quarta-feira, 11 de maio de 2022

NÃO VAI TARDAR

A questão sobre o suposto atraso da vinda de Cristo é complexa, e seria necessário muito tempo para uma discussão detalhada. Aqui apresento apenas os elementos que devem ser tomados em consideração ao procurar responder a essa preocupação.
 
1. Atraso? Por alguma razão, muitos presumem que Jesus tenha atrasado Seu retorno em glória. A tendência geral tem sido culpar a condição espiritual da igreja: ainda estamos aqui devido ao nosso fracasso espiritual. Dá-se então a impressão de que, se mudarmos essa situação, o Senhor virá. Mas e se Jesus não tiver atrasado Sua vinda? Há na Bíblia alguma evidência que indique que Deus esteja adiando a retorno de Cristo? Não parece ser o caso. Podemos afirmar com certeza: entre a primeira vinda e a segunda epifania de Cristo, Ele está realizando Seu trabalho sacerdotal no Céu, e a igreja está cumprindo sua missão na Terra.
 
2. A missão da igreja. Cristo disse claramente aos Seus discípulos que o tempo entre Suas duas aparições deveria ser preenchido com a missão da igreja (Mt 24:45, 46; At 1:8). Foi exatamente no contexto de tentar descobrir quando Cristo estabeleceria Seu reino que Ele indicou a missão da igreja, proibindo assim especulações sobre o tema (At 1:6, 7). Ele sabia que os debates sobre o tempo da Sua vinda distrairiam Seu povo do cumprimento da missão, causando divisões e criando conflitos entre eles. Segundo Jesus, aqueles que dizem “Meu Senhor está demorando” são os que suscitam controvérsias e prejudicam outros (Mt 24:48, 49). Portanto, Cristo enfatizou a missão, não a especulação nem a fixação de datas em relação ao Seu retorno. 
 
3. Sacerdócio de Cristo. Após Sua ascensão, Jesus assentou-Se à direita do Pai e deu início ao Seu trabalho sacerdotal (At 2:32, 33; Hb 4:14; 8:1). Ele está lá intercedendo por nós, disponibilizando aos pecadores arrependidos os benefícios expiatórios da Sua morte substitutiva (Rm 8:34; Hb 7:25; 9:24). No início do Seu trabalho sacerdotal, o primeiro pedido de Cristo ao Pai foi enviar ao Seu povo na Terra o Espírito Santo, habilitando-o assim a cumprir sua missão. O Pai atendeu ao pedido do Filho (At 1, 8; 2:33). Cristo permaneceria lá até o momento de restaurar todas as coisas (At 3:21; 2:34, 35), a consumação de Sua obra salvadora (cf. Ef 1:10). Agora Ele é inacessível ao olho humano natural, mas, uma vez terminado Seu trabalho no santuário celestial, “aparecerá [harao, passivo, ‘para ser visto’] segunda vez [...] para trazer salvação aos que O aguardam” (Hb 9:28, NIV). Enquanto O aguarda, a igreja está cumprindo sua missão. 
 
4. Momento sigiloso. A segunda vinda de Jesus faz parte do plano da salvação, elaborado por Deus desde a eternidade e incluiu o momento da primeira vinda de Cristo. Deus determinou que, ao final das 70 semanas, o Messias viria, quer as pessoas estivessem prontas ou não (Dn 9:24-27). Deus sempre esteve no comando do tempo e da razão (Dn 2:21; Atos 1:7). Em algum momento, Cristo irá declarar que o destino de todos os seres humanos foi determinado e Ele retornará em glória, encerrando a espera da igreja (Ap 22:11) e o conflito cósmico.

Ángel Manuel Rodríguez (via Revista Adventista)
 
A cronologia dos eventos finais, segundo as profecias bíblicas, está ilustrada nesse gráfico:
  
O conselho inspirado de Ellen G. White para nós hoje é:
 
“'Se eu soubesse que Cristo havia de voltar dentro de alguns anos', diz alguém, 'eu viveria de modo bem diferente'. Mas se cremos que Ele virá, quando quer que seja, devemos viver justamente com a mesma fidelidade que demonstraríamos se soubéssemos que havia de vir dentro de poucos anos. Não podemos ver o fim desde o princípio, mas Cristo proveu suficiente auxílio para cada dia do ano. Tudo com que temos que nos haver, é este dia de hoje. Hoje devemos ser fiéis ao nosso legado. Hoje devemos amar a Deus de todo o coração, e ao nosso próximo como a nós mesmos. Hoje é que nos cumpre resistir às tentações do inimigo, e pela graça de Cristo alcançar a vitória. Isto é vigiar e aguardar a vinda de Cristo. Devemos viver cada dia como se soubéssemos ser ele nosso último dia na Terra. Se soubéssemos que Cristo viria amanhã, não haveríamos então de comprimir no dia de hoje todas as palavras bondosas, todos os atos desinteressados que nos fosse possível? Devemos ser pacientes e amáveis, e possuídos de fervor intenso, fazendo tudo que está em nosso poder para ganhar pessoas para Cristo" (Cuidado de Deus, pp. 368-369).
 
“Sejamos animados pelo pensamento de que o Senhor logo virá. Que essa esperança alegre nosso coração. ‘Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará’ (Hb 10:37)” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 287).

Nenhum comentário:

Postar um comentário