terça-feira, 21 de dezembro de 2021

CEGUEIRA ESPIRITUAL

De todos os sentidos físicos, suponho que concordamos que o da visão é o de maior valor e o mais precioso. O cego encontra-se numa escuridão física e não pode ver os objetos, por mais brilhante que esteja o sol e a despeito de quão claramente estes mesmos objetos possam ser descritos. Mas há outro tipo de cegueira que é pior que a física ou corporal que é denominada cegueira espiritual. 

A cegueira espiritual impede as pessoas de enxergarem a verdadeira realidade da existência. Já foi dito que o pior cego é aquele que não quer ver, mas acredito que pior que isso é negar-se a enxergar a realidade através da fé.

A cegueira espiritual se instala gradativamente. No Salmo 1:1, a Bíblia nos ajuda a perceber como a escuridão do pecado, passo a passo, vai ganhando espaço. Nesse versículo, é como se o salmista nos mostrasse uma escada em que o primeiro degrau da cegueira é: (1) Andar no conselho dos ímpios. Isso ocorre quando, despretensiosamente, alguém começa a ser influenciado pelas ideias pecaminosas da sociedade. Um site ruim aqui, um filme impróprio ali, e a mente vai sendo preenchida com o conselho dos ímpios. Nesse degrau, a pessoa começa a ver os pecados de forma distorcida e passa a dar a eles nomes mais agradáveis. Um típico quadro de miopia espiritual.

O segundo degrau da escada da cegueira é: (2) Parar no caminho dos pecadores. Nessa circunstância, a pessoa passa a considerar a vida cristã muito chata. Sua mente está tão bombardeada que, para ela, a igreja perde a graça. É nesse estágio que se começa a questionar abertamente as normas bíblicas, e a vontade de deixar a igreja cresce. Esse é um quadro agudo de glaucoma espiritual. A pessoa vê muito pouco da beleza de Jesus.

O terceiro degrau da escuridão é: (3) Assentar-se na roda dos escarnecedores. Esse é o ponto da cegueira total. Nesse estágio, a pessoa não só pratica o que é errado, mas também se torna propagandista da maldade. É o fundo do poço.

Primeiro são ideias erradas transmitidas como se fossem certas e sempre acompanhadas do famoso “não tem nada a ver”. Em seguida, a pessoa começa praticar coisas que, no passado, lhe pareciam absurdas. E, finalmente, resolve ser parte integrante do círculo dos maus. É assim que se fica cego espiritualmente.

Outro alerta importante encontramos em Apocalipse 3:14-22. A mensagem de Jesus aos cristãos em Laodiceia é uma impressionante acusação, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente. A igreja de Laodiceia simboliza a situação espiritual da igreja de Deus perto do fim da história da Terra. Vejamos o que Ellen G. White diz:

"Que maior ilusão pode sobrevir ao espírito humano que a confiança de se acharem justos, quando estão totalmente errados! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sinceros em seu engano. Não sabem que sua condição é deplorável aos olhos de Deus. Ao passo que aqueles a quem se dirige se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira derriba-lhes a segurança, com a assustadora acusação de seu verdadeiro estado de cegueira espiritual. Foi-me mostrado que a maior causa de o povo de Deus se achar agora nesse estado de cegueira espiritual é o não receberem a correção. Muitos têm desprezado as reprovações e advertências que lhes foram feitas. A Testemunha Verdadeira condena o estado morno do povo de Deus, o qual dá a Satanás grande poder sobre eles, neste tempo de espera e vigilância" (Testemunhos Seletos, vol. 1, pp. 327-333).

E como é que ganharemos a nossa nova visão? Como nossos olhos espirituais se tornarão totalmente funcionais? Para que isso aconteça você deve aproximar-se do Criador. Em Marcos 8, os versos 34-38 estabelecem requisitos e fazem perguntas a respeito da visão eterna. Ver começa com rendição: “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Leia estes versos e, como você está, imagine-se entrando em uma conversa íntima com o Senhor – Aquele que está pronto para conceder-lhe plena visão.

Se seus olhos espirituais estão escurecendo, saiba que Jesus tem poder de lhe devolver a luz da salvação. Ore hoje para que Ele toque seu coração, e o milagre de ver a vida com os olhos da fé será uma realidade para você.

"Porque, se o evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus. O Deus que disse: 'Que da escuridão brilhe a luz' é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo" (2Co 4:3-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário