segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 42 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

O Silêncio de Lara
Um filme produzido em Curitiba alerta para esse problema. O média-metragem O Silêncio de Lara conta o drama de uma adolescente de 14 anos que é abusada desde a infância e resolve acabar com o segredo que a angustiava. O roteirista e diretor Rudy Barros acredita que o filme poderá ajudar muitas crianças e adolescentes a se prevenirem de abusos e mesmo denunciarem os agressores. (Leia aqui entrevista da Revista Adventista com ele)

A sessão de estreia, no Colégio Adventista do Portão, foi prestigiada por 800 pessoas, além dos atores e da equipe que trabalhou na produção. O filme, rodado em abril de 2014, após quatro meses de preparação, é uma parceria de alunos do curso de cinema do Centro Europeu de Curitiba com a Igreja Adventista, denominação que organiza a campanha anual de combate à violência doméstica Quebrando o Silêncio.

RIC Notícias da Rede Record destacou o filme aqui.

Assista o trailer oficial do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário