segunda-feira, 18 de julho de 2016

O perigo das especulações sobre os eventos finais


Nos últimos anos, tem surgido no meio religioso algo que chamo de “escatologia do medo”. Trata-se de uma corrente de pensamento que associa profecias bíblicas e textos inspirados a notícias da atualidade, numa abordagem alarmista e sensacionalista. Infelizmente, essa ideologia tem se inserido em muitas igrejas por meio de palestras sobre música, seminários de saúde, sermões proféticos, entre outros. Seu objetivo é criar um quadro profético da eminência do fim. Porém, não passa de teoria conspiratória, por meio da qual se dá maior ênfase nos planos malignos do que nos planos de Deus. Esse tipo de abordagem tem disseminado medos infundados no meio do povo de Deus. Segundo o teólogo Amin Rodor, tais interpretações, dependentes de jornais e mapas proféticos de invenções próprias, buscam inutilmente obter credibilidade (Encontro com Deus, MM, p. 313).

O fato é que as mensagens proféticas não podem ser fundamentadas no medo. Segundo o apóstolo João, “aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1Jo 4:17,18). Percebe-se que, ao longo da história, o medo gerou um efeito destrutivo na espiritualidade das pessoas.

Os cumprimentos proféticos são independentes de acontecimentos sociais específicos. Para a profecia, não é relevante o último discurso de um líder religioso ou de um presidente de uma grande nação. Eles são apenas personagens dentro de um quadro mais amplo, o qual está sob o controle de Deus e não, como alguns afirmam, de alguma suposta sociedade secreta.

Essa abordagem sensacionalista dos acontecimentos representa um mero esforço humano para dar credibilidade à profecia, algo que não lhe compete. Como já foi demonstrado inúmeras vezes, profecias fundamentadas em factoides não se sustentam.

Segundo Natanael Moraes, professor de Teologia do Unasp, essa prática é consequência da impaciência humana (Parousia, 2010, p. 25). Ellen G. White também afirma: “É verdade que o tempo tem prosseguido mais do que esperávamos nos primeiros tempos desta mensagem. Nosso Salvador não apareceu tão depressa como esperávamos. Falhou, porém, a Palavra do Senhor? Nunca! Devemos lembrar que as promessas e ameaças de Deus são igualmente condicionais” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 67).

A profecia é dada justamente para que saibamos que Deus está no controle da história. Seu objetivo não é que mergulhemos numa profunda pesquisa em busca de quando as profecias irão acontecer. Em Mateus 24:15, em sua mensagem profética, Cristo não manda que seus discípulos descubram quando iriam acontecer os sinais. A ênfase dada é que eles deveriam estar prontos quando tudo acontecesse. O foco da profecia está no preparo antecipado e não propriamente no acontecimento. Porém, existem inúmeros cristãos que estão focados nos acontecimentos e não no preparo. Quando estes “despertarem”, para então buscarem o preparo, pode ser tarde demais! (Mt 25:1-13).

Segundo Ellen White, Deus pede reavivamento e reforma embasados nas Escrituras (Profetas e Reis, p. 320). A escritora acrescenta: “Tenho sido instruída de que não é de doutrinas novas e fantasiosas que o povo precisa. Não necessitam de conjeturas humanas. Precisam do testemunho de homens que conhecem e praticam a verdade” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 272). Isso me leva a questionar se é saudável essa abordagem escatológica que especula sobre os detalhes dos acontecimentos finais? Tem ela preparado o povo de Deus para estar desperto no retorno de Cristo?

O que deve estar ocupando nossa mente, conforme orientou Ellen White, é a capacidade de nos submetermos a Jesus Cristo diariamente. “Todo o que pretende ser um servo de Deus é convidado a realizar Seu serviço como se cada dia fosse o último”. (Maranata: O Senhor Vem!, p. 106).

Pr. Danielson Roaly (via Revista Adventista)

5 comentários:

  1. ja ja vâo falar que o evento Ecumenico Together é especulaçâo e sensscionalismo

    ResponderExcluir
  2. Medo? Desde quando devemos ter medo? Pelo contrário! Devemos levantar nossas cabeças e exultar! Como verdadeiros atalaias devemos sim levar avante as três mensagens angelicas!
    Não devemos de maneira alguma desprezar as profecias, mas com cautela, sem alardes! Devemos viver nossas vidas como se Cristo viesse para nós hoje!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo artigo! Quanto de "escatologia do medo" temos visto por aí! Devemos nos concentrar no estudo da Palavra e nos prepararmos para o advento de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. No tempo da nossa amada escritora não estavam acontecendo as coisa espantosas que estão acontecendo agora estamos mais perto da volta do nosso salvador do que aqueles queridos irmãos dos anos de 1800 em breve segundo os cientista não teremos mais água potável em quantidade
    como antigamente, previsões nos informam que até 2050 não teremos mais água potável disponível no nosso planeta as guerras para controle das águas terão seu início em meados dos anos 2020 e 2030 ou seja daqui a 4 ou 14 anos um tempo de verdadeira angústia como nunca houve na história da humanidade sem água não temos plantações sem água não existe vida e aágua que houver será como diamantes muito cara para os pobres ou seja para a maioria dos habitantes deste agora débil planeta como alimentar mais de 9 bilhões de habitantes sem água vamos acordar e nos preparar muito serão pegos na ignorância dos acontecimentos dormindo no grande engano vai ser só daqui a 100 anos ou não devemos nos alarmar Francisco é o último PAPA acordem belas adormecidas existem aqueles que não querem a volta de JESUS.

    ResponderExcluir