quinta-feira, 13 de julho de 2023

SOZINHO, MAS NÃO DEPRIMIDO

A solidão pode ser o estímulo para estar mais perto de Deus, crescer emocional e espiritualmente e avançar naquilo que Deus quer que façamos na vida. Ao adotar uma atitude positiva com relação à solidão, podemos fortalecer a nossa fé em Deus. Confira 10 abordagens sobre a solidão, baseadas nas Escrituras:

1. Abrace a solidão sem vê-la como a ausência do Espírito de Deus em sua vida. O Espírito de Deus é onipresente. Não há lugar no Universo onde Deus não esteja. Você pode ter certeza de que nunca está totalmente só. O Salmo 139:7-10 diz assim: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá.” Lembrar-se de que Deus está próximo, embora invisível, faz com que seja possível abraçar a solidão.

2. Lembre-se de que Deus está sempre ao seu lado, mesmo quando você se sente só. As pessoas que você considera importantes podem estar geograficamente distantes. As circunstâncias da vida podem impedir que o amor e o apoio cheguem da maneira esperada, especialmente dos pais ou de outras pessoas queridas. Deus não é apenas onipresente, Ele está sempre ao seu lado. No Salmo 27:10, o rei Davi escreveu: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.” (Salmo 27:10).

3. Resolva estar aberto à cura. Mesmo em nossos piores momentos de confusão ou dor, ou quando experimentamos profunda tristeza, nossas emoções e nosso coração podem encontrar espaço para a cura quando deixamos nossos fardos com o Senhor. Assim diz o Salmo 34:18: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”

4. Use os momentos de solidão para explorar a missão que Deus confiou a você. Não importa onde você vai estar, há uma missão a cumprir. Nosso potencial criativo é significativamente ativado quando não temos distrações. Olhe ao seu redor e explore o que Deus pode querer que você faça como Seu seguidor e discipulador de outros. Em Mateus 28:20 (a Grande Comissão), Jesus nos chama para “fazer discípulos de todas as nações [. . .] ensinando-os a observar todas as coisas que Eu vos ordenei; e eis que Eu sou convosco todos os dias até a consumação do século.”

5. Sinta-se confortado, apesar de estar sozinho. Em todo lugar e a todo momento, o Espírito Santo de Deus está presente para confortar e revelar como Deus está agindo em nossa vida para que possamos desfrutar do conforto que só Ele pode oferecer. Ele não nos deixou órfãos; “Voltarei para vós outros” (João 14:18).

6. Fique sozinho, mas fortalecido para seguir em frente. Além disso, ao passarmos por circunstâncias difíceis, pela separação, doença ou morte, Deus não somente nos conforta em tempos de escuridão, mas também nos ajuda a recuperar e a superar nossa provação. O Salmo 23:4 nos diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam.” Continue andando com Ele.

7. Abrace a solidão como parte da linha do tempo da vida sem se sentir abandonado. Deus nos criou com um propósito. Em nossa vida, esse propósito se cumpre no tempo de Deus, que muitas vezes não coincide com o nosso. Deus nos dá o encorajamento, a força e a motivação de que necessitamos para enfrentar as tarefas diárias. Quanto mais tempo passarmos com Ele, mais cheios de coragem nos sentiremos. Em Deuteronômio 31:8, Moisés fez esta promessa a Israel: “O Senhor é Quem vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Nessa promessa, também podemos encontrar consolo para a nossa vida hoje, mesmo quando a Sua linha do tempo seja diferente da nossa ou que venhamos a sentir que Ele Se esqueceu de nós.

8. Seja forte e corajoso apesar de estar sozinho. Às vezes, desafios significativos podem nos intimidar. Se nos afastarmos deles, perderemos os benefícios que poderíamos ter recebido de outra forma. Em vez de vacilar diante de uma oportunidade, considere aproveitá-la. Aplique a promessa em Josué 1:9, que diz: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

9. Use a solidão como uma oportunidade para descansar sua alma. Quando estamos exaustos, é natural nos retirarmos porque o fardo cobra o seu preço em nossa vida. O descanso físico nos fortalece para que possamos sair das dificuldades sentindo-nos revitalizados e restaurados. Mas podemos também estar seguros de que Cristo deseja nos dar descanso quando nos sentimos sobrecarregados. O maior alívio de todos é o perdão da culpa e do pecado que Ele nos dá livremente. Mateus 11:28 nos diz: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e vos aliviarei.”

10. Lembre-se de que mesmo quando estiver sozinho, você pode convidar a presença do Senhor para que esteja dentro de você. O que está impedindo você de permitir que Jesus assuma o controle e faça parte de sua vida? Isso significa apenas abrir a porta do seu coração para que a paz preencha sua vida. Em Apocalipse 3:20, lemos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo.”

[Artigo completo em Diálogo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário