, talvez contássemos hoje a história de duas forcas.

O galo cantou e os olhos de Pedro foram atraídos pelo olhar do homem rejeitado. Fronte arroxeada, lábio inferior rachado, supercílio sangrento: face desfigurada. Mas os olhos tinham um milagre a oferecer. As trevas da noite não impediram que Pedro fosse tocado pelo perdão e compaixão expressos naquele olhar. É interessante observar que, mesmo constrangido, envergonhado e sem explicações, o pescador não desviou o olhar. Certamente lembrava de seu naufrágio pessoal, na última vez que tirara os olhos de Cristo.

Em Patmos, João também foi impressionado pelo olhar do Filho do Homem. Ao descrever a cena, entre outras coisas, ele disse: "Seus olhos eram como chama de fogo" (Apocalipse 1:14). Muitos desconhecem o sentido dessas palavras. Afinal, que sentido há em comparar o olhar de Cristo ao fogo? Mas pare para pensar: se quisesse perfurar uma superfície muito dura, como aço, o que você utilizaria? Um prego não resolveria o problema. Um martelo seria de pouca utilidade. Não há nada melhor que o fogo. Para João, o olhar de Jesus é olhar que a tudo penetra. Seus olhos são capazes de enternecer o coração mais frio, a vida mais endurecida pelo pecado.

Talvez hoje mesmo você esteja se escondendo pelos cantos da vida, negando a Cristo com o silêncio de suas atitudes. Será que as pessoas em sua casa, em seu trabalho, na faculdade, têm ouvido algo além de suas três negações? O que é preciso acontecer para que sua história mude de uma vez? A que horas o seu galo vai cantar?

Um galo e um olhar foram o suficiente para que Pedro percebesse sua situação e se levantasse arrependido. Fique atento aos pequenos sinais que o Céu lhe envia: um conselho, uma perda, uma chance, uma frase, um apelo...

Tem alguém olhando para você.

Pr. Cândido Gomes (via Uma janela aberta para reflexão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário