segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

HANUKKAH E O TIROTEIO

Atiradores deixaram 15 pessoas mortas e 40 feridas, incluindo dois policiais, durante uma celebração do festival judaico de Hanukkah, neste domingo (14), na praia de Bondi, em Sydney. O feriado judaico geralmente ocorre entre o final de novembro e o final de dezembro. Dois homens dispararam tiros contra as pessoas que comemoravam a data no local. Os suspeitos são pai e filho, de acordo com a polícia.

A palavra חֲנֻכָּה (Chanuká) significa “dedicação”. Essa palavra aparece na Torá em contextos de dedicação do altar e consagração — e deu origem ao nome da festa judaica que celebra a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. É também a comemoração da vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo.

A história começa no século II A.C., quando o Império Selêucida ocupava o Oriente Médio. Nesse período, o rei da Síria, Antíoco Epifânio, emitiu decretos contra os judeus, proibindo-os de cumprirem seus ritos.

Ameaçados com a violação de sua fé, o povo de Israel começou a luta pela liberdade religiosa e política. Após formar um exército e derrotar o Império em Jerusalém, os judeus reinauguraram um de seus templos sagrados na cidade, mas se depararam com um cenário de destruição.

Ao verem o candelabro do recinto apagado, o acenderam novamente, mas havia óleo suficiente para manter a chama apenas por um dia. Porém, milagrosamente, reza a lenda que a vela permaneceu acesa durante oito dias, e houve tempo suficiente para preparar mais óleo. Por isso o Hanukkah é também conhecido como Festa das Luzes.

Para relembrar o acontecimento, anualmente a comunidade judaica realiza uma bela celebração, repleta de simbologia. As datas do Hanukkah variam de acordo com o calendário judaico. Este ano é celebrado de 14 a 22 de dezembro.

As famílias judias acendem velas no chanukiá, que é um candelabro de nove de braços, onde diariamente se acende uma vela da direita para esquerda, até que no 8º dia o candelabro está completamente acesso. Essa tradição remete às luzes guardiãs da comunidade judaica. 

Contexto bíblico - João 10:22 menciona que Jesus estava em Jerusalém durante a Festa da Dedicação (Hanukkah), o que demonstra que a festa não era considerada antibíblica por Ele, mas sim um evento cultural e comemorativo importante para a comunidade judaica. A Festa das Luzes pode ser vista como uma metáfora para Cristo como a "luz do mundo", um tema que ressoa com a mensagem cristã. A história do Hanukkah pode servir também como um lembrete significativo da fidelidade contínua de Deus e um momento para reflexão e dedicação pessoal a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário