terça-feira, 10 de maio de 2022

O SELAMENTO

O tema da volta de Cristo permeia toda a Bíblia desde o Antigo até o Novo Testamento. Ela é a bendita esperança de todo cristão verdadeiro. Nossa visão de futuro afeta nossa maneira de viver o presente. A esperança na volta de Cristo deve estar em harmonia com nosso testemunho de fé.

Quando Jesus vier, cada um prestará contas dos seus atos. Como mordomos de Cristo, recebemos dons e responsabilidades que devem ser empregados para o avanço do evangelho. Embora não saibamos o momento exato da volta de Cristo, temos certeza de que Ele virá. Portanto, a pergunta a ser feita é: Estamos prontos para Sua volta? A Bíblia nos exorta a estar preparados, porque o Senhor julgará todos segundo o que cada um recebeu e realizou.

Alguns se tornaram impacientes com a demora da segunda vinda de Cristo. Em virtude disso, têm deixado de cumprir sua parte na missão. O apóstolo Pedro escreveu: “O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9).

Essa aparente demora também pode indicar que Deus, em Sua infinita misericórdia, está nos concedendo tempo de graça para que nos preparemos. Ele está dando a todos a chance de se arrependerem e de se unirem àqueles que receberão Seu selo (Ap 7). Em Seu amor infinito, Cristo oferece a todo pecador a oportunidade de abandonar seus pecados e aceitar a salvação pelo sangue do Cordeiro.

O que precisamos para receber o selo? “Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante Dele” (2Pe 3:14, NTLH).

A visão de João nos exorta a fazer o que Deus requer de nós, para que possamos estar entre o número daqueles que irão receber o selo da redenção eterna.

Os 144 mil
Os símbolos e figuras contidos no livro do Apocalipse são recursos de linguagem que representam algo. Por exemplo, os 144 mil de Apocalipse 7:4-8 é um número simbólico ou literal? Quem são os 144 mil descritos nessa visão?

Se considerarmos o contexto como simbólico, logicamente, podemos concluir que o número também seja simbólico. Segundo o relato de João, os 144 mil são compostos por 12 mil de cada uma das 12 tribos de Israel. Nota-se, portanto, que a linguagem é simbólica, pois como poderíamos, hoje, reunir 12 mil israelitas literais de cada tribo literal de Israel? Assim, os 144 mil representam a última geração dos salvos vivos que estarão passando pelas provações finais antes da volta de Jesus. Quantos eles serão não nos foi revelado, tampouco, quem serão eles.

O Senhor irá selar um remanescente que subsistirá vivo na face da Terra quando Cristo voltar. Apocalipse 14 descreve as características dos 144 mil. Eles representam um remanescente puro, livre de contaminação espiritual, de adultério moral e seguem o Cordeiro por onde quer que vá.

Somente os que se apegarem a Cristo quando o anticristo se manifestar poderão receber o selo e participar das bodas do Cordeiro. A visão de João nos exorta a fazer o que Deus requer de nós, para que possamos estar entre o número daqueles que irão receber o selo da redenção.

O selo do Deus vivo
Uma das perguntas que precisamos fazer quanto a Apocalipse 7 é: Por que é importante que os “ventos” ainda estejam retidos? (v. 1-3). Em outra passagem, a Bíblia usa a palavra “ventos” como símbolo de um período desastroso que incluiu praga e fome (Ez 5:12). O uso da palavra “ventos” em Apocalipse 7 é uma metáfora que expressa que Deus está retendo Seus juízos, que cairão sobre os impenitentes pouco antes da volta de Cristo. Ao reter os “ventos”, o Senhor está impedindo que guerras, conflitos políticos, doenças, devastação da natureza e outros males destruam a Terra.

Antes que a ira (justiça) divina seja derramada sobre este planeta desobediente, em Sua misericórdia, Deus concede “um tempo de graça” para que todos tenham a chance de aceitar a salvação e receber a vida eterna. Deus é longânimo para conosco, Ele deseja que todos se salvem (2Pe 3:9).

O povo de Deus é selado (Ap 7:4-8). É importante saber que estamos vivendo numa época em que o povo de Deus está sendo selado? A Bíblia é clara a respeito daqueles que receberão o selo. João usa o simbolismo das tribos de Israel para representar aqueles que permanecerão com Cristo até o fim. Uma coisa é dizer­-se cristão, outra é exaltar os princípios do verdadeiro cristianismo. O número 144 mil é uma representação daqueles que irão perseverar até o fim.

A grande multidão (Ap 7:9-14). Em Apocalipse 7:9, João descreveu uma grande multidão que ninguém podia contar. Pessoas de todas as nações, tribos e línguas assentadas diante do Cordeiro. O evangelho é como a minúscula semente de mostarda que, ao ser plantada, cresce e se transforma numa grande árvore que dá abrigo. Todos que aceitam Cristo como seu Salvador pessoal têm a chance de estar com Ele na comemoração final.

As pessoas seladas por Deus são resultado da semente do evangelho. Se queremos participar das bodas do Cordeiro, e estar com Ele no Monte Sião quando este mundo acabar, precisamos aceitar Sua mensagem de salvação.

Aqueles que seguem o Cordeiro (Ap 14:1-5). João Batista declarou que Jesus é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). No Apocalipse, vemos o Cordeiro e aqueles que O seguem. Quem são esses seguidores? As pessoas seladas de todos os cantos da Terra.

João descreveu as características das pessoas seladas, ou seja, dos seguidores do Cordeiro. Algo que se destaca é que eles “guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12, ARA). Cristo aparece aqui como o verdadeiro Cordeiro que derramou Seu sangue na cruz em favor daqueles que O seguem e da Sua igreja, para torná-los vitoriosos mesmo em meio às tribulações.

Outra característica dos seguidores do Cordeiro é a marca distintiva que recebem: o nome de Deus em sua fronte. Isso confirma que os que estão sendo selados não se intimidam em declarar aberta e ousadamente sua fé por meio de palavras e ações.

Os seguidores do Cordeiro prestam adoração e rendem louvores a Deus e a Cristo numa linguagem que só os redimidos podem entender. Como cristãos que vivem pouco antes do fim dos tempos, temos uma escolha a fazer: ou ficamos do lado daqueles que seguem o Cordeiro ou continuamos no mundo e enfrentamos a ira de Deus.

A salvação pertence a Deus e ao Cordeiro (Ap 14:5). Em Apocalipse 14:5, João destacou o caráter daqueles que seguem o Cordeiro. Em primeiro lugar, eles são puros (Ap 14:4), ou incontaminados. Os seguidores do Cordeiro não se deixam contaminar espiritualmente, não fazem parte da babilônia espiritual.

Em segundo lugar, os seguidores do Cordeiro se mantêm leais e inabaláveis em sua fidelidade a Deus. Eles obedecem Seus mandamentos: “Não terás outros deuses além de Mim” (Êx 20:3).

Acima de tudo, os seguidores do Cordeiro são um remanescente feliz que aguarda a bendita esperança do Seu retorno. O selo do Deus vivo está reservado para pessoas com essas qualidades.

Reflexões sobre os selados
Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade.”1

Portanto, “o selo é a garantia de Deus quanto à perfeita segurança de Seus escolhidos. O selamento indica que vocês são os escolhidos de Deus. Ele os considera propriedade Sua.”2

“Satanás está agora usando todo artifício neste tempo de selamento, a fim de desviar a mente do povo de Deus da verdade presente, que sela, e fazer com que vacilem. Vi uma cobertura que Deus estava estendendo sobre Seu povo para protegê-lo no tempo de angústia; e toda pessoa que estava decidida pela verdade e era pura de coração seria protegida.”3

O selo de Deus “não é algum selo ou marca que possa ser visto, mas a consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados.”4 “É um sinal que os anjos, mas não os olhos humanos, podem ler; pois o anjo destruidor precisa ver esse sinal de redenção. A mente inteligente tem visto o sinal da cruz do Calvário nos filhos e filhas adotivos do Senhor. É removido o pecado da transgressão da lei de Deus. Eles estão trajados com a veste nupcial e são obedientes e fiéis a todos os mandamentos de Deus.”5

Mas por que Deus precisa esperar um pouco mais antes de destruir o mundo? “As taças da ira de Deus não podem ser derramadas para destruir o ímpio e suas obras, enquanto todo o Seu povo não tiver sido julgado, e não tiver sido decidido tanto o caso dos vivos como dos mortos. E mesmo depois de os santos terem sido assinalados com o selo do Deus vivo, Seus eleitos terão provas individualmente. Virão aflições pessoais, mas a fornalha é vigiada de perto por um olho que não deixará que o ouro seja consumido. Sobre eles está a marca indelével do Senhor. Deus pode alegar que Seu nome está escrito ali. [...] ‘Deus, Nova Jerusalém”. São propriedade de Deus, Sua possessão.”6

Característica dos selados
No sentido literal, algo que é selado designa propriedade, acordo ou autenticidade. Nos tempos antigos, os selos eram feitos de pedra, marfim ou madeira, e esculpidos com letras ou figuras (ver Êx 28:11; Ne 9:38). Um selo subentende uma marca de autenticidade ou posse.

Apocalipse 14 destaca o triunfo final de Cristo e de Seu povo selado. João descreveu os acontecimentos que ocorrerão antes da destruição do mundo e dos ímpios. O capítulo inicia apresentando Cristo acompanhado dos 144 mil que haviam sido selados. Eles têm características especiais, sendo que uma delas é o nome do Pai escrito em sua fronte. Essa é uma prova clara de que são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus.

O importante para nós é cultivar o caráter dos 144 mil enquanto vivermos, para que também sejamos contados entre os que serão selados para a segunda vinda de Cristo.

Castidade e pureza: O mundo está cheio de coisas que têm potencial para nos atrair e desviar do caminho rumo ao Céu. João viu que o grupo que se encontrava junto ao Cordeiro era formado pelos salvos que não se contaminaram de modo nenhum.

Lealdade absoluta a Cristo: Os que estão sendo selados devem glorificar a Cristo e se apegar aos Seus princípios. Como Seus seguidores, precisamos ser obedientes às orientações de Sua Palavra, ouvir a voz do Espírito Santo e confiar na providência divina.

Redenção: “Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Rm 5:8). A fim de receber o selo de Deus, precisamos renunciar a vida antiga e abraçar a nova em Cristo.

Bênçãos dos selados
A grande multidão que se encontrava no Céu, diante do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 7:9-14), representa os salvos redimidos e selados para herdar o reino de Deus.

Estar diante do trono celestial é uma grande honra. João descreveu a grande multidão trajada de vestes brancas, algo reservado para os santos (Ap 6:11). As vestes brancas representam a justiça de Cristo imputada a todos os que o recebem. As pessoas que compõem a grande multidão tinham palmas nas mãos, símbolo de vitória, conquista e livramento (ver Lv 23:40).

Os salvos clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que Se assenta no trono, e ao Cordeiro” (Ap 7:10). Seu clamor é um testemunho de que se alegravam na verdade, e de que reconheciam que a salvação somente é possível por meio do sangue que foi derramado pelo Cordeiro de Deus (ver Jo 14:6; At 4:12). No Céu, durante o milênio, e depois, na nova Terra, por toda a eternidade, iremos louvar e glorificar a Deus e ao Cordeiro.

Os redimidos, primeiramente, terão a bênção de estar diante do trono de Deus. Esse é um privilégio muito maior do que morar num palácio presidencial neste mundo. Em segundo lugar, o próprio Deus os protegerá. A Bíblia explica que “Aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o Seu tabernáculo” (Ap 7:15; ver Jo 1:14). Diante da presença do Pai e do Cordeiro, os salvos desfrutarão uma intimidade maravilhosa, livres de todas as formas de sofrimento e angústia. Não mais haverá fome, nem sede, nem morte, nem dor.

Por último, o próprio Cordeiro será o Pastor deles. Cristo, com toda a autoridade que Lhe foi dada pelo Pai, guiará os salvos às fontes de água viva. Não mais haverá lágrimas, pois Deus enxugará todas as suas lágrimas. A escolha de permanecer ao lado de Deus traz consigo grandes responsabilidades e bênçãos.

Referências
1. Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 614.
2. ________ , Cristo Triunfante [MD 2002], 5 de abril.
3. ________ , The Review and Herald, 1o de agosto de 1849.
4. ________ , Eventos Finais, p. 219, 220.
5. ________ , Maranata [MD 1977], 23 de agosto.
6. ________ , Testemunhos para Ministros, p. 446.

[Com informações da CPB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário