quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A rasteira jornalística na dignidade humana


Rodou todas as redes sociais e jornais do mundo um vídeo que mostra a cinegrafista Petra László passando uma rasteira num pai que desesperadamente carregava seu filho nos braços, fugindo da polícia. A cena vergonhosa aconteceu nesta terça-feira na fronteira húngara com a Sérvia, nas imediações de Röszke, principal ponto de passagem para o espaço Schengen, utilizado na atual crise migratória por milhares de refugiados que procuram chegar até a Áustria ou a Alemanha. As imagens são revoltantes. E mais ainda quando vemos, na sequência do vídeo, que ela continua a chutar refugiados, inclusive uma criança. Assista:



A repórter da N1TV teria sido demitida logo após a divulgação das filmagens, segundo o jornal inglês Guardian – que também informou as ligações estreitas entre a N1TV e partido de extrema direita Jobbik, partido do neofascismo húngaro que defende a criminalização, prisão e expulsão dos refugiados. A rasteira da cinegrafista não foi apenas um chute nos refugiados: foi um golpe baixo em toda atividade jornalística. Uma vergonha para colegas de profissão de todo o mundo. Mas além disso, foi um verdadeiro rodo na dignidade humana. (Com informações de El País e Leia Já)

Nota: Que tal buscar a instrução dada por Deus quanto ao trato que deve ser dispensado ao imigrante? Logo durante a organização civil do povo hebreu, Deus ordena: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás, pois estrangeiros fostes na terra do Egito.” (Êx 22:21). Não basta simplesmente não afligir o imigrante. A orientação bíblica vai além: “Como o natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco. Amá-lo-eis como a vós mesmos, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Lv 19:34). 

2 comentários:

  1. Apesar dos problemas econômicos e políticos que ocorrem em nosso país, da violência misturada com o vandalismo das manifestações que vão às ruas, ainda estamos distantes de uma realidade com esta que vivem os povos na Europa Central.
    Recebemos continuamente milhares de Haitianos que buscam em nosso país refúgio e devemos tratá-los com dignidade e amor fraterno. Apesar de nosso país estar nas manchetes como casos de corrupção extrema, ainda somos uma nação abençoada que não precisa ser fugitiva, podemos dar abrigo e amparo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse que, quando acolhemos o estrangeiro, nós O acolhemos. “Quando eu era estrangeiro, você me recebeu?”. Como respondemos a essa pergunta hoje?

      Excluir