terça-feira, 5 de junho de 2012

O Dia do Meio Ambiente e os Adventistas


Em Gênesis 1:28, Deus responsabilizou Adão e Eva com a incumbência de criar uma população do tamanho que Ele havia designado que a Terra suportasse. O restante do verso concedendo aos humanos domínio sobre a Terra, demonstra que a população crescente deveria cuidar do vasto ecossistema de criaturas viventes que Deus havia criado para benefício e alegria dos humanos. Essa missão para cuidar da Terra foi repetida em Gênesis 2:15.

Porém, com a queda de Adão e Eva, tudo mudou. Sistemas biológicos que anteriormente trabalharam juntos em perfeita harmonia, passaram a lutar uns contra os outros em competição pela sobrevivência. No entanto, fora dessa catástrofe, Deus claramente espera que os humanos caídos administrem os recursos da Terra para garantir sua sobrevivência e para que sejam tão bem-sucedidos quanto o pecado permita. 

A família de Adão e Eva e todas as gerações posteriores descobriram que, se eles cuidassem da terra, isso resultaria em colheitas frutíferas. O mesmo se aplica para o bem-estar proveitoso dos animais domésticos. Maximizar as condições que sustentam a vida saudável também significa minimizar a liberação de toxinas no meio ambiente além do que a biosfera do nosso mundo pode absorver e tornar inofensivas. Claramente, a resposta para a questão: “é responsabilidade cristã o cuidado e administração do meio ambiente?” é biblicamente e cientificamente respondida com um enfático sim!(1)

Contudo, os benefícios de se administrar o meio ambiente podem se tornar em maldição quando defender o meio ambiente e como ele deve ser administrado é usado como arma para arbitrariamente determinar e impor quem serão os vencedores e perdedores econômicos e políticos.(2) Mais importante: a maior das maldições é levar uma pessoa para longe do Criador.

1. Amanda Mcconnell e David Suzuki, The Sacred Balance: Rediscovering Our Place in Nature, segunda edição revisada (Seattle: Mountaineers Books, 2002).
2. James K. Boyce, The Political Economy of the Environment (Londres: Edward Elgar Publishing, 2002).

Pense nisto

1. De quais responsabilidades específicas podem os cristãos de hoje ser acusados por cuidarem do meio ambiente?

2. Como a igreja deveria estar envolvida no debate político sobre o cuidado e administração do meio ambiente?

3. Poderia acontecer de os cristãos adorarem a natureza em lugar do seu Criador quando eles se tornarem envolvidos em cuidar do planeta?

Mãos à Bíblia

Veja a seguir um trecho da declaração oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sobre o cuidado com o meio ambiente: “Os adventistas defendem um estilo de vida simples e saudável, no qual as pessoas não participam da rotina do consumismo desenfreado, do acúmulo de bens e da produção exagerada de lixo. Pedimos que haja respeito pela criação, restrição no uso dos recursos naturais, reavaliação das necessidades e reiteração da dignidade da vida criada.”

Como a Bíblia ajuda a entender o raciocínio por trás dessa declaração da Igreja?
Gn 1:1, 26; 9:7; Sl 24:1; 100; Tg 5:1, 2, 4, 5; Hb 1:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário