quarta-feira, 23 de julho de 2014

30 mil pessoas estão isoladas na China por causa da peste bubônica


Algumas regiões da cidade de Yumen, na China, estão isoladas por causa do risco de um surto de peste bubônica, informou a agência de notícias Reuters. Em razão disso, cerca de 30 mil dos 100 mil habitantes da cidade estão trancados nos limites impostos pelas autoridades chinesas, que garantem haver alimento para suprir essa população durante 30 dias.
 
A restrição começou depois que um homem de 38 anos morreu no dia 16 de julho em consequência da doença, também conhecida como peste negra. Ele teria adquirido a bactéria causadora da patologia quando entrou em contato com uma marmota infectada.

Os moradores de Yumen contaram que não podem sair da área de isolamento e que a polícia fez barricadas para impedir que outras pessoas entrem nas regiões de risco. Além disso, 151 pessoas foram colocadas em quarentena por terem entrado em contato com o homem que morreu, mas felizmente nenhuma delas apresentou sintomas da doença.

O departamento de saúde de Pequim garante que, no momento, o risco de propagação da peste bubônica na capital é mínimo. Surtos dessa doença são considerados raros na China, sendo que a maioria aconteceu em áreas rurais distantes das regiões mais centrais.

A peste bubônica é uma doença contagiosa transmitida por pulgas e roedores selvagens, como as marmotas. Embora haja um tratamento eficaz, os pacientes podem morrer em até 24 horas depois do contágio, segundo a OMS. A pandemia mais famosa da peste negra aconteceu no fim da Idade Média, vitimando um terço de toda a população da Europa.

Um dos sintomas típicos da doença é o inchaço das glândulas linfáticas, que ficam doloridas e formam os “bubões”, normalmente localizados nas axilas, virilhas e pescoço. Outro sintoma famoso da doença é a gangrena das extremidades do corpo como dedos das mãos e pés, lábios e nariz.

Fonte: EM RESUMO - Leia mais em THE VERGE, REUTERS e AVMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário