quinta-feira, 19 de agosto de 2021

SEM PRECEDENTES

Eu não sei você, mas ultimamente tenho notado o aparecimento repetido da expressão "sem precedentes" - definida como “nunca feito, nunca visto ou nunca acontecido antes”, isto é, sem paralelo, sem comparação, sem igual. E parece estar na boca de todo mundo atualmente.

"Sem precedentes". Aqui está uma lista recente de manchetes em que a expressão aparece: “Aquecimento global acelera com consequências sem precedentes" (UOL); “Chuva sem precedentes deixam 126 mortos na Europa (Folha)”; “Crise entre poderes é sem precedentes” (CNN); “Pandemia provoca aumento nos níveis de pobreza sem precedentes” (DSSBR); “ONU teme número de vítimas sem precedentes no Afeganistão” (Euronews); "EUA e Europa têm cisão sem precedentes após anúncio de sanções ao Irã" (EM): "A queda sem precedentes do PIB do G-20" (Estadão); etc etc...

“Sem precedentes” - o que há de tão popular nessa expressão? Apenas um fascínio da mídia de notícias ou é a tentativa da humanidade de condensar em uma expressão nossa angústia sobre a magnitude impressionante da agitação e da mudança que rola em nossos feeds de notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana?

"Sem precedentes". Acontece que a Sagrada Escritura também recorre a ela. Sem nem mesmo usar a expressão, Daniel descreve: “Nesse tempo, aparecerá o anjo Miguel, o protetor do povo de Deus. Será um tempo de grandes dificuldades, como nunca aconteceu desde que as nações existem [sem precedentes]” (Dn 12:1). Fim dos tempos sem precedentes - inigualável por qualquer coisa na história. O próprio Jesus reproduz a descrição final de Daniel: “Porque naqueles dias haverá um sofrimento tão grande como nunca houve [sem precedentes] desde que Deus criou o mundo; e nunca mais acontecerá uma coisa igual” - tão sem precedentes serão aqueles tempos, que Jesus continua - “Porém Deus diminuiu esse tempo de sofrimento. Se não fosse assim, ninguém seria salvo. Mas, por causa do povo que Deus escolheu para salvar, esse tempo será diminuído” (Mt 24:21, 22). Lembra um pouco a lista de manchetes, não é?

Você tem ideia do que Deus está tentando lhe dizer? Bem, se ainda não tem, este seria um bom momento para ter. As manchetes cada vez maiores com sua ladainha de eventos “sem precedentes” dificilmente surpreendem o estudante da Palavra de Deus. Daniel, Apocalipse, o mini-apocalipse de Jesus (Mateus 24/Marcos 13/ Lucas 21) clamam por nossa investigação cuidadosa. Por quê? Então devemos acessar mais uma manchete deprimente e sobrecarregar nossos espíritos já ansiosos? De modo nenhum.

Jesus vai direto ao ponto: “Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam” (João 14:29). Você pegou isso? O objetivo da profecia, o objetivo das predições embutidas de Jesus, é fazer de nós crentes! A lista crescente de “sem precedentes” girando em torno de nós nestes dias incertos é simplesmente o chamado do Espírito para acreditar Nele, que é o Senhor tanto da história quanto da profecia (história antecipada). “Estou lhe contando tudo isso para que, quando de repente você perceber que entrou em uma época de revolta e mudança 'sem precedentes', não tema - ao invés disso, acredite em Mim com ainda mais confiança!”

Na verdade, é exatamente assim que Jesus colocou no final de Suas predições: “Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos” (Lucas 21:28). Aí está - a melhor notícia de todas - Jesus virá em breve! Sem precedentes? Você está de brincadeira? Será a única manchete sem precedentes - antes, depois ou sempre. "Ora, vem, Senhor Jesus!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário