quarta-feira, 8 de julho de 2015

Linchamento no Maranhão: do tronco ao poste

Um homem de 29 anos foi linchado por moradores do Jardim São Cristóvão, em São Luís (MA), nesta segunda, dia 6. Segundo a polícia civil, ele havia tentado assaltar um bar, quando foi rendido, amarrado nu em um poste e agredido até a morte com socos, chutes, pedradas e garrafadas. Um jovem de 16 anos que seria seu cúmplice também foi espancado, mas sobreviveu. 

A Lei Áurea completou 127 anos, mas a sociedade ainda coloca negros no pelourinho. Por raiva, por vingança, para servir de exemplo.

Texto abaixo das imagens, na capa de hoje do Jornal Extra

"Os 200 anos entre as duas cenas acima servem de reflexão: evoluímos ou regredimos? Se antes os escravos eram chamados à praça para verem com os próprios olhos o corretivo que poupava apenas os "homens de sangue azul, juízes, clero, oficiais e vereadores", hoje avançamos para trás. Cleidenilson da Silva, de 29 anos, negro, jovem e favelado como a imensa maioria das vítimas de nossa violência, foi linchado após assaltar um bar em São Luís, no Maranhão. Se em 1815 a multidão assistia, impotente, à barbárie, em 2015 a maciça maioria aplaude a selvageria. Literalmente - como no subúrbio de São Luís - ou pela internet. Dos 1.817 comentários no Facebook do EXTRA, 71% apoiaram os feitores contemporâneos."

E a sociedade vai indo da barbárie para a decadência sem passar pela civilização.
"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e Ele te livrará." Provérbios 20:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário