O Museu de Israel, em Jerusalém, expõe ao público pela primeira vez a Pedra da Revelação do Anjo Gabriel, considerado o mais importante achado arqueológico na região desde a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, nas décadas de 1940 e 1950.
A peça é o objeto central da exposição “Eu sou Gabriel” e abordará a figura desse arcanjo nos primeiros anos do judaísmo rabínico, do cristianismo e do islamismo. A exposição foi inaugurada no dia 1° deste mês e vai até fevereiro do próximo ano. A inscrição, do século 1° antes e Cristo, foi descoberta em 2007 na região do Mar Morto.
De acordo com pesquisadores, a peça procederia da margem leste do Mar Morto, na Jordânia.
Ela havia sido adquirida por um colecionador suíço que declarou tê-la comprado em Londres, de um antiquário jordaniano.
Escrita em tinta sobre pedra, o texto de 87 linhas em hebraico está em primeira pessoa e o narrador identifica-se como o Anjo Gabriel. Aparentemente, trata-se de uma conversa do arcanjo com um profeta.
A exposição exibirá outros manuscritos raros, como cópias antigas da Bíblia e fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto e do Codex de Damasco do século 13.
Fonte: G1
Nota: Os 66 livros da Bíblia reconhecidos como inspirados pelas Sociedades Bíblicas do mundo todo, trazem o nome de apenas 2 seres celestiais: Gabriel e Miguel. Gabriel é um anjo que assiste perante o trono de Deus.
Ele é um ANJO e não um arcanjo: "E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré" Lucas 1:26
ELE NÃO É UM ARCANJO, pois a palavra “arcanjo” só é usada na Bíblia para Miguel e em apenas um versículo (Judas 1:9). Arcanjo significa: “aquele que está acima dos anjos” e apenas Miguel está acima dos anjos.
Gabriel é chamado de Anjo tanto no livro de Daniel, quanto nos evangelhos. Gabriel foi enviado ao profeta Daniel por volta de 600 AC e depois a Zacarias e Maria no século 1.
"As palavras do anjo: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus", mostram que ocupa posição de elevada honra, nas cortes celestiais. Quando viera com uma mensagem para Daniel, dissera: "Ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel [Cristo], vosso príncipe." Daniel 10:21. De Gabriel, diz o Salvador em Apocalipse: "Pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo." Apocalipse 1:1. E a João, o anjo declarou: "Eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas." Apocalipse 22:9. Maravilhoso pensamento - que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho de Deus, é o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores." Ellen G. White - O Desejado de Todas as Nações, pág. 98-99
Nenhum comentário:
Postar um comentário