sexta-feira, 7 de junho de 2024

MÁSCARA DE DEUS

Nunca estive em um baile de mascarados, mas sempre achei interessante o fascínio que as pessoas têm pelas máscaras. Talvez como proteção, para esconder certas características negativas; talvez pelo desejo inconsciente de experimentar outra identidade... não sei ao certo. São máscaras de plástico, de papel, de palavras, de atos... até aqui, nada de novo.

A novidade vem agora: Deus também usa máscaras.

Um dia, no passado, um homem chamado Moisés fez um pedido ousado: "Deus, mostra-me a tua glória" (Êxodo 33:18). Ele queria ver o brilho do rosto de Deus. Mas a resposta recebida foi: "Diante de você farei passar toda a minha bondade" (Êxodo 33:19). Ou Deus não ouvia muito bem ou tinha algo a ensinar a Moisés e a nós.

A Bíblia afirma que "ninguém jamais viu a Deus" (João 1:18) e mesmo que a alguém fosse concedido um privilégio desses, não haveria como registrar a visão. Particularmente, não creio que a visão limitada que temos seja capaz de visualizar o infinito. Nem do rosto de Jesus, Deus encarnado, temos um retrato... talvez até mesmo isto cumpra um propósito.

Hoje, a pergunta do patriarca é repetida em muitos lugares, por pessoas sinceras. Gente que quer ver o rosto de Deus, quer ver sua glória. O interessante é que enquanto o homem usa máscaras para se esconder, Deus usa máscaras para se revelar.

A resposta divina ao pedido de Moisés nos ensina o que significa glória para Deus. Para muitos "glória" é um brilho, uma luz, um efeito especial, mas para Deus "glória" é "bondade". A glória de Deus é mais que uma manifestação física é uma revelação vivenciada de seu caráter. Assim, dar glória a Deus é refletir o caráter de Deus.

A história de Moisés mudou completamente quando ele entendeu isso. Um belo dia, as pessoas passaram a ver no rosto daquele velho homem a glória de Deus (Êxodo 34:29), pois o caráter divino era revelado em sua vida.

Agora mesmo, Deus continua sua busca por novas máscaras - rostos e corações que se ofereçam como palco para o espetáculo da graça restauradora. Não importa quem você seja ou onde esteja, Deus quer contar com seu sorriso na missão divina de alegrar o mundo. Quer contar com seu abraço para confortar alguém ferido ou rejeitado. Quer ter suas mãos para ajudar o vizinho. Quer alcançar com suas palavras alguém sem fé. Quer usar seu jeito de ser para revelar ao mundo o jeito que Ele é. Deus quer você, porque enquanto refletimos a Deus, o céu toca a terra.

Quando as pessoas olham para você, o que elas vêem? Uma máscara de Deus?

Cândido Gomes (via Uma janela aberta para reflexão)

"A glória refletida no semblante de Moisés ilustra as bênçãos a serem recebidas, pela mediação de Cristo, pelo povo que guarda os mandamentos de Deus. Testemunha que, quanto mais íntima for nossa união com Deus, e mais claro o nosso conhecimento de Suas ordens, tanto mais plenamente nos adaptaremos à divina imagem, e mais facilmente nos tornaremos participantes da natureza divina" (Ellen G. White - Patriarcas e Profetas, p. 234).

Nenhum comentário:

Postar um comentário