quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PANDEMIA DO EGOÍSMO

Na vida cristã temos muitos desafios e um deles é “limpar a casa”. O problema é quem temos que tirar de lá. Habita em nós um ser desprezível que carrega o peso da nossa condenação, a razão do pecado na humanidade, o próprio eu. Se livrar de coisas que estão conosco é muito difícil, ainda mais quando são tão centrais, como o “eu”.

Na Bíblia encontramos frases como “Negue-se a si mesmo” (Lucas 9:23); “Ninguém se glorie” (Efésios 2:9); “Ninguém busque o seu próprio interesse” (1 Coríntios 10:24); “Não vivam mais para si mesmos” (2 Coríntios 5:15); “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:27) e muitos outros que fazemos questão de não decorar porque denunciam a mais importante e difícil transformação a ser feita: a morte do eu.

Ellen G. White afirma: "O pecado com que mais se condescende, e que nos separa de Deus e produz tantas contagiosas perturbações espirituais, é o egoísmo" (Conselhos para a Igreja, p. 81).

O egoísmo segue como a marca dos atuais tempos da humanidade. Em meio à pandemia, o que vemos claramente é a exposição de um grupo de pessoas que se preocupa mais com o próprio umbigo do que com o panorama geral. 
O argumento para abster-se do uso de máscaras é apenas um subterfúgio para encobrir um egoísmo patológico, aquela postura infantil que leva as crianças a desejarem sempre o prazer momentâneo, sem a mínima noção sobre as possíveis dificuldades que podem acrescentar para outros viventes. O atual momento pede cada vez mais voz ao que realmente importa. Amor. Amor ao próximo. E, para combater este vírus, precisamos de união. O que vai no caminho completamente contrário dos egoístas. 

Vejam que interessante o que diz Ellen G. White: "Embora o pecado tenha estragado a perfeita obra de Deus, Sua caligrafia ainda permanece. Com exceção do coração egoísta do ser humano, não há nada que viva apenas para si mesmo. Cada árvore, cada arbusto e cada folha exala oxigênio, sem o qual nem as pessoas nem os animais poderiam viver. O oceano recebe cursos de água de todas as partes, somente para devolvê-los. O vapor que dele sobe cai em forma de chuva para regar a terra, de modo que as plantas possam crescer e florescer" (O Libertador, pp. 11-12).

Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo. 

Um sujeito egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo. Diferente da cultura popular que defende que o egoísta acredita que "o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele", o egoísta, na verdade, é uma pessoa que prioriza a si mesmo em relação aos outros, mas não necessariamente desprezando-os. Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres.

Wesley Huber afirmou: "Não existe nada tão morto quanto um egoísta — uma pessoa empinada, que acredita ter-se feito sozinha, que se avalia por si mesma e ainda fica satisfeita com o resultado." Como alertou Charles Elliot: "Não pense demais sobre si mesmo. Procure cultivar o hábito de pensar nos outros e isso lhe trará recompensas. O egoísmo sempre traz a sua própria vingança." E para finalizar, John Mason disse: "O melhor amigo de um egoísta é ele próprio. O melhor para as pessoas que estão profundamente apaixonadas por si mesmas é que se divorciem."

O egoísmo é o fundamento do pecado. Por isso, cuidado com aquilo que vem disfarçado de realização pessoal, satisfação e prazer, mas apenas alimenta o sentimento egoísta que nasceu no coração de Lúcifer no Céu. Quando ele se rebelou no Céu, o sentimento que extravasou em seu coração foi o egocentrismo. Em Isaías 14:13 e 14, estão registradas cinco menções do pensamento dele em relação a si mesmo. Elas revelam sua autoidolatria. Desde que ele conseguiu infectar o ser humano com esse mal, somos todos inclinados a pensar e agir da mesma forma.

Os textos a seguir foram extraídos do livro Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, de Ellen G. White (pp. 271-277), e mostram dez verdades que o egoísmo esconde de você:

1. O interesse egoísta deve sempre ser subordinado; pois se lhe for dado lugar para agir, tornar-se-á um poder controlador que contrai o intelecto, endurece o coração e enfraquece o poder moral. Então vem a decepção.

2. O egoísmo é a ausência da humildade como a de Cristo, e sua existência é a ruína da felicidade humana, a causa da culpabilidade humana, e leva os que abrigam, ao naufrágio da fé.

3. O egoísmo tem pervertido os princípios, tem confundido os sentidos e nublado o juízo.

4. Não deverias falar tanto em ti mesmo, pois isso não dará forças a ninguém. Não deves fazer de ti o centro, imaginando que devas constantemente cuidar de ti, e levando outros a cuidarem de ti. Afasta teu pensamento de ti mesmo para um conduto mais sadio. Fala em Jesus, e deixa que se vá o próprio eu.

5. Os perigos dos últimos dias estão a alcançar-nos. Os que vivem para agradar-se e satisfazer-se a si mesmos estão desonrando ao Senhor. Ele não pode operar por intermédio deles, pois O representariam mal perante os que são ignorantes da verdade.

6. O amor e a confiança em si mesmo podem dar-nos a certeza de que estamos certos, quando na verdade estamos longe de cumprir as exigências da Palavra de Deus. O egoísmo está entretecido em nosso próprio ser. Recebemo-lo como uma herança, e tem sido acariciado por muitos como um precioso tesouro.

7. Deus não pode unir-Se aos que, colocando-se em primeiro lugar, vivem para agradar a si mesmos. Os que assim procedem, no fim hão de ser os últimos de todos. O pecado que mais se aproxima de ser incurável é o orgulho da opinião própria e o egoísmo.

8. Se o orgulho e o egoísmo fossem colocados de lado, cinco minutos bastariam para remover a maioria das dificuldades.

9. O egoísmo é a essência da depravação, e, devido a se terem os seres humanos submetido ao seu poder, o que se vê no mundo é o oposto à fidelidade a Deus. Nações, famílias, e indivíduos estão cheios do desejo de fazer do eu um centro.

10. Quem nos dera amor, sagrado, santo e altruísta amor! Reconheçamos, como representantes do Senhor, que terrível coisa é representar falsamente o Salvador, revelando egoísmo.


Para controlar o eu, recomendo duas atitudes: (1) mudança de direção, tirando o eu do centro da vida e colocando “em primeiro lugar, o reino de Deus” (Mt 6:33); e (2) busca permanente por santificação, “sem a qual ninguém verá ao Senhor” (Hb 12:14). Quanto mais você buscar a Deus, mais vazio será o eu. Seu coração estará naquilo que realmente tem valor para a eternidade e não cairá nas armadilhas do inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário