terça-feira, 6 de março de 2012

Primeiro beijaço gay em Maringá


Uma mobilização da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) promove um “beijaço” em frente à prefeitura de Maringá (PR) às 17h desta quinta-feira (8).

A ideia do “beijaço” veio à tona depois que uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), realizada no dia 24 de fevereiro, determinou o fechamento do Dvinyl Club. Proprietárias do Club afirmaram que mesmo tendo cumprido todas as exigências impostas pelos órgãos competentes para a alteração de alguns itens em seu alvará, a pedido da própria Prefeitura Municipal, não foi possível impedir o fechamento das portas do estabelecimento.

Chamado de “beijaço pela igualdade civil”, o ato será na Av. XV de Novembro, 701, e reivindica a garantia do artigo 5º da Constituição Federal, onde diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se [...] a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

“Após exaustivas tentativas de regulamentar a situação do Dvinyl perante as intermináveis exigências da prefeitura, na manhã de quinta-feira (1) conseguimos a autorização de funcionamento provisório até que o Relatório de impacto da Vizinhança fosse avaliado. Inacreditavelmente, após 44 dias de engavetamento do processo, por uma força qualquer em um único dia o projeto foi avaliado e foram solicitadas simples alterações. Apesar do prazo de 30 dias para regulamentação, há poucas horas soubemos que nossa autorização fora cancelada, impossibilitando o funcionamento do Dvinyl nesse final de semana”, diz comunicado do Dvinyl.

Depois da prefeitura ter rejeitado o alvará do Dvinyl e o prefeito Silvio Barros (PP) ter vetado o projeto Escola Sem Homofobia e alguns vereadores, como a Marly Martins (PPL), terem se manifestados contra projetos a favor da comunidade LGBT local, ativistas gays decidiram pelo “beijaço”.

Luiz Modesto (foto), presidente do Coletivo LGBT do PCdoB, disse que a comunidade LGBT maringaense já suportou calada por muito tempo é que está na hora de reagir.

“Manifestemos de uma forma diferente nossa indignação ante a forma com a qual a gestão do Silvio [Barros] vem tratando os empresários que trabalham com bares, restaurantes, lanchonetes e casas noturnas, contra as barbaridades que vem sendo feitas em favor das elites sem considerar as necessidades dos maringaenses em geral”, disse Modesto.

O “beijaço” acontecerá nesta quinta e será o primeiro da cidade.

Fonte: O Diário

Nota: O prefeito Silvio Barros e a vereadora Marly Martins são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário