segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia da Secretária - Encontro de Secretárias Adventistas USB


DIA DA SECRETÁRIA

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lílian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lílian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi à divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS DA USB

Elas vieram de três estados (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). São secretárias, recepcionistas e telefonistas que servem à Igreja Adventista nos 10 escritórios administrativos da União Sul-Brasileira. O grupo participou do oitavo encontro de profissionais da área, realizado pela organização nesta região do País. Nos três dias de evento (26 a 28/09), elas receberam treinamento, assistiram à palestras e participaram de atividades recreativas.

O evento é realizado de dois em dois anos e acontece sempre no contexto de uma importante data para a categoria: o Dia da Secretária, comemorado em 30 de setembro. Com o tema "Up para a Vida", a edição deste ano enfatizou o desenvolvimento harmonioso entre todas as áreas da vida. "A harmonia de todos esses fatores traz o equilíbrio necessário para a gente enfrentar as pressões, dificuldades e lidar com as surpresas da vida de uma forma mais tranquila, fazendo com que a gente não desenvolva doenças emocionais e transtornos no dia-a-dia", explica uma das palestrantes, a psicóloga e terapeuta familiar Dilene Ebinger.

Entre os convidados que também discutiram a temática estiveram a jornalista e escritora Fabiana Bertotti, a especialista em aconselhamento familiar Rosana Pontes, o diretor da rede Novo Tempo de Rádio, Amilton Menezes, e a coordenadora pedagógica Mirian de Freitas Montin.

Conforme enfatizou o organizador do evento e diretor-financeiro da Igreja nos três estados, pastor Davi Contri, o papel da secretária ganha cada vez maior relevância no contexto adventista diante do crescimento da organização. "Cada vez mais nós precisamos de secretárias preparadas para esse novo cenário que a Igreja vive. Não somente preparadas técnicamente, mas principalmente no aspecto espiritual e comprometidas com a missão de evangelizar", ressalta.

Fonte: Portal USB

Nenhum comentário:

Postar um comentário