terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

RELÂMPAGO

Da varanda de seu apartamento no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, o desenvolvedor de softwares Fernando Braga tem vista privilegiada. Um dos maiores cartões postais do Brasil, o Cristo Redentor, abrilhanta a visão que ele tem da cidade. O monumento se tornou também a inspiração para que ele desenvolvesse um hobby, a fotografia.

Fernando já havia registrado o Cristo de braços abertos com a lua ao fundo, mas foi nesta semana que conseguiu capturar a imagem mais emblemática de sua trajetória como retratista do monumento: um raio que atingiu a estrutura gigantesca de concreto, amortizado pelo para-raios instalado na cabeça de Jesus. “Estou tentando há um ano, foram 600 fotos para conseguir capturar essa imagem”, contou ele.

As chuvas no Rio de Janeiro marcadas por trovoadas foram a deixa para montar o equipamento e manter o enquadramento por três horas. Foram 600 fotos tiradas para conseguir captar o momento exato em que o raio atinge o Cristo.

O clique foi às 18h55 desta sexta-feira (10) e, em menos de 24 horas, o registro já havia viralizado na internet. Ele usou uma Nikon D800 e a técnica de longa exposição, diminuindo a intensidade da luz para flagrar o percurso exato do raio, a 4km de distância do apartamento dele, que fica no 17º andar.

“Na hora que o raio apareceu eu nem estava ali, eu estava tomando banho. A máquina estava programada. Quando eu virei e olhei eu não acreditei! Caramba, caiu na cabeça do Cristo! Daí você treme e parece que o raio caiu em você”, acrescenta.

"A luz veio ao mundo" (João 3:19).

A história da foto do relâmpago no Cristo é impressionante, mas Jesus é que é de fato o relâmpago da história. É a luz enviada ao mundo para revelar o verdadeiro caráter de Deus e iluminar os cantos escuros do coração humano. Ele que veio trazer perdão, esperança e cura, traz consigo também a visão necessária para a caminhada de fé. Visão que nos permite enxergar certos gostos, hábitos, estilos de vida que de outra forma não perceberíamos. Claridade que invade a sala de nossa consciência e nos faz ver as coisas como Deus as vê.

Nascemos num planeta escuro. E a escuridão ainda teima em manchar sonhos, relacionamentos, sentimentos... Vivemos ameaçados pelos cativeiros gris do pecado, afetados pelas trevas. Mas quando a noite parecer inviolável, lembre-se: Jesus é o relâmpago da história. Depois que Ele cruza nosso caminho, a escuridão de nossa vida nunca mais será a mesma.

Que você experimente a luz desse encontro.

Diz Ellen G. White: "É privilégio e dever de todo cristão ter uma experiência rica e abundante nas coisas de Deus. 'Eu sou a luz do mundo', disse Jesus. 'Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida' (João 8:12). 'A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito' (Provérbios 4:18). Cada passo de fé e obediência leva a alma em relação mais íntima com a Luz do mundo, em quem não há trevas nenhuma. Os brilhantes raios do Sol da justiça resplandecem sobre os servos de Deus, e devem estes refletir os Seus raios. Assim como as estrelas nos falam de uma grande luz no céu, com cuja glória refulgem, assim também os cristãos devem tornar manifesto que há no trono do Universo um Deus, cujo caráter é digno de louvor e imitação. As graças de Seu Espírito, a pureza e santidade de Seu caráter, manifestar-se-ão em Suas testemunhas" (O Grande Conflito, p. 475).

* Inspirado em texto de Cândido Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário