terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dia do Médico - Lucas, o médico amado da Bíblia


"O médico amado". Assim o apóstolo Paulo se refere a Lucas, na epístola aos Colossenses, no capítulo 4, versículo 14. E o dia 18 de outubro foi escolhido como "Dia do Médico" em homenagem a ele, considerado o patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo. 

Ellen White nos deixou este pequeno relato sobre Lucas no livro A Ciência do Bom Viver, p. 140, 141:
“Lucas, o autor do evangelho que tem seu nome, era médico-missionário. Nas Escrituras ele é chamado ‘o médico amado’ (Colossenses 4:14). O apóstolo Paulo ouviu falar de sua habilidade como médico, e o procurou como a alguém a quem o Senhor havia confiado uma obra especial. Obteve sua cooperação, e por algum tempo Lucas o acompanhou em suas viagens de um lugar para outro. Depois de certo tempo, Paulo deixou Lucas em Filipos, na Macedônia. Ali ele continuou a trabalhar por vários anos, tanto como médico, como na qualidade de professor do evangelho. Em sua obra médica, ministrava aos enfermos, e orava então para que o poder restaurador de Deus repousasse sobre os aflitos. Assim o caminho era aberto para a mensagem evangélica. O êxito de Lucas como médico concedeu-lhe muitas oportunidades para pregar Cristo entre os gentios.”
Lucas é um exemplo. Ellen White diz que "é o plano divino que trabalhemos da mesma maneira como o fizeram os discípulos. Ligados ao Médico divino, grande é o bem que podemos realizar no mundo. O evangelho é o único antídoto para o pecado. Como testemunhas de Cristo, cumpre-nos dar testemunho de Seu poder. Devemos levar os doentes ao Salvador. Sua graça transformadora e miraculoso poder ganhará muitas almas para a verdade. Seu poder de curar, aliado à mensagem evangélica, trará êxito nas emergências. O Espírito Santo há de atuar nos corações, e veremos a salvação de Deus. Em sentido especial, a cura dos doentes é nossa obra." (Evangelismo, p. 544).

Nenhum comentário:

Postar um comentário