quinta-feira, 6 de março de 2014

Sermão - Mulher Virtuosa - Dia Internacional da Mulher 2014

A MULHER VIRTUOSA (Provérbios 31.10-31) 

Introdução 
De tempos em tempos, seja nas rodas de conversa, nos programas de televisão ou em revistas femininas se discute o papel da mulher na sociedade do século XXI. Desde o tempo em que sua função exclusiva era cuidar da casa, do marido e dos filhos até os dias de hoje em que ela atua nos mais variados setores, muita coisa mudou e ela se questiona: como encontrar o equilíbrio entre a carreira e o trabalho e a família? 

A mulher cristã encontra na Bíblia histórias como as de Ester, Rute, Débora e Maria, que marcaram o seu tempo e ainda nos influenciam quase 2000 anos depois. O livro de Provérbios nos apresenta, em forma de acróstico, a mulher virtuosa (31:10-31): uma mulher idealizada, mas que nos serve de orientação para os diversos papéis que desempenhamos. Neste estudo, vamos destacar algumas das características dessa mulher que encontramos no texto. 

Desenvolvimento 
Peça que as participantes leiam o texto do livro de Provérbios indicado acima. Você deverá ter providenciado um acróstico com as palavras "MULHER VIRTUOSA". Após a leitura, peça que as participantes preecham o acróstico com características da mulher virtuosa encontradas no texto. Exemplo: 

Moderada       V 

Útil                   I 

Leal                R 

Honesta          T 

dEdicada        U 

pRevenida      O 

                       S 

                       A 

Todas as mulheres presentes devem participar citando uma característica. À medida que as caractertísticas forem sendo citadas, ou ao final, com o acróstico pronto, faça uma breve discussão/reflexão sobre o que a Bíblia nos apresenta como modelo de mulher. Leve as participantes a pensarem, também, em seus pontos fortes e fracos: quais características se aplicam a ela também. 

Conclusão 
A mulher apresentada por Provérbios é o padrão, mas sabemos que somos humanas e temos nossas falhas. O mais importante é depositarmos no Senhor a nossa fé. Termine lendo o versículo 30 e fazendo uma oração para que Deus nos ajude a sermos mulheres virtuosas. 

COMO ERA O HOMEM VIRTUOSO DE PROVÉRBIOS? 
É comum ouvirmos estudos, pregações, conselhos sobre a mulher virtuosa, o que é difícil é ouvir falar do homem virtuoso, esposo da mulher virtuosa. Para ser sincera, eu nunca ouvi algo semelhante, a não ser a leitura do próprio texto que “o coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessita de despojo. 

A palavra diz também que “seu marido é conhecido nas portas, e assenta entre os anciões na terra” (v23). De acordo com o versículo 28, igualmente a seus filhos, seu marido também a chama bem-aventurada e ele a louva. É impressionante como o marido dessa mulher lhe dá prestígio, possivelmente mais do que com palavras, com ações: “muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas... v.29”. 

Não é tão raro ouvir maridos elogiando suas esposas com PALAVRAS, o que realmente me parece incomum é os ver dando prestígios as suas esposas com AÇÕES. Estou convencida que o marido da mulher virtuosa cumpria o seu papel de amá-la como Cristo ama a igreja. Acredito também que o referido marido não envergonhava sua esposa, com excessos de brincadeiras inoportunas nem tão pouco com atitudes perfeccionistas, muito menos cultivava pensamentos impuros a respeito de qualquer coisa contrária a vontade de Deus. 

Suponho que o marido virtuoso seguiu o exemplo de Jó e fez aliança com os seus olhos para não ferir o coração de Deus nem de sua esposa. É louvável o que Jó fez: ” fiz aliança com os meus olhos; como, pois poderia fixar numa virgem?...se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo, então dou minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela...”(Jó 31:1, 9 e10). 

É notório que o marido virtuoso não é opressor nem omisso, uma vez que concede liberdade para que a esposa possa comercializar, isto é, participar ativamente da economia da família. Ele ainda como esposo obediente a palavra de Deus, considera sua companheira a melhor mulher de todas (é nítido que ele é agradecido pela esposa que Deus lhe concedeu, por isso não espera, nem exige dela perfeição, muito menos a compara com outras mulheres). 

A mulher virtuosa é respeitada e não tem medo do futuro. Naturalmente por sabermos que Jesus nos amou tanto que deu a sua vida por nós, garantindo-nos a salvação e mais um punhado de bênçãos, não precisamos nos preocupar com o futuro. Do mesmo modo o esposo que ama e cuida da sua esposa como Cristo ama e cuida da igreja, dá liberdade para que aquela seja a mulher que Deus sonhou! 

Certamente o homem virtuoso, marido da mulher virtuosa é o cidadão que Paulo apresenta em 1 Timóteo 3. 1-7: 

IRREPREENSÍVEL, MARIDO DE UMA SÓ MULHER, VIGILANTE, SÓBRIO, HONESTO, APTO PARA ENSINAR (vale lembrar que para ensinar deve aprender primeiro), NÃO DADO AO VINHO, NÃO ESPANCADOR, NÃO COBIÇOSO, MODERADO, NÃO CONTENCIOSO, NÃO AVARENTO, QUE EDUQUE BEM OS SEUS FILHOS... 

Ok! É verdade que esta lista faz parte do currículo do obreiro, mas qualquer cristão que não cumpre esta listagem, comete pecado. Logo, entende-se que o homem virtuoso, de qualquer forma é um obreiro, haja visto que a ele compete o papel de sacerdote do lar. Isto é, ele poderá até proclamar o versículo preferido de muitos homens que “a mulher sábia edifica sua casa” ( e deixá-la sozinha carregar tijolos, cimento e...), porém é o homem que é o cabeça, o líder espiritual (ele deve dar cobertura espiritual e conseqüentemente condições para que sua senhora edifique). 

No salmo 128 vemos promessas para o homem virtuoso. Parafraseando: Se você temer o Senhor e andar nos caminhos Dele, isto é, se você for fiel a lista apresentada em 1Timóteo 3, serás bem-aventurado, terás o direito de ter uma mulher como a de provérbios 31 como sua esposa,ela será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda de tua mesa (ufa! Me parece que para que os filhos sejam como plantas de oliveira, é primeiramente responsabilidade do homem): “eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”! 

Isto posto, pergunto: 

HOMEM VIRTUOSO QUEM O ACHARÁ?

Um comentário:

  1. Parabéns! um olhar para a palavra que só aqueles iluminados pelo Espírito tem para compartilhar. A palavras tem orientação para ambos, que o Senhor nos ilumine sempre.

    ResponderExcluir