terça-feira, 14 de abril de 2015

Aplicativo Dubsmash atrai mais de 20 milhões de usuários


Você já ouviu falar do app Dubsmash? Muitos de vocês podem responder que não, mas é provável que isso mude muito em breve. Afinal, o aplicativo para Android e iOS tem feito um sucesso absurdo, alcançando um total de 20 milhões de downloads no mundo todo – e o Brasil, vale notar, foi o país que mais o baixou na última semana.

Para quem não conhece, o Dubsmash é um programa que permite a você “dublar” frases famosas de filmes e letras de músicas, usando a voz dos artistas originais para sobrepor a sua, para então compartilhá-la, na forma de vídeo, com seus amigos.

O conceito, criado por um grupo de alemães, já está aí desde novembro do ano passado, mas não emplacou com o público, de início. Assim que celebridades brasileiras começaram a usá-lo, porém, houve um verdadeiro salto no número de downloads.

Boa parte do sucesso do Dubsmash é resultado de sua simplicidade, acredita o grupo. Segundo Matéo Sossah, diretor de operações dos criadores do serviço, seus projetos anteriores (este é o terceiro app da empresa) falharam por serem complicados demais; a solução, com isso, foi reduzir o número de recursos.

Um serviço em crescimento
Não pense, contudo, que o Dubsmash vai continuar apenas da maneira como está. De acordo com a Folha de São Paulo, a equipe por trás do app quer tornar a ferramenta mais parecida com uma rede social, adicionando opções para a troca dos vídeos criados diretamente pela plataforma, no lugar de ter de fazê-lo por outros serviços.

Com isso, a ideia é manter o público dentro do aplicativo, no lugar de obrigá-los a “sair” para outro serviço; assim, o app tem menos chances de acabar esquecida rapidamente depois de sua explosão em procura. Ao menos isso não é algo que Sossah parece temer, já que ele diz estar “ouvindo os usuários” para evitar insatisfações.

Internautas reclamam
Teve gente, no entanto, que não curtiu ter as timelines invadidas pela onda. “Quando três de cinco postagens são Dubsmash, é chato. Não tem nada interessante”, disse ao G1 o youtuber Yuri Esteves, de 23 anos. Ele já havia recorrido antes ao Twitter para expressar seu cansaço com o app: “Se tá difícil pra mim, imagina pra quem usa Dubsmash”.

Outro que recorreu ao microblog foi o assistente administrativo Rhuam Santos, de 22 anos: “Dubsmash deveria se limitar a um vídeo por CPF”. “Eu achei bem legal, apesar de não ter feito nenhum. Tem uns ‘dubs’ bem legais e engraçados. O único problema é que tem um pessoal que não sabe a hora de parar e posta toda hora”, completa.

“Eu abri meu Facebook e até assustei: as pessoas simplesmente não escreviam mais nada. Era um ‘dub’ atrás do outro". Santos conta que até resolveu se afastar do Facebook para evitar topar com alguma dublagem. Preferiu ficar calado e preservar a amizade a reclamar com os mais persistentes. “Não vale a pena arrumar briga por isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário