Falar sobre oração é sempre assunto complicado e controverso. Algumas pessoas logo deixam de ler ou de ouvir qualquer palavra, ensino ou comentário sobre oração. Talvez, algumas tenham medo da pergunta: “Como anda sua vida de oração?" Essa é uma típica pergunta que todos deveriam responder: “Minha vida de oração poderia ser melhor." Essa seria uma boa resposta dada por qualquer um, mesmo por um grande pastor ou até pelo papa.
A verdade é que o maior exemplo de pessoa de oração que temos é Jesus Cristo. Ele não teve grandes momentos de ensino acerca da oração, mas sua vida demonstrava a importância de se tecer a vida com a oração. Quando o apóstolo Paulo escreveu "orai sem cessar", se remetia a Cristo. Não significa que devemos não parar de orar um único segundo (o que não seria má ideia), mas sim que deveríamos tecer nossa vida com a oração.
Permita-me utilizar todos os meus conhecimentos filosóficos, sociológicos, teológicos, políticos, sociais e culturais para definir oração: oração é conversar com Deus. É simples tal como deve ser uma oração. Sendo assim, tecer a vida com oração, orando sem cessar é tão somente conversar com Deus em todo o tempo. Assim: você está dirigindo e conversando com Deus; você está na mesa do trabalho, digitando no celular e conversando com Deus; ao acordar, você conversa com Deus, e antes de ir dormir, você conta a Deus como foi o seu dia.
Orar é conversar com Deus, humildemente, respeitosamente e informalmente. Quando questionado sobre a maneira de orar, Jesus disse primeiro aos discípulos como não orar: "Quando orardes não façam como as pessoas religiosas" (Mt 6:5). Engraçado Jesus dizer que o exemplo de como não orar são justamente as pessoas que mais pareceriam ser o exemplo de como orar. Digo isso: quando orar não olhe para os grandes televangelistas, para o papa, para o pastor da sua igreja. Assim como Jesus instruiu, vá para o quarto e diga Pai nosso…
Orar é conversar com Deus, o tendo como Pai. Sinceramente, quando vou pedir a meu pai, por exemplo, para me emprestar o carro, não faço assim: “Poderoso pai, venho te pedir que o senhor me empreste o seu carro, para que eu possa…”. Não há necessidade. É melhor e mais bonito uma oração que se faz humildemente, respeitosamente e informalmente: “Pai, o senhor poderia me emprestar o carro…”. Orar é conversar com Deus.
Pessoas não oram porque pensam não saber orar “bonito” como o irmão o faz. Deus não quer orações com palavras difíceis, mãos erguidas e carinha de coitado. Deus quer um coração puro e sincero, orando humildemente, respeitosamente e informalmente. E, conforme diz Ed Rene Kivitz: “O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.”
Para concluir, vejamos estes textos de Ellen G. White:
"A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo" (Caminho a Cristo, p. 93).
“A linguagem floreada é inadequada à oração, seja a petição feita no púlpito, no círculo da família, ou em particular. Especialmente o que ora em público deve servir-se de linguagem simples, para que os outros possam entender o que diz, e unir-se à petição. É a oração de fé, que vem do coração, que é ouvida no Céu, e atendida na Terra. Deus compreende as necessidades humanas. Sabe o que desejamos antes de Lho pedirmos. Ele vê o conflito da alma com a dúvida e a tentação. Observa a sinceridade do suplicante. Aceita a humilhação da alma e sua aflição" (Obreiros Evangélicos, p. 177).
"A oração do Senhor não foi destinada para ser simplesmente repetida como uma fórmula, mas é uma ilustração de como devem ser as nossas orações — simples, fervorosas e amplas. Em singela petição, contemos ao Senhor as nossas necessidades exprimindo gratidão por Suas bênçãos. Desse modo, saudaremos a Jesus como hóspede bem-vindo em nosso lar e coração. Em família, convém evitar orações longas e sobre assuntos que não têm a ver com o interesse de todos. Essas orações enfadam, em vez de constituírem um privilégio e uma bênção. Que o momento da hora da oração seja deleitável e interessante" (Conselhos para a Igreja, p. 269).
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