quarta-feira, 12 de outubro de 2022

JESUS, ENSINA-ME A PERDER!

Ninguém gosta de perder. E não é à toa, afinal, nossa sociedade nos ensina o tempo todo que perder é o que existe de pior na existência humana.

Os filmes que nos emocionam são os de superação. O documentário que nos cativa é o do homem que perdeu tudo, mas deu a volta por cima. O livro de romance que nos envolve é o da menina que perdeu seu amor mas conseguiu alguém melhor. Torcemos para o time ganhar. Queremos que o nosso candidato ganhe a eleição. E assim por diante. Nossa mente é social e pavlovianamente condicionada para que ganhemos, ganhemos, ganhemos, ganhemos e ganhemos.

Mas aí vem a pergunta: e se perdermos?

Bem... aí a coisa complica. Afinal, pessoas adestradas desde o berço a buscar a cada segundo a vitória e o triunfo perdem completamente o rebolado quando a perda chega. E, com isso, vêm frustração, impotência, prostração, depressão, melancolia, ansiedade, questionamentos a Deus e muito mais. "Deus, como posso estar perdendo tanto se sou mais que vencedor?!", questiona o irmão confundido pelo triunfalismo.

A resposta é simples: Deus ter-nos feito mais que vencedores não quer dizer que seremos vencedores em tudo, o tempo todo. A verdadeira vitória do cristão é a vida eterna, não um estado imutável de ganhos constantes. Em nenhum lugar da Escritura isso nos é prometido. Esse papo coach de que Deus nos fez para viver uma vida extraordinária é pura balela. A vida são altos e baixos, ganhos e perdas. E ponto final.

Meu irmão, minha irmã, todos nós, em algum momento da vida, perderemos algo. Você perdeu o emprego, a saúde, os bens, o dinheiro, a paz de espírito, alguém que amava? Não se deixe abater. Deus não foi pego de surpresa, ele sabia que essa perda viria. A única coisa que você jamais pode perder em sua vida é a fé, pois é ela que fará você ganhar o que de mais precioso te espera. Como escreveu Paulo: "prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3:14).

Eis o ganho maior. Perdeu? Chore, lamente, pranteie, é lícito. Mas, depois, espane a poeira das roupas, alongue os músculos e siga, pois seu caminho ainda será sobremodo longo.

Maurício Zágari (via facebook) (Título original: Caminho Longo)

Nota do blog: Consigo entender a lógica arrebatadora de Jesus no sermão da Montanha, quando Ele diz que bem aventurado é aquele que chora, pois será consolado. Precisamos aprender a conviver com a derrota. Precisamos aprender a conviver com frustrações e sonhos não realizados. Saber perder não é conformar-se com a derrota, mas entendê-la como necessária para uma outra perspectiva da vida. Todas as vezes que perdemos, precisamos olhar a vida sem autocomiseração. Deus está nos dando uma nova chance de fazer aquilo que deixamos de fazer. Esta lição serve para muitas situações. Ellen G. White diz: "As mais difíceis experiências na vida do cristão, podem ser as mais abençoadas" (Para Conhecê-Lo, p. 254). Uma das orações mais difíceis que podemos fazer é esta: “Jesus, ensina-me a perder!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário