terça-feira, 7 de maio de 2013

Simpósio Adventista de Solidariedade - Toques de Esperança

As Solidariedade é tema fácil nas conversas entre as pessoas, mas a prática parece não ser tão forte. Um estudo chamado World Giving Index 2012, feito pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), mostra que a solidariedade no mundo está caindo desde 2007. A ajuda a estranhos, por exemplo, era praticada por 47% da população mundial naquele ano, mas a proporção caiu para 45,1% em 2011. 

Já as doações caíram de 29,8% para 28%, e a as ações de voluntariado, de 21,4% para 18,4%. Justamente para discutir a temática sob a perspectiva bíblica acontece de 13 a 16 de maio, em Brasília, o Simpósio Adventista de Solidariedade com o tema Toques de Esperança.

O evento reunirá profissionais da ADRA, agências humanitárias, líderes da área social, coordenadores de projetos sociais, beneficiários e teólogos. Todos com o mesmo intuito: entender como ter uma religião bíblica mais solidária. Na abertura do evento, a ADRA, agência humanitária adventista, reconhecerá diversos parceiros em projetos desenvolvidos na América do Sul. Nos dias seguintes, palestras com especialistas mostrarão a estreita relação entre a revelação bíblica no Antigo e Novo testamentos e os conceitos de ajuda ao próximo. Haverá espaço para discussões em grupo com os 200 participantes vindos de mais de dez países diferentes.

Alguns temas chamam a atenção como Solidariedade no Antigo Testamento, Caridade e Beneficência Social na Igreja Cristã: uma breve perspectiva e exemplos, Justiça social para as mulheres, entre outras abordagens. O presidente da ADRA Internacional, Jonathan Duffy, nomeado há poucos meses, apresentará a instigante palestra intitulada Por que Jesus veio a esta Terra?. “Nossa ideia é fazer todos pensarem em como está nossa atuação, como denominação religiosa e agência humanitária, em relação ao nosso próximo, em relação à solidariedade tanto teoricamente quanto na prática”, comenta o Pr. Günther Wallauer, organizador geral do Simpósio e diretor da ADRA na América do Sul.

Livro – Durante o evento, o brasileiro Wagner Kuhn, teólogo e professor de Missiologia e Estudos Interculturais na Universidade Andrews, nos Estados Unidos, lançará o livro (ainda somente em inglês) intitulado Redemptions & Transformation – Through relief and development. Kuhn trabalhou como missionário em duas regiões da antiga União Soviética (República Autônoma de Nakichevan e Azerbaidjão) onde dirigiu programas de assistência e desenvolvimento por meio da ADRA.

Mão na massa – Na quinta-feira, dia 16, na parte da manhã, as palestras do Simpósio darão uma trégua e será a hora de literalmente todos colocarem a “mão na massa”. Diversas ações sociais simultâneas acontecerão na cidade-satélite de Samambaia. Nesse local, os participantes do Simpósio pintarão 15 casas de pessoas da comunidade, farão pequenas reformas de um centro de atendimento comunitário e distribuirão em torno de 50 cestas básicas à população local. Outro grupo irá até uma creche próxima dali e realizará uma melhoria da pracinha usada pelas crianças.

As palestras apresentadas à noite, a partir das 19h30 (na segunda-feira, dia 13) e 18h30 nos dias seguintes terão transmissão ao vivo pelo site aovivo.adventistas.org

Fonte: [Equipe ASN, Felipe Lemos] Portal Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário