segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Como conviver com os outros - 10 dicas de Ellen G. White

Nenhum homem é uma ilha. Dependemos uns dos outros. Pelo nosso relacionamento com as pessoas, podemos ser uma influência para o bem e uma fonte de conforto a todos que nos cercam. As dicas a seguir foram extraídas de um excelente livreto de Ellen G. White chamado Como Conviver com os Outros:

1. O inimigo que mais carecemos temer é o próprio eu. Nenhuma vitória que possamos ganhar será tão preciosa como a vitória sobre nós mesmos.

2. Não se vingue. Quando puder, remova toda a causa de mal-entendido. Evite a aparência do mal. Faça o que estiver em seu poder, sem comprometer os princípios, para conciliar o próximo.

3. Se lhe forem dirigidas palavras impacientes, nunca responda no mesmo tom. Lembre-se de que ‘a resposta branda desvia o furor’ (Pv 15:1). Há um poder maravilhoso no silêncio. As palavras ditas em réplica a alguém encolerizado por vezes servem apenas para o exasperar. Mas se a cólera encontra o silêncio, é um espírito amável e indulgente, em breve se esvai.

4. Se Cristo habitar em nós, seremos pacientes, bondosos e indulgentes, alegres no meio das contrariedades e irritações. Tal é a tarefa que sobre nós impende; mas não pode ser cumprida sem o auxílio de Jesus, firme decisão, um alvo bem determinado, contínua vigilância e oração incessante. 

5. Se temos a compreensão da paciência de Deus para conosco, não devemos ser achados a julgar ou a acusar ninguém. Quando Cristo vivia na Terra, quão surpreendidos ficariam os que O acompanhavam, se, depois de familiarizados com Ele, Lhe ouvissem dizer uma palavra de acusação, crítica destrutiva ou impaciência. Não esqueçamos que aqueles que O amam devem reproduzi-Lo em seu caráter. 

6. O cristianismo torna as pessoas bem-educadas. Cristo era cortês, mesmo com Seus perseguidores; e os Seus verdadeiros seguidores devem manifestar o mesmo espírito. 

7. Estude cuidadosamente o caráter divino-humano, e inquira constantemente: ‘Que faria Jesus em meu lugar?’ Esta deve ser a medida do nosso dever. Nada faça entre os estranhos, na rua, nos carros, em casa, que tenha a menor aparência de mal. Faça cada dia alguma coisa para melhorar, embelezar e enobrecer a vida que Cristo resgatou com Seu própria sangue. 

8. Cultive o hábito de falar bem do próximo. Detenha-se sobre as boas qualidades daqueles com quem está associado, e olhe o menos possível para seus erros e fraquezas. Quando é tentado a queixar-se do que alguém disse ou fez, louve alguma coisa na vida ou caráter dessa pessoa. Cultive a gratidão. Louve a Deus pelo Seu admirável amor em dar a Cristo para morrer por nós. 

9. É pelas relações sociais que a religião cristã entra em contato com o mundo. Cristo não deve ser escondido no coração como um tesouro cobiçado, sagrado e doce, fruído exclusivamente pelo possuidor. Devemos ter Cristo em nós como uma fonte de água, que corre para a vida eterna, refrescando a todos os que entram em contato conosco. 

10. Devemos viver neste mundo para ganhar almas para o Salvador. Se ofendemos os outros, prejudicamo-nos a nós mesmos. Se os beneficiamos, somos nós mesmos beneficiados; pois a influência de toda ação boa se reflete em nosso próprio coração.

Um comentário:

  1. Só conseguiremos ter um bom relacionamento com o próximo, quando tivermos um bom relacionamento com Jesus Cristo

    ResponderExcluir