terça-feira, 8 de outubro de 2024

PROMESSAS

Uma promessa é uma afirmação por meio da qual alguém se compromete a oferecer ou realizar algo em benefício de outra pessoa ou em honra a Deus. Pode ser um ato informal ou solene e, em alguns casos, adquire o valor de um juramento. Apesar das boas intenções do coração humano, muitas promessas “morrem” ao longo do caminho, não encontrando concordância entre os desejos, as decisões e as ações.

Herbert Lockyer, em seu livro All the Promises of the Bible (“Todas as promessas da Bíblia”), afirma que as Escrituras contêm mais de 8 mil promessas. Pedro referiu-se a elas como “preciosas e mui grandes promessas” (2Pe 1:4), que foram presenteadas a cada fiel. Vamos nos concentrar apenas em algumas delas.

1. Promessa de libertação. “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3:15). “Essa sentença, proferida aos ouvidos de nossos primeiros pais, foi para eles uma promessa. […] Escutaram palavras que não poderiam deixar de lhes dar esperança. Embora devessem sofrer pelo poder de seu forte adversário, poderiam olhar no futuro para a vitória final” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 41, 42).

2. Promessa de perdão. Isaías descreveu a situação pecaminosa como uma doença terrível, em que nada se encontra saudável. No entanto, o amor do Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã” (Is 1:18). Deus promete perdão e restauração. Ele não apenas conserta os pedaços de nosso coração, mas o torna novo. “Ao ler as promessas, lembre-se de que elas são uma expressão de amor e misericórdia indescritíveis. O grande coração do Amor Infinito volta-se para o pecador com ilimitada compaixão. […] À medida que você aproximar-se de Deus com arrependimento e confissão, Ele Se aproximará de você com misericórdia e perdão” (Ellen G. White, Caminho a Cristo [CPB, 2024], p. 35, 36).

3. Promessa de poder. “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra” (At 1:4, 8). “Em obediência à ordem de Cristo, [os discípulos] esperaram em Jerusalém o cumprimento da promessa do Pai – o derramamento do Espírito. Não ficaram ociosos. Foi registrado que ‘estavam sempre no templo, louvando a Deus’” (Lc 24:53; Ellen G. White, Eventos Finais [CPB, 2021], p. 114).

4. Promessa de eternidade. “Seja fiel até a morte, e Eu lhe darei a coroa da vida. […] O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte” (Ap 2:10, 11). “Aqui está uma promessa para cada um de nós. Se você viver de acordo com um plano acumulativo, acrescentando graça sobre graça, estará crescendo no cuidado e no conselho do Senhor e encontrará nessa promessa uma garantia de vida eterna. Essa é uma promessa infalível. Ela é mais valiosa do que qualquer seguro de vida que possa ser adquirido. Trata-se de uma apólice fornecida pelo próprio Deus, que ofereceu Seu Filho unigênito e amado para que todos vocês, ao acreditarem Nele e aceitarem Seu grande sacrifício, possam obter a vida eterna. Ao alcançar a vitória, vocês poderão entrar pelos portões da cidade de Deus e receber a coroa imortal” (Ellen G. White, Manuscritos Inéditos [IADPA, 2016), v. 2, p. 276).

Certamente, a maior promessa é a de refletirmos o caráter amoroso de Cristo na Terra e, em breve, desfrutarmos de Sua companhia e Seu reino para sempre na glória. Vivamos fielmente sob o abrigo de Suas promessas!

Stanley Arco (via Revista Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário